Books
Info
Unified Power Flow Controllers Without Energy Storage: Designing Power Controllers for the Matrix Converter Solution
N/A
Year: 2011
Number Pages:
425-438.
Author(s): Monteiro, J.; Silva, J. F.; Pinto, S. F.; Palma, J.
Editor: INTECH
Info
Adaptação e Sustentabilidade de Serviços de Abastecimento de Água e de Águas Residuais - RESUMOS
N/A
Year: 2010
Number Pages:
425p.
Author(s): entidade LNEC
Editor: APESB
Info
Application of a gap-graded asphalt rubber wearing course in the rehabilitation of the pavement of a stretch of the national road EN1 located in the north of Portugal - Field and laboratory case study
This case study refers to a successful application of an asphalt rubber wearing course in the frame of the rehabilitation of the pavement of the National Road EN 1 between Landiosa and Picoto. It concerns asphalt rubber manufactured by the wet process, using gap-graded aggregates. / O presente caso de estudo refere-se à aplicação bem sucedida de misturas com betume modificado com borracha reciclada de pneus em camada de desgaste, no âmbito das obras de reabilitação do pavimento da estrada nacional EN 1, entre Landiosa e Picoto. Diz respeito, em particular, ao fabrico, por via húmida, de mistura betuminosa com borracha utilizando agregados com granulometria descontínua.
Year: 2010
Number Pages:
20pp.
Author(s): Batista, F. A.; Antunes, M. L.
Editor: LNEC
Volume:
NS 124 Não Seriados.
Keywords: Laboratory test; In situ test; National road; Rubber; Recycled materials; Road pavement rehabilitation; Asphaltic road pavement; Asphalt; Pt
Info
Application of a gap-graded asphalt rubber wearing course in the rehabilitation of the pavement of two national road stretches (EN104 and EN105) located in the north of Portugal - Field and laboratory
This case study refers to the first significant experience with asphalt rubber, manufactured by the wet process, applied on a full scale rehabilitation project in Portugal. It concerns the application of a gapgraded asphalt rubber wearing course in the rehabilitation of the pavement of National road stretches EN 104 between Azurara and Trofa and EN 105 between Travagem and Santo Tirso. / O presente caso de estudo refere-se à primeira experiência relevante, em Portugal, na qual se utilizaram misturas com betume modificado com borracha reciclada de pneus na reabilitação de estradas nacionais. Diz respeito, em particular, à aplicação de misturas betuminosas rugosas com betume modificado com borracha em camadas de desgaste, no âmbito da reabilitação do pavimento de um troço da estrada nacional EN 104, entre Azurara e Trofa, e da estrada nacional EN 105, entre Travagem e Santo Tirso.
Year: 2010
Number Pages:
23pp.
Author(s): Batista, F. A.; Antunes, M. L.; Santos, C.
Editor: LNEC
Volume:
NS 122 Não Seriados.
Keywords: Pt; Laboratory test; National road; Rubber; Recycled materials; Road pavement rehabilitation; Asphalt; In situ test; Asphaltic road pavement
Info
Application of an open-graded asphalt rubber wearing course in the rehabilitation of the pavement of a stretch of the National Road EN 14 located in the North of Portugal - Field and laboratory case s
This case study refers to a successful application of an asphalt rubber wearing course in the frame of the rehabilitation of the pavement of the National Road EN 14 between Oporto district boundary and Braga. It concerns asphalt rubber manufactured by the wet process, for the production of an open-graded asphalt mixture. / O presente caso de estudo refere-se à aplicação bem sucedida de misturas com betume modificado com borracha reciclada de pneus em camadas com características de desgaste, realizadas no âmbito da reabilitação do pavimento da estrada nacional EN 14, entre o Limite de Distrito do Porto e Braga. Diz respeito, em particular, à utilização de betume modificado com borracha, produzido por via húmida, no fabrico de uma mistura betuminosa aberta.
Year: 2010
Number Pages:
20pp.
Author(s): Batista, F. A.; Antunes, M. L.
Editor: LNEC
Volume:
NS 123 Não Seriados.
Keywords: Pt; Laboratory test; In situ test; National road; Rubber; Recycled materials; Road pavement rehabilitation; Asphaltic road pavement; Asphalt
Info
Application of hot mix asphalt with 20% - 25% reclaimed asphalt in the rehabilitation of the pavement of the motorway A1 between Pombal and Condeixa (Portugal) - Field and laboratory case study
This case study refers to plant hot mix recycling works in the frame of the rehabilitation of a stretch of the motorway A1, located in the centre of Portugal. It concerns the use of 20% - 25% of Reclaimed Asphalt in the production of two different asphalt concrete mixtures for application in binder courses. / O presente caso de estudo refere-se ao fabrico e aplicação de misturas betuminosas recicladas a quente em central, num troço da auto-estrada A1 localizado no centro do País. Neste caso, foram utilizadas no fabrico de duas misturas diferentes, uma Mistura Betuminosa Densa e um Betão Betuminoso Subjacente à Camada Drenante, respectivamente, cerca de 20 % e 25 % de misturas betuminosas recuperadas.
Year: 2010
Number Pages:
20pp.
Author(s): Batista, F. A.; Antunes, M. L.
Editor: LNEC
Volume:
NS 119 Não Seriados.
Keywords: In situ test; Laboratory test; Asphaltic cement road pavement; Recycled materials; Motorway; Road pavement rehabilitation; Hot mix asphalt
Info
Application of hot mix asphalt with 35% - 40% reclaimed asphalt in the rehabilitation of the pavement of the National road EN 105 between Travagem and Santo Tirso (Portugal) - Field and laboratory cas
This case study refers to the first known application of RAP in the production of hot mix asphalt concrete in Portugal. It concerns the application of a plant hot mix recycled asphalt concrete as a binder course in a national road stretch located in the North of Portugal. / O presente caso de estudo refere-se à primeira obra realizada em Portugal, na qual se procedeu à reutilização de materiais betuminosos fresados na reabilitação de um pavimento flexível de um trecho de uma estrada nacional (EN105), situada no Norte do País. Os materiais fresados foram reciclados em central mediante a incorporação de novos materiais, e posteriormente utilizados em camadas de regularização.
Year: 2010
Number Pages:
20pp.
Author(s): Batista, F. A.; Antunes, M. L.
Editor: LNEC
Volume:
NS 118 Não Seriados.
Keywords: In situ test; Laboratory test; Asphaltic cement road pavement; Recycled materials; National road; Road pavement rehabilitation; Hot mix asphalt
Info
AS REACÇÕES EXPANSIVAS INTERNAS NO BETÃO. Prevenção dos riscos e gestão das estruturas afectadas
A degradação de estruturas de betão por reacções expansivas internas é uma patologia que, não sendo relativamente recente a nível internacional, tem vindo a manifestar-se duma forma crescente nos últimos anos em Portugal. Esta patologia tem afectado vários tipos de estruturas de betão, algumas de grande importância estratégica, nomeadamente grandes barragens e obras de arte (pontes e viadutos). A título de exemplo referem-se os casos do Viaduto Duarte Pacheco, e as Barragens de Alto-Ceira e Santa Luzia, alguns dos quais obrigaram a intervenções de elevado custo. Esta forma de degradação, que engloba a reacção álcalis-sílica (RAS) e a reacção sulfática interna (RSI), quando ocorre numa estrutura é particularmente nefasta porque está relacionada com a formação de compostos expansivos que provocam a fissuração do betão, contribuindo decisivamente para a diminuição da vida útil da estrutura, podendo em alguns casos obrigar à sua demolição. Associada a esta situação, acresce o facto de não se dispor actualmente dum método totalmente eficiente e económico de combater esta forma de degradação. Deste modo, para garantir os tempos de vida útil preconizados para as novas construções devemse adoptar medidas preventivas para evitar ou minimizar os efeitos da ocorrência deste tipo de reacções expansivas nas estruturas de betão. Em Portugal, medidas preventivas destas reacções expansivas internas estão contidas na Especificação LNEC E 461, citada na NP EN 206-1 Betão. Parte 1: Desempenho, especificação, produção e conformidade, a qual inclui a fixação de níveis de prevenção de acordo com a categoria de risco e exposição ambiental do elemento ou da estrutura de betão. Estas medidas passam por uma caracterização dos factores condicionantes destas reacções nos constituintes do betão e pela aplicação de medidas para a sua inibição. Neste particular, a utilização de adições minerais em substituição parcial do clínquer portland, é uma medida que além de diminuir o calor de hidratação, permite a redução da alcalinidade da solução intersticial do betão e contribui ainda para reduzir a quantidade de sulfatos no betão, evitando assim a formação de produtos expansivos. Actualmente é já conhecido que as adições minerais do tipo II, em substituição parcial do cimento no betão e em quantidade suficiente, podem mitigar os efeitos destas reacções. A acção destas adições minerais depende, no entanto, da sua composição e reactividade pozolânica.Apesar dos bons resultados já demonstrados por algumas adições, nomeadamente as cinzas volantes, o seu uso pode estar comprometido a curto/médio prazo, tendo em conta a cada vez maior preocupação, por parte da maioria dos Países, na utilização de renergias limpas. Esta tendência terá como consequência uma diminuiçãtt ou mesmo o esgotamento da produção de alguns subprodutos industriais. No caso dos produtos naturais, é previsível um agravamento das restrições ambientais associadas à sua exploração e tratamento. Foi neste contexto que se iniciou no LNEC, em colaboração com o Laboratoire Central des Ponts et Chaussées de Paris e as Universidades de Aveiro, Minho e Évora, um projecto de avaliação da utilização de novos materiais com características pozolânicas, capazes de responderem às necessidades da indústria do betão a curto/médio prazo. Este projecto, que contou com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (Projecto PTDC/CTM/65243/2006 EXREACT Mitigação de reacções expansivas deletérias em estruturas de betão) visa ainda o aperfeiçoamento de metodologias de diagnóstico e prognóstico da ocorrência de reacções expansivas internas em estruturas de betão existentes. Os resultados do trabalho realizado no decorrer do projecto têm vindo a ser divulgados em artigos e comunicações em seminários nacionais e internacionais, mas também através duma página Web (http://www-ext.lnec.pt/EXREACT/index.html) e com a organização de reuniões como a do presente Workshop, que contou com o apoio do LNEC, da Comissão Organizadora do REABILITAR 2010 - Encontro Nacional de Conservação e Reabilitação de Estruturas e dos oradores convidados. Este Workshop visa apresentar os últimos desenvolvimentos sobre os aspectos da prevenção, modelação e reparação, proporcionando uma oportunidade para a compartilha de ideias e soluções para a gestão das estruturas afectadas por RAS e/ou RSI.
Year: 2010
Number Pages:
143.
Author(s): Santos Silva, A.; Gonçalves, A.; Divet, L.; Pavoine, A.; Germain, D.; Appleton, J.
Editor: LNEC
Keywords: Reparação; Modelação; Gestão; Prevenção; Def; Ras; Betão; Reacções expansivas
Info
Cold insitu recycling of the pavement of EN 260 between Serpa and Vila Verde de Ficalho (Portugal) - Field and laboratory case study
This case study refers to an application of cold in situ recycling of an old asphalt pavement using bitumen emulsion. The rehabilitation works were performed in 2 phases: The first phase consisted in recycling the existing asphalt and granular layers up to 120 mm deep and application of a slurry surfacing. The second phase consisted in placing an asphalt cold mix binder course and a new slurry surfacing. / O presente caso de estudo refere-se à aplicação de misturas betuminosas recicladas a frio in situ usando emulsão betuminosa, na obra de reabilitação de uma estrada nacional localizada no sul do País. Os trabalhos de reabilitação decorreram em duas fases: A primeira fase consistiu na reciclagem das camadas betuminosas existentes e de camadas granulares, numa profundidade até cerca de 120 mm, e na aplicação de micro-aglomerado betuminoso a frio; A segunda fase consistiu na aplicação de uma camada de reforço em mistura betuminosa densa a frio seguida da aplicação de micro-aglomerado betuminoso a frio.
Year: 2010
Number Pages:
20pp.
Author(s): Antunes, M. L.; Batista, F. A.
Editor: LNEC
Volume:
NS 120 Não Seriados.
Keywords: Pt; National road; Laboratory test; In situ test; Asphalt binder; Cold mix asphalt; Recycled materials; Road pavement rehabilitation; Asphaltic road pavement; Bitumen emulsion
Info
Conservação e reabilitação de edifícios recentes
Tem-se assistido a uma crescente degradação do parque edificado recente do País, constatada nos resultados dos Censos 2001, e que se tem manifestado através da ocorrência frequente de situações de patologia construtiva e funcional em edifícios recentes; designam-se, convencionalmente, por edifícios recentes aqueles que apresentam estrutura de betão armado, ou seja, a grande parte dos edifícios construídos a partir da segunda metade do século passado. Essas situações de patologia em edifícios recentes, as quais estão frequentemente relacionadas com deficiências ao nível da concepção e execução construtiva dos edifícios e com a insuficiente manutenção periódica do parque edificado, afectam significativamente as condições de habitabilidade e durabilidade e por vezes de segurança, pondo em causa a sustentabilidade das construções. Paralelamente, no que respeita à actividade global de construção, tem- -se verificado, ultimamente, um incremento moderado da actividade de conservação e de reabilitação de edifícios, embora esta se situe ainda a um nível insuficiente e claramente inferior ao relativo à actividade de construção de habitações novas. Por outro lado, existem razões sociais, económicas e ambientais que justificam o estudo e divulgação de metodologias e soluções de conservação, reparação e reabilitação adequadas à correcção dessas situações de patologia em edifícios recentes, o que, a par do recente enquadramento legal relativo à actividade de reabilitação urbana, poderá vir a contribuir para dinamizar a conservação e reabilitação de edifícios e, em consequência, a economia nacional e o emprego. O presente Caderno pretende dar um contributo para a difusão dos conhecimentos sobre as soluções construtivas aplicáveis na conservação e reabilitação de edifícios recentes, as medidas de reabilitação funcional dos edifícios na óptica da satisfação de determinadas exigências de desempenho e as metodologias gerais para a conservação e reabilitação de edifícios. Nos textos apresentados, abordam-se aspectos gerais sobre as principais anomalias ocorrentes nos elementos de construção, as suas causas e respectivas soluções de reparação e reforço; analisam-se as soluções de reabilitação funcional dos edifícios equacionadas em termos de exigências de desempenho, designadamente sob o ponto de vista da requalificação do espaço urbano, da iluminação natural e artificial, da reabilitação energética, e da segurança contra incêndio. As intervenções de conservação do património e de reabilitação urbana devem ser apoiadas de forma consistente em estudos científicos e técnicos de natureza multidisciplinar. Nessa medida, esse carácter multidisciplinar e especializado está evidenciado neste Caderno pela diversidade de áreas de especialização que caracteriza os diferentes autores, fruto da experiência já longa do LNEC no apoio à conservação do património e na reabilitação urbana, reflectindo assim as diferentes valências técnicas que importa assegurar para a realização de estudos nesse domínio.
Year: 2010
Number Pages:
218pp.
Author(s): entidade LNEC
Editor: LNEC
Volume:
CAD 5 Cadernos Edifícios.
Keywords: Estrutura de betão armado; Patologia da construção; Exigência funcional de edifício; Reparação de edifício; Conservação de edifício; Reabilitação de edifício; Pt
|