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Novos desafios na monitorização da estrutura de ampliação da pista do Aeroporto da Madeira
O Aeroporto da Madeira é uma infraestrutura crítica com características estruturais únicas, o que motivou a monitorização do seu comportamento estrutural desde a construção da estrutura de ampliação da pista, que decorreu entre 1995 e 2000. O conhecimento adquirido do comportamento da estrutura em serviço, bem como a significativa evolução tecnológica, tornaram natural uma atualização do sistema de monitorização, tendo em vista o incremento de informação relevante para a gestão da sua conservação. Para além de novos sistemas de aquisição e comunicação, a atualização operada compreendeu a instalação de novas funcionalidades, designadamente a monitorização do movimento das juntas de dilatação e do comportamento dinâmico, quer através de acelerómetros e extensómetros em fibra óptica, quer por via de um sistema de correlação digital de imagem. Nesta comunicação é brevemente descrito o sistema de monitorização original, bem como os novos sensores e alguns dos resultados iniciais, que se afiguram promissores.
Year: 2022
Number Pages:
123-130.
Author(s): Oliveira Santos, L.; Xu, Min; Reis, J. P.; Barros, F.; Aguiar, S.; Sousa, P.; Tavares, P.; Moreira, P.; Franco, E.
: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas
Editor: LNEC
Volume:
Série III. n.º 18.
Keywords: Monitorização dinâmica; Monitorização da integridade estrutural; Correlação digital de imagem; Aeroporto da Madeira
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Calibration of partial safety factors using FORM
Partial safety factors present in codes are defined for the design of broad populations of structures. As a consequence, they do not always reflect correctly the uncertainties for specific existing structures. The possibility of adjusting them has therefore great interest when assessing an existing structure. The concept of design point connected to FORM offers a simple method to calibrate partial safety factors for individual variables. This paper discusses the overall methodology and develops a set of analytical expressions for the probabilistic models more common in structural reliability. As it will be seen the partial factor for a particular variable can be adjusted once defined: (1) probabilistic model used to describe the uncertainty in that variable; (2) coefficient of variation of the variable; (3) fractile implicit on the characteristic value used to quantify the design value; (4) importance of the variable in the limit state under consideration (measured by the respective sensitivity factor), and (5) target reliability index. The choice of the probabilistic model influences significantly the partial factors and this influence rises as the coefficient of variation increases. As a consequence, more attention must be paid when choosing a probabilistic model for a variable with high coefficient of variation.
Year: 2020
Number Pages:
29-42.
Author(s): Jacinto, L. A. do C.; Oliveira Santos, L.; Neves, L.
: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas
Editor: LNEC
Volume:
Série III, nº 14.
Keywords: Existing structures; Sensitivity factors; FORM; Partial safety factors; Structural safety
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Metodologias para avaliação da segurança estrutural de obras de arte existentes. Aplicação ao caso da reabilitação da Linha de Sena
Neste artigo apresentam-se metodologias destinadas à avaliação estrutural de obras de arte existentes e o caso concreto da sua aplicação à avaliação da segurança estrutural de pontes da Linha de Sena, em Moçambique, efetuada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, no âmbito da reabilitação desta linha, trabalho que foi levado a cabo pela Mota-Engil Ferrovias. Para além do desenvolvimento das metodologias de avaliação da segurança estrutural, este estudo envolveu diversas vertentes, designadamente a inspeção e o levantamento geométrico das obras, a sua modelação e o cálculo dos esforços devidos à circulação ferroviária, considerando as características do tráfego que circula ou se prevê que venha a circular nesta linha. Nesta análise foram tidos em conta os fenómenos de fadiga, no caso das pontes metálicas.
Year: 2017
Number Pages:
115-126pp..
Author(s): Silveira, A. P. C. da; Coelho, T.; Asseiceiro, F.
: RPEE
Editor: Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Volume:
Série III / n.º 3.
Keywords: Linha de Sena; Ponte ferroviária; Método do dano acumulado; Fadiga; Segurança estrutural
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Monitorização do comportamento dinâmico da Ponte de São João
A ponte ferroviária de São João, sobre o rio Douro, na cidade do Porto, é uma estrutura de betão armado pré-esforçado, com uma extensão total de 1028,8 m. Projetada pelo Prof. Edgar Cardoso, esta obra de arte foi inaugurada em 1991.A ponte foi instrumentada durante a construção tendo em vista a caracterização experimental do seu comportamento estrutural estático, com base em campanhas periódicas. Em 2007 foi efetuada a modernização do sistema instalado, visando fundamentalmente a automatização das medições. Posteriormente foi instalado um sistema de monitorização de vibração contínua. Para a identificação de características dinâmicas da estrutura em tempo real, a partir das acelerações adquiridas, foi desenvolvido um procedimento automático, com base no método de identificação estocástica em subespaços usando as funções de correlação (SSI-COV) e a análise de clusters.Nesta comunicação é apresentada a metodologia desenvolvida e os resultados obtidos durante um ano e meio de monitorização.
Year: 2017
Number Pages:
99-108.
Author(s): Xu, Min; Oliveira Santos, L.; Suleyman, Naim
: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas
Editor: LNEC
Volume:
Série III, nº 5.
Keywords: Ensaios de vibração ambiente; Análise modal operacional; Monitorização dinâmica contínua; Ponte ferroviária
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Ensaios da Ponte Internacional de Valença após a reabilitação dos pilares e fundações
A Ponte Internacional de Valença sobre o rio Minho, construída em 1886, é uma obra de arte metálica destinada ao tráfego rodoviário e ferroviário. Recentemente, com o intuito de prolongar a vida útil da obra e aumentar a segurança de circulação, foi efetuada uma intervenção profunda ao nível das fundações, dos pilares, dos aparelhos de apoio e do sistema resistente às forças horizontais. Na sequência desta intervenção foram realizados ensaios de carga estáticos e ensaios de frenagem, com o objetivo de aferir o sucesso da reabilitação. Para esse efeito, na conceção dos ensaios e da instrumentação efetuada houve particular atenção à caracterização do comportamento dos pilares, dos aparelhos de apoio e dos dispositivos de absorção das forças horizontais. Na presente comunicação, para além de uma breve descrição da obra e dos trabalhos de reabilitação, descrevem-se os ensaios realizados e apresentam-se os principais resultados obtidos, que permitiram caracterizar o comportamento da estrutura nas novas condições de funcionamento.
Year: 2015
Number Pages:
49 - 57pp.
Author(s): Oliveira, P.; Xu, Min; Oliveira Santos, L.; Campos, P.
: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas
Editor: rpee
Volume:
Série II, nº15.
Keywords: Dispositivos LUD; Ensaios de frenagem; Reabilitação; Ponte metálica
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Aeolian Microtextures in Silica Spheres Induced in Wind Tunnel Experiment: Comparison with Aeolian Quartz
Microtextures in quartz attributed to aeolian transport, principally bulbous edges and abrasion fatigue have seldom been tested in the laboratory under controlled conditions. A wind tunnel experiment was conducted, using glass spheres (>70% SiO2) as a proxy for quartz, with the objective of determining the extent of mechanical damage to silica/glass transported in a mixture with quartz beach sand.
Year: 2012
Number Pages:
10pp.
Author(s): Costa, P.; Andrade, C.; Mahaney, W.; Marques da Silva, F.; Freire, P.; Freitas, M. Conceição; Janardo, C.; Oliveira, M. Alexandra; Silva, T.; Lopes, V.
: Geomorphology
Editor: Elsevier
Keywords: Aeolian transport; Silica spheres; Wind tunnel
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Ensaios de carga de pontes
N/A
Year: 2011
Number Pages:
14-18.
Author(s): Oliveira Santos, L.
: Construção Magazine
Editor: Engenho e Média, Lda
Volume:
43.
Keywords: Ensaios ambiente; Ensaios de carga
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Ensaios estáticos e dinâmicos da ponte sobre o rio Mondego na auto-estrada A17
A ponte sobre o rio Mondego na auto-estrada A17 foi sujeita a ensaios estáticos e dinâmicos realizados no final da sua construção. Para além de uma descrição geral da estrutura e dos procedimentos adoptados durante os ensaios estáticos e dinâmicos, são apresentados alguns dos principais resultados, estabelecendo-se a comparação entre valores medidos e calculados.
Year: 2009
Number Pages:
29-36pp.
Author(s): Xu, Min; Oliveira Santos, L.
: Revista Portuguesa de Engenharia Estrutura
Editor: rpee
Volume:
Série II, nº5.
Keywords: Ponte de betão pré-esforçado; Linhas de influência; Identificação modal; Ensaios dinâmicos; Nivelamento hidrostático; Ensaios de carga
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Simulation of ventilated facades in hot and humid climates
The Hong Kong climate is sub-tropical with a hot and humid weather from May to September and temperate climate for the rfemaining 7 month period. A mechanical ventilation and air-conditioning (MVAC) system is ususally operated to avoid the high temperatures resulting in high peak cooling loads. The facade design has a significant influence on the energy performance of office buildings. This work evaluates different ventilated facade designs in respect to energy savings. Thermal building simulations(TRNSYS)were linked to nodal airflow network simulations (COMIS)for detailed ventilated double-skin facade performance. In prder to validate the model, simulations were carried out for an office building in Lisboa; the results were compared with measured data from the same building. The simulation results of surface and air temperatures show good agreement with the measurements. The results of the study can be used to reduce surface emperatures by using different materials for the roller blind that is positioned in the cavity od the double-skin facade. The results can further be used to reduce the high peak cooling loads during the summer period. This may result in significat energy savings and a reduction in the system's cooling capacity. It prooved that a careful facade design can play an important role in highly glazed buildings and provides potential for energy efficiency.
Year: 2009
Number Pages:
361-373.
Author(s): Haase, M.; Marques da Silva, F.; Amato, A.
Editor: Elsevier
Volume:
41.
Keywords: Double skin faã§ades
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Gap inner presure in multy-storey double skin facades
double-skin façades (DSF) areused as an architectural solution to improve indoor comfort being characterized by having at least two membranes between the indoor occupied space and the exterior environment, separated by ana ir gap where the shading devices lie. The pressure within he gap plays an important role on i) the glazing structural safety; ii) te sahft ventilation, in particular if a natural ventilation scheme is implemented, but also to promote an efficient gap air change, and; iii) the safety of the maintenence satff, especially when windows may be opened to the interior.Although there are several DSF typologies only the multi-storey case, where no horizontal or vertical partitioning exists between the two skins, will be analised in this paper. Nevertheless, there are still a number of possible layouts for multi-storey DSF that might impose different pressure distributions within the gap. This paper refers to a set of wind tunnel tests made over a building model wit different multi-storey DSF layouts - from open an all edges to fully lateral closure and from naroow to wide gap depths, for an extented range of wind directions. The experimental data showed a layout dependent inner wall pressure distribution that may be considered different from the unsheltered building.
Year: 2008
Number Pages:
1553-1559.
Author(s): Marques da Silva, F.; MG Gomes
Editor: Elsevier
Volume:
40.
Keywords: Double skin façades
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Comunicação
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Avaliação experimental da força em cabos
A crescente utilização estrutural de cabos torna relevante a avaliação experimental da força suportada por estes elementos. Nesta comunicação é apresentada uma metodologia para essa medição através do método da vibração, visando a otimização e automatização da determinação das forças instaladas. Por fim, apresentam-se três casos de estudo com diferentes características.
Year: 2015
Number Pages:
10p.
Author(s): Caeiro, Bruno; Xu, Min; Oliveira Santos, Luís
Editor: Associação Portuguesa para a Segurança e Conservação de Pontes
Keywords: Pontes suspensas; Método da vibração; Força em cabos
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Ensaios de carga das pontes sobre os rios Curoca e Bentiaba, em Angola
Os ensaios das pontes sobre os rios Curoca e Bentiaba, na província do Namibe, em Angola, foram realizados por equipas dos Laboratórios de Engenharia de Angola (LEA) e de Portugal (LNEC) com o objetivo de avaliar o seu comportamento estrutural e de esclarecer algumas dúvidas suscitadas durante a construção. Neste trabalho descrevem-se os ensaios realizados e de que forma a sua realização permitiu verificar o desempenho das obras e a sua aptidão para entrada em serviço.
Year: 2015
Number Pages:
10p.
Author(s): Oliveira Santos, L.; Fonseca, J.; Rosario, J.; Cabral, P.
: Concepção, conservação e reabilitação de pontes
Editor: Associação Portuguesa para a Segurança e Conservação de Pontes
Volume:
1.
Keywords: Tabuleiro pré-fabricado; Ponte de betão pré-esforçado; Ensaios de carga
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Monitorização dinâmica e análise modal automáticas do viaduto de Santana do Cartaxo
O presente artigo descreve o sistema de monitorização estrutural instalado no viaduto ferroviário de Santana do Cartaxo assim como os procedimentos desenvolvidos para a extração automática de informação com caráter modal e estático ao longo do tempo. Esta monitorização tem como objetivo o controlo da segurança da estrutura em tempo real, tendo para isso sido instalados acelerómetros uniaxiais a partir dos quais é realizada análise modal operacional, para determinar as características dinâmicas da estrutura, e transdutores de deslocamentos, para estudar as variações impostas aos aparelhos de apoio. Dá-se, no presente artigo, maior importância à descrição dos procedimentos de extração automática de informação modal, com base no método de identificação estocástica em subespaços (SSI) e na análise de clusters.
Year: 2015
Number Pages:
11p.
Author(s): Coelho, T.; Santos, J.; Silveira, A. P. C. da; Oliveira, P.
Keywords: Monitorização Integridade estrutural; Monitorização dinâmica
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Sistema integrado de monitorização da integridade estrutural e da durabilidade da Ponte da Ribeira D'Água na ilha da Boa Vista, em Cabo Verde
Apresenta-se o sistema integrado de monitorização da integridade estrutural e da durabilidade da nova Ponte da Ribeira DÁgua na ilha da Boa Vista, instalado face ao caráter inovador de que se reveste a construção desta ponte em Cabo Verde e pela sua importância estratégica na ilha
Year: 2015
Number Pages:
10p.
Author(s): Oliveira Santos, L.; Varela, J.; Pereira, E. V.
: Concepção, conservação e reabilitação de pontes
Editor: Associação Portuguesa para a Segurança e Conservação de Pontes
Volume:
1.
Keywords: Monitorização para a durabilidade; Monitorização da integridade estrutural; Comportamento diferido do betão; Ponte de betão pré-esforçado
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AÇÃO DO VENTO EM EDIFÍCIOS ESBELTOS NO ÂMBITO DO EUROCÓDIGO
A ação do vento é um fator importante a considerar na análise do comportamento de estruturas de esbeltas e, em particular, flexíveis. A Norma Portuguesa - NP EN 1991-1-4, EUROCÓDIGO 1: Ações em estruturas, Parte 1-4: Ações gerais Ações do vento aborda o tema para edifícios com alturas inferiores a 200m mas em que a altura é superior ao dobro da dimensão transversal, no sentido do vento incidente. Na metodologia proposta define-se a velocidade do vento a considerar, a vários níveis do desenvolvimento vertical da estrutura, sendo a dimensão e o número de níveis a considerar função da altura total. Estando claramente definidas as cotas a usar, na definição da velocidade do vento, para os níveis inferior e superior da estrutura, para a zona central é preconizada a subdivisão em bandas cuja dimensão (ou número) não é especificada. Este trabalho analisa a influência do número de bandas a utilizar, em função da dimensão da zona central, no cálculo da ação do vento sobre a estrutura. Para tal aplicaram-se os procedimentos prescritos na NP EN 1991-1-4 a edifícios com diferentes alturas, geometrias e características estruturais.
Year: 2014
Number Pages:
11.
Author(s): Marques da Silva, F.
Keywords: Eurocódigo; Vento
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Ensaios da Ponte Internacional de Valença após a reabilitação dos pilares e fundações
arte metálica destinada ao tráfego rodoviário e ferroviário. Recentemente, com o intuito de prolongar a vida útil da obra e aumentar a segurança de circulação, foi efetuada uma intervenção profunda ao nível das fundações, dos pilares, dos aparelhos de apoio e do sistema resistente às forças horizontais. Na sequência desta intervenção foram realizados ensaios de carga estáticos e ensaios de frenagem, com o objetivo de aferir o sucesso da reabilitação. Para este efeito, na conceção dos ensaios e da instrumentação efetuada houve particular atenção à caracterização do comportamento dos pilares, dos aparelhos de apoio e dos dispositivos de absorção das forças horizontais. Na presente comunicação, para além de uma breve descrição da obra e dos trabalhos de reabilitação, descrevem-se os ensaios realizados e apresentam-se os principais resultados obtidos, que permitiram caracterizar o comportamento da estrutura nas novas condições de funcionamento.
Year: 2014
Number Pages:
14p.
Author(s): Oliveira, P.; Xu, Min; Oliveira Santos, L.; Campos, P.
Editor: LNEC
Keywords: Dispositivos LUD; Ensaios de frenagem; Reabilitação; Ponte metálica
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Monitoramento e ensaio de pontes
O monitoramento e ensaio de pontes é uma atividade com uma forte base experimental, cuja utilidade tem vindo a suscitar o interesse crescente de projetistas e responsáveis pela gestão de parques de obras de arte. Os requisitos para esta atividade têm aumentado nas últimas décadas, alargando-se às questões associadas com a durabilidade dos materiais e das estruturas, o que tem estimulado novos desenvolvimentos. Nesta comunicação apresenta-se uma resenha histórica do monitoramento de pontes, baseada na experiência do LNEC, apontando algumas especificidades e sistematizando a evolução verificada na sua conceção e implementação. Salienta-se a capacidade atualmente existente para medição das mais diversas grandezas, bem como para o seu processamento, transmissão e disponibilização, perspetivando-se os aspetos mais promissores da evolução desta atividade. São ainda, enquadrados os diversos tipos de ensaios de pontes, tanto estáticos como dinâmicos, indicando as principais vantagens e limitações a eles associadas.
Year: 2014
Number Pages:
14p.
Author(s): Oliveira Santos, L.
Editor: GBPE - Grupo Brasileiro de Pontes e Estruturas
Keywords: Pontes; Comportamento diferido do betão; Ensaio dinâmico; Ensaio estático; Monitorização da durabilidade; Monitorização da integridade estrutural
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Avaliação da segurança de pontes existentes - Proposta de metodologia
A avaliação da segurança de pontes existentes tem merecido uma atenção crescente por parte de muitos países. Vários organismos internacionais têm desenvolvido trabalho de investigação nesta área de que tem resultado diferentes recomendações. Com bases nessas recomendações e na própria experiência dos autores apresenta-se uma proposta de metodologia para a avaliação da segurança de pontes existentes. Esta metodologia assenta da definição de várias etapas de avaliação de complexidade crescente, no sentido do optimizar o custo da avaliação e os seus resultados.
Year: 2013
Number Pages:
10p.
Author(s): Jacinto, L. A. do C.; Neves, L.; Oliveira Santos, L.
Editor: Centro Rodoviário Português
Keywords: Reabilitação; Fiabilidade; Avaliação da segurança; Pontes existentes
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Comportamento diferido do betão nas pontes 4 de Abril e 17 de Setembro em Angola
A observação do comportamento estrutural de duas pontes de grande dimensão em Angola incluiu a caracterização in situ do comportamento diferido do betão. Pretende-se nesta comunicação divulgar os resultados obtidos estabelecendo a sua comparação com os modelos de previsão considerados no EC2.
Year: 2013
Number Pages:
10p.
Author(s): Oliveira Santos, L.; Oliveira Santos, T.; Moreira, M.
: Segurança, conservação e reabilitação de pontes
Editor: Associação Portuguesa para a Segurança e Conservação de Pontes
Volume:
1.
Keywords: Angola; Monitorização da integridade estrutural; Ponte de betão pré-esforçado; Comportamento diferido do betão
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Análise da Ponte Suspensa sobre o Rio Tejo em Lisboa
N/A
Year: 2012
Author(s): Ledesma, M.; Rodrigues, J.
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Tese de Doutoramento
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Retracção do betão em pontes
A retracção tem uma importância significativa na concepção, dimensionamento, processo construtivo e comportamento em serviço de grandes estruturas de betão. No entanto, não estão ainda completamente esclarecidos os mecanismos básicos a ela inerentes e o modo como interagem entre si, além de que os modelos de previsão não consideram de forma adequada a influência dos factores que a determinam. Os objectivos desta dissertação prendem-se com o estudo da retracção do betão e suas consequências estruturais em pontes, aprofundando e desenvolvendo trabalhos anteriormente efectuados neste domínio. Neste sentido, foi planeada uma extensa campanha de ensaios em provetes tendo em vista, a avaliação da influência da espessura das peças, a quantificação da retracção diferencial que se processa na espessura das peças, a avaliação da influência de diferentes condições ambientais, para além da aferição da metodologia experimental utilizada pelo Núcleo do Observação de Estruturas do LNEC. Foi também realizado um conjunto de ensaios com vista a obter um melhor esclarecimento da relação entre a retracção de provetes de betão colocados em obra e a retracção que ocorre nas secções dos tabuleiros em caixão de pontes. Para tal, foram executados e instrumentados painéis de parede de betão que foram mantidos em condições ambientais semelhantes às das almas de um tabuleiro em caixão, isto é, uma das faces sujeita a ambiente interior e a outra a ambiente exterior e, simultaneamente, foi também avaliada a retracção do mesmo betão em provetes colocados nesses diferentes ambientes. Com a informação obtida foi possível, por um lado, avaliar a retracção das peças sujeitas a diferentes ambientes em duas superfícies opostas e, por outro lado, esclarecer qual a relação entre a retracção medida em provetes de betão e a retracção que ocorre nos elementos estruturais cujas faces opostas estão sujeitas a esses diferentes ambientes. Com base nos resultados obtidos nos ensaios realizados, foi proposta uma metodologia para a modelação do comportamento estrutural de pontes que considera a não uniformidade da retracção do betão na secção transversal do tabuleiro. Essa metodologia, que consiste na consideração integrada de um modelo longitudinal global da estrutura e de modelos locais das aduelas, tirando partido da informação experimental disponível sobre a retracção, foi aplicada às pontes S. João e Miguel Torga, cujo comportamento estrutural é observado pelo LNEC. Por último, apresentam-se as principais conclusões do trabalho e formulam-se algumas perspectivas sobre o seu desenvolvimento futuro.
Year: 2007
Author(s): Santos, T.
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Dissertação de Mestrado
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Aplicação do método das componentes a ligações viga-pilar, metálicas e mistas, sujeitas a carregamento cíclico
O aparecimento dos Eurocódigos e das novas ligações semi-rígidas, por oposição às anteriores, rígidas ou rotuladas, deu origem ao estabelecimento do Método das Componentes como principal método utilizado na caracterização de ligações metálicas e mistas. Segundo a pesquisa bibliográfica efectuada, este método mecânico permite caracterizar o comportamento de ligações sujeitas a carregamentos estáticos no entanto pouco se sabe sobre a sua aplicação a carregamentos cíclicos. As tarefas realizadas no âmbito desta dissertação desenvolveram-se nas três frentes do estudo de ligações metálicas e mistas: experimental, analítica e numérica. No âmbito da primeira foram estudados 8 ensaios (2 monotónicos e 6 cíclicos) de ligações soldadas e com cantoneiras para aferir o seu comportamento estático e cíclico. Os estudos analítico e numérico consistiram na aferição do comportamento estático das 8 ligações. O primeiro foi realizado, para todas, através do Método das Componentes enquanto o segundo, para duas apenas, através de modelos tridimensionais de elementos finitos. A comparação dos resultados e a definição de critérios permitiram calibrar parâmetros de avaliação do Método das Componentes e perceber se este é adequado a situações de carregamentos cíclico. O estudo desenvolvido é uma contribuição para a definição de parâmetros de transformação da caracterização do comportamento em situações de carregamento estático para a caracterização em situações de carregamento dinâmico.
Year: 2008
Author(s): Santos, J.
Keywords: Comportamento cíclico; Modelação com elementos finitos; Método das componentes; Ensaios experimentais; Ligações metálicas e mistas; Ligações semi-rígidas
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Relatório Científico
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Relatório de atividades do Núcleo de Observação de Estruturas no ano de 2023
O presente documento visa apresentar de forma sucinta as atividades desenvolvidas pelo Núcleo deObservação de Estruturas do Departamento de Estruturas durante o ano de 2023. A atividade desenvolvida está apresentada de acordo com as vertentes habitualmente consideradas no LNEC, isto é, i) Investigação e Inovação; ii) Estudos e pareceres; iii) Outras atividades científicas e técnicas. Este relatório inclui também uma caracterização dos recursos humanos afetos ao núcleo, bem como da faturação externa obtida.
Year: 2024
Author(s): Oliveira Santos, L.
Keywords: Núcleo de Observação de Estruturas; Relatório de atividade
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Software DT500COM - Controlo dos Geologgers da Série DT500, da Datataker
Neste relatório apresenta-se o software desenvolvido para controlo das subunidades de aquisição Geologger série 500, da Datataker. Para além de se fornecerem indicações para trabalhar com o software referido, é feita uma apresentação do projeto desenvolvido na linguagem de programação C#.
Year: 2016
Author(s): Silveira, A. P. C. da; Barateiro, J.
Keywords: C#; Data logger; Porta série
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OPÇÕES E PARÂMETROS ADOPTADOS NO ANEXO NACIONAL DA EN-1991-1-5
Em 1975 a Comunidade Económica Europeia adoptou um programa de acção tendente a harmonizar as especificações técnicas e a eliminar entraves técnicos, na área da construção. Neste sentido foram criadas regras técnicas para o projecto de estruturas, que numa primeira fase coexistiriam com as regras preconizadas na regulamentação nacional, mas que posteriormente as deveriam substituir. Deste modo encontra-se em fase final de desenvolvimento um conjunto de Eurocódigos Estruturais, dos quais faz parte o Eurocódigo 1 Acções em Estruturas. As normas nacionais destinadas à implementação dos Eurocódigos, para além de incluírem o texto completo desses Eurocódigos, poderão ter um Anexo Nacional, no qual é possível, para determinados parâmetros, optar entre procedimentos e valores alternativos, de modo a ser tida ter consideração a diversidade de condições existente na Europa. Assim, a parte 1.5 do Eurocódigo 1 (EN-1991-1-5 Acções Gerais Acções térmicas), destinada à definir as acções térmicas resultantes de condições climáticas ou de funcionamento a adoptar em estruturas, permite a opção nacional em diversas cláusulas, destinando-se o presente relatório a apresentar e justificadar as opções tomadas no Anexo Nacional da EN-1991-1-5.
Year: 2008
Number Pages:
40pp.
Author(s): Silveira, A. P. C. da
Keywords: Parâmetros adoptados; Opções; En-1991-1-5; No anexo nacional
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Materiais metálicos. Arames. Ensaio de dobragem alternada. Projecto de revisão da NP 851 (1971)
O presente trabalho apresenta um projecto de revisão da Norma Portuguesa NP 851 (1971)
Year: 1991
Author(s): Baptista, A. M.
Keywords: Normalização; Ensaio de Dobragem Alternada; Arames; Materiais metálicos
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Materiais metálicos. Ensaio de dureza. Ensaio Vickers. 1ª Parte: HV5 a HV100. Projecto de Norma Portuguesa.
O presente trabalho apresenta um projecto de Norma Portuguesa relativo ao ensaio de dureza Vickers (HV5 a HV100) de materiais metálicos, e insere-se numa série de estudos programados pelo autor, enquanto coordenador da normalização nacional no domínio dos ensaios mecânicos, físicos e não-destrutivos de materiais metálicos, a fim de actualizar as Normas Portuguesas existentes neste domínio.O texto apresentado consiste na versão final de uma proposta redigida pelo autor, na sequência dos estudos efectuados ao nível da Comissão Técnica de Normalização competente.
Year: 1990
Author(s): Baptista, A. M.
Keywords: Normalização; Ensaio Vickers; Ensaio de dureza; Materiais metálicos
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