Dissertação de Mestrado
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Controlo Estatístico de Qualidade em Sistemas de Águas Residuais
N/A
Year: 2002
Author(s): Pinheiro, I.
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Modelo de elementos finitos para a propagação e deformação de ondas irregulares em zonas costeiras
N/A
Year: 2002
Number Pages:
134 p.
Author(s): Zózimo, A. C.
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Poluição Causada pelo Tráfego Rodoviário nos Solos e nas Águas Subterrâneas. Um caso de estudo na EN10 - Recta do Cabo
No âmbito desta tese de mestrado em Geologia Económica e Aplicada foi desenvolvido um estudo original cujo objectivo incide sobre os efeitos da poluição causada pelo tráfego rodoviário e pelas estradas, nos solos e nas águas subterrâneas existentes na área adjacente ao respectivo foco de poluição. Numa primeira fase deste estudo é realizada uma abordagem aos principais tipos de poluição que podem ocorrer, a sua origem e impactos nos solos e nas águas subterrâneas, para em seguida se aprofundar os aspectos relacionados com a poluição causada pelo tráfego rodoviário e pelas estradas. O tráfego rodoviário produz, por combustão e desgaste dos veículos automóveis e do pavimento da estrada, quantidades consideráveis de substâncias, não gasosas, poluentes do ambiente. Referem-se os poluentes mais comuns e o modo com é realizada a sua propagação para o ambiente circundante, nomeadamente através da dispersão pelo vento e o transporte através das águas de escorrência. A composição química das águas de escorrência é influenciada por uma variedade de factores cuja importância é determinada. São ainda abordados os potenciais efeitos que estas provocam na vegetação e nos solos circundantes à estrada e ainda, nalguns casos, nas águas intersticiais e nas águas subterrâneas subjacentes. Na segunda parte analisam-se os processos naturais que afectam o transporte e o comportamento de um poluente em meio subterrâneo, no sentido de averiguar se os poluentes são realmente transportados através da zona não saturada para a zona saturada, permanecendo em solução, ou se por sua vez acabam por ficar retidos na zona não saturada, onde ficam sujeitos a diversos tipos de reacções químicas. Numa terceira parte são descritos os diversos métodos vulgarmente utilizados para a monitorização da qualidade das águas na zona saturada e não saturada e as limitações que por vezes decorrem da sua utilização. Incluem-se ainda alguns aspectos relativos à amostragem dos solos Por fim, a quarta parte, que corresponde à componente experimental deste estudo, visa a aplicação de diferentes metodologias de monitorização, numa pequena parte do troço da Estrada Nacional nº 10 (Recta do Cabo), com o objectivo de estudar os potenciais efeitos poluentes do tráfego rodoviário nos solos, nas águas intersticiais e nas águas subterrâneas. A escolha deste local deve-se ao facto de se tratar de uma estrada antiga e com uma intensidade de tráfego considerável, que se instala sobre formações geológicas que eventualmente evidenciam uma rápida disseminação dos poluentes. Apresentam-se e analisam-se os resultados obtidos, averiguam-se possíveis variações com a distância à estrada e em profundidade, tecendo-se por fim algumas conclusões sobre os potenciais poluentes e os compartimentos ambientais mais afectados.
Year: 2002
Number Pages:
227 pp.
Author(s): Diamantino, C.
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A Influência dos Regimes Transitórios em Parâmetros Característicos Hidráulicos e de Qualidade da Água
N/A
Year: 2001
Author(s): Loureiro, D.
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Decaimento do cloro em sistemas de distribuição
N/A
Year: 2001
Author(s): Vieira, P.
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Gestão Integrada de Águas Pluviais em Meio Urbano Visão Estratégica e Soluções para o Futuro
N/A
Year: 2000
Author(s): Matos, R. S.
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Refined numerical modelling of random wave propagation inside harbours
N/A
Year: 1995
Author(s): Oliveira, F. S. B. F.
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A comparison of Eulerian-Lagrangian methods for the solution of transport equation
We present an extensive formal and experimental comparison of the accuracy and stability of selected finite-element Eulerian-Lagrangian methods (FE-ELMs) for the solution of the 1D transport equation. The comparison shows that recent FE-ELMs that use the perspective of integration (rather than the more conventional perspective of interpolation) to treat initial conditions at the feet of the characteristic lines have excelent accuracy properties. Although some "integration" FE-ELMs are only conditionally stable, the associated constraints are expected to be minor for most applications of interest. Motivation for the comparison was motivated by the on-going development of a new generation of multi-dimensional Eulerian-Lagrangian water quality models, oriented towards surface water applications, and addressing tracers with increasingly complex chemical and biological pathways. While this motivation may appear remote for a theoretical study of numerical methods, the need for the information now generated is strong, and the practical contributions are significant. Indeed, the need stems from the fear (partly rooted in accummulated experience) that complex water quality models may magnify remaining shortcomings in fundamental aspects of the solution of the transport equation, such as stability, mass conservation, and ability to accurately transport sharp gradients of concentration. Pratical contributions include: * the recommendation to initiate the systematic replacement of "interpolation" FE-ELMs by "integration" FE-ELMs, as the reference strategy to solve for hydraulic transport in the family of ELA water quality models (ELA, ELAcol, ELAsed, ELAmet, etc.); * the development of basic data and understanding necessary for the informed use of "integration" FE-ELMs; an example is the development of basic data necessary to drive the semi-automatic generation of finite element grids taylor-made for the simulation of transport processes by "integration" FE-ELMs. Key Words: Transport equation. Eulerian-Lagrangian methods. Stability analysis. Accuracy analysis. Numerical experimentation.
Year: 1994
Author(s): Oliveira, A.
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Caracterização e dinâmica de sedimentos em sistemas de canais do estuário do Tejo. Cala do Norte (Portugal)
A Cala do Norte constitui um canal de 1ªordem da Zona Montante do estuário do Tejo, desenvolvendo-se entre a margem direita e o Mouchão da Póvoa. Esta região do estuário é caracterizada por uma morfologia típica de intenso assoreamento, devido não só à perda de competência do sistema fluvial, como também por constituir área preferencial para retenção de sedimentos. Na presente dissertação faz-se a caracterização dos principais aspectos fisiográficos, hidrodinâmicos e sedimentológicos da Cala do Norte, analisando a morfologia e processos evolutivos da região envolvente. O objectivo principal consiste na interpretação dos fenómenos morfodinâmicos daquele canal no contexto sedimentar estuarino. Os resultados obtidos indicam que a sedimentação no canal é essencialmente silto argilosa, estando a dinâmica dos sedimentos finos (transporte em suspensão e deposição) dependente das condições de floculação e da acção dos processos de circulação estuarina com consequente participação nos ciclos de maré (ressuspensão-deposição). A presença de sedimentos grosseiros (areia, areão e bioclastos) resulta da erosão de fontes sedimentares locais (antigos bancos de ostras e terraços plistocénicos submersos), surgindo misturados com os sedimentos vasosos nos espraiados, ou constituindo depósitos com características residuais, ao longo do canal. Como resultado da dinâmica sedimentar descrita, encontrar-se-ão sucessões de facies silto-argilosas com intercalações, sem grande continuidade lateral, de material mais grosseiro em que a componente bioclástica pode ser importante. O estudo da evolução morfológica da Cala do Norte e sistema de canais associado, mostra que esta é dominada por processos de assoreamento, traduzidos pela elevação dos fundos e acentuada migração lateral do talvegue, o que vai influenciar a evolução das zonas marginais.
Year: 1993
Author(s): Freire, P.
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Modelação do Escoamento e Determinação de Parâmetros Hidráulicos em Meios Fracturados.
O objectivo deste trabalho é rever métodos descritos na literatura para modelação de escoamento e para determinação de parâmetros hidráulicos em meios fracturados, aprofundar e aplicar esses métodos e ganhar sensibilidade para as suas características. Pretende-se apreender as suas potencialidades e limitações e adquirir experiência no tratamento deste tipo de formações. São apresentadas as equações que regem o escoamento numa fractura, na matriz rochosa não fracturada, no meio fracturado contínuo simples, e no meio de porosidade dupla, considerando regime de equilíbrio e regime transitório. Faz-se a abordagem discreta e contínua do fluxo. Na abordagem discreta as derivadas parciais das equações de fluxo são transformadas em diferenças finitas e são feitos vários modelos para determinar o tensor da condutividade hidráulica. Na abordagem contínua apresentam-se soluções para rebaixamentos provocados pela extracção de água em captações para os casos em que o meio fracturado pode ser considerado como um meio contínuo simples ou duplo. Utiliza-se o método da rede de condutância descrito por Odling & Webman (1991) para discretizar fracturas segundo uma malha bi-dimensional a usar em métodos de diferenças finitas. Criou-se o programa DISCRET.FOR para fazer essa discretização de forma automática. As fracturas são descritas no campo pela medição das suas atitudes, espaçamentos, comprimentos e aberturas. Estas observações são descritas por leis de distribuição de probabilidade. Fazem-se modelos geométricos bi-dimensionais da fracturação gerando conjuntos de números aleatórios com as mesmas distribuições de probabilidades das fracturas. Criou-se o programa ALEAT.BAS para fazer essa discretização. Criou-se o programa FLUXLONG.FOR para determinar o tensor da condutividade hidráulica num meio com as mesmas propriedades do meio fracturado observado. O caso de estudo foi quatro afloramentos de quartzitos do Ordovícico na serra de Castelo de Vide, a sul desta localidade. Faz-se uma descrição de vários métodos para caracterização hidráulica de meios de baixa permeabilidade onde se incluem os meios fracturados. Estudam-se diferentes métodos para interpretação de ensaios de bombagem, principalmente aqueles que consideram meio de porosidade dupla e estuda-se o comportamento das curvas teóricas em função da variação dos parâmetros que as definem. Estes métodos estão programados no programa AQFIS.BAS e são aplicados na interpretação de ensaios de bombagem realizados no Maciço Hespérico Português. Definiram-se dois sectores distintos na zona estudada de Castelo de Vide. Um sector NW constituido por três famílias de fracturas com azimutes das atitudes médias dos pólos: 15o,330o; 21o,117o; 17o,226o. A atitude 15o,330o é a que se encontra mais representada. Um sector SE constituido por duas famílias com os seguintes pólos médios: 15o,117o; 38o,5o. A atitude 15o,117o é a mais representada neste sector. Os comprimentos das fracturas observados permitem ultrapassar largamente o limiar de percolação, pelo que pode haver fluxo através da rede de fracturas. Definem-se tensores de condutividade hidráulica para áreas quadradas de meio fracturado com mais de 34 m de lado. Da interpretação dos ensaios de bombagem, verifica-se que os gabro-dioritos têm uma transmissividade média superior à dos xistos e estes maior que a das rochas graníticas e semelhantes. Tanto os caudais específicos como as condutividades hidráulicas dos gabro-dioritos possuem os valores médios mais altos, ao que se segue um grupo incluindo granitos e finalmente, os xistos. O coeficiente de correlação determinado entre as transmissividades e os caudais específicos é muito baixo (r=0,572). As melhores correlações ocorreram nos gabro-dioritos (r=0,733, CE = 0,271 + 0,006674 T) e nos xistos (r=0,836, CE = 0,084 + 0,011448 T).
Year: 1993
Number Pages:
197 pp.
Author(s): Oliveira, M. M.
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