LNEC

Secções
AV DO BRASIL 101
1700-066 LISBOA
PORTUGAL
TEL: +351 218 443 000
FAX: +351 218 443 011
lnec@lnec.pt
NIF: 501 389 660

GPS:
N - 38.758106º - 38º 45' 29"
W - 9.142386º - 9º 8' 33"
 
 
 
Organização DHA

> Apresentação

Logo do Departamento de Hidráulica e Ambiente

Departamento de Hidráulica e Ambiente


O Departamento de Hidráulica e Ambiente (DHA) desenvolve atividade de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT) no domínio da água. Conta atualmente com uma equipa de mais de 100 elementos constituindo-se, assim, como a maior unidade de investigação do País nesta área. O corpo de investigadores, constituído por mais de 60 elementos (carreira de investigação e bolseiros de investigação), destaca-se pela multidisciplinaridade das suas formações académicas. Embora constituído maioritariamente por engenheiros civis da especialidade hidráulica, inclui, entre outras, as formações de engenharia química, de engenharia do ambiente, de geologia, de geografia, de microbiologia, de matemática, de informática, de oceanografia, e de física tecnológica.
A história de 60 anos do DHA, que este ano se comemora, demonstra que soube evoluir e modernizar-se, evidenciando estar atento aos sinais dos tempos e à mudança e procurando responder a novos desafios estratégicos.
As suas principais áreas de atividade são as seguintes:

  • Hidráulica marítima
  • Recursos hídricos e obras hidráulicas
  • Engenharia sanitária
  • Hidroinformática e tecnologias de informação
  • Apoio à Indústria da Água
  • Ambiente

No DHA, a abordagem dos problemas da água apresenta uma crescente interação nomeadamente com aspetos ambientais, socioeconómicos, e de análise e de gestão do risco, seguindo de perto as preocupações atuais da sociedade. Utilizam-se cada vez mais instrumentos e metodologias de abordagem integrada, combinando frequentemente estudos analíticos, modelação matemática, modelação física, experimentação de campo e experimentação laboratorial. Mais recentemente, o DHA tem investido na utilização de metodologias de análise estratégica, pluridisciplinar e integrada, com destaque para a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) de Planos e Programas, prevendo-se que esta atividade possa crescer, nomeadamente no âmbito do cumprimento da legislação quadro para os setores da Água e dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU).

A atividade do DHA, designadamente a descrição sumária, ilustração e resultados dos seus projetos mais relevantes, está disponível nas páginas da Internet do LNEC (www.lnec.pt), pelo que se convida o leitor interessado em mais detalhes a navegar por essas páginas.

A água é, e continuará a ser, fator determinante do progresso económico e social das sociedades modernas, colocando novas exigências e oportunidades à investigação, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação.
Na sequência do espírito incutido pelos seus antecessores, o DHA tem procurado, com sucesso, reforçar a sua participação em projetos de grande dimensão, incluindo consórcios alargados, e em plataformas estratégicas, a nível europeu e internacional, de que são exemplos a WSSTP - Water Supply and Sanitation Technology Platform – uma visão e agenda da água para a Europa a médio prazo e ASEM-Waternet – uma plataforma entre a Europa e a Ásia, no domínio da gestão sustentável de recursos hídricos. Tem ainda dinamizado o exercício da sua participação em rede, merecendo referência as participações na rede de Laboratórios de Hidráulica Europeus (desde 1990), na rede de Laboratórios de Hidráulica Ibero-americanos (desde 2004), na rede Ibero-americana Água e cidade, do programa CYTED, no domínio da capacitação técnica para a gestão da água na cidade (desde 2005) e, a nível nacional, na Hidronet Pt - Rede para o desenvolvimento do conhecimento em Hidráulica e Meios Hídricos (desde 2005, membro fundador).

 

Maria Rafaela de Saldanha Gonçalves Matos
Maria Rafaela de Saldanha Gonçalves Matos
(Diretora do DHA)

 

Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
Departamento de Hidráulica e Ambiente
AV DO BRASIL 101
1700-066 LISBOA
PORTUGAL
tel: +351 218 443 420
fax: +351 218 443 016
e-mail:

 

Organicamente, o DHA encontra-se estruturado em quatro Núcleos e um Grupo

Organigrama do DHA NES NEC NPE NRE GTI

 


  Desde 14 de julho de 2011, cada visitante do sitio do Departamento de Hidráulica e Ambiente do LNEC fica assinalado no globo.

 

última modificação: 2014-10-01 11:28