Artigos de Revista
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Novos desafios na monitorização da estrutura de ampliação da pista do Aeroporto da Madeira
O Aeroporto da Madeira é uma infraestrutura crítica com características estruturais únicas, o que motivou a monitorização do seu comportamento estrutural desde a construção da estrutura de ampliação da pista, que decorreu entre 1995 e 2000. O conhecimento adquirido do comportamento da estrutura em serviço, bem como a significativa evolução tecnológica, tornaram natural uma atualização do sistema de monitorização, tendo em vista o incremento de informação relevante para a gestão da sua conservação. Para além de novos sistemas de aquisição e comunicação, a atualização operada compreendeu a instalação de novas funcionalidades, designadamente a monitorização do movimento das juntas de dilatação e do comportamento dinâmico, quer através de acelerómetros e extensómetros em fibra óptica, quer por via de um sistema de correlação digital de imagem. Nesta comunicação é brevemente descrito o sistema de monitorização original, bem como os novos sensores e alguns dos resultados iniciais, que se afiguram promissores.
Ano: 2022
Número Páginas:
123-130.
Autor(es): Oliveira Santos, L.; Xu, Min; Reis, J. P.; Barros, F.; Aguiar, S.; Sousa, P.; Tavares, P.; Moreira, P.; Franco, E.
Revista: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas
Editor: LNEC
Volume:
Série III. n.º 18.
Keywords: Monitorização dinâmica; Monitorização da integridade estrutural; Correlação digital de imagem; Aeroporto da Madeira
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Calibration of partial safety factors using FORM
Partial safety factors present in codes are defined for the design of broad populations of structures. As a consequence, they do not always reflect correctly the uncertainties for specific existing structures. The possibility of adjusting them has therefore great interest when assessing an existing structure. The concept of design point connected to FORM offers a simple method to calibrate partial safety factors for individual variables. This paper discusses the overall methodology and develops a set of analytical expressions for the probabilistic models more common in structural reliability. As it will be seen the partial factor for a particular variable can be adjusted once defined: (1) probabilistic model used to describe the uncertainty in that variable; (2) coefficient of variation of the variable; (3) fractile implicit on the characteristic value used to quantify the design value; (4) importance of the variable in the limit state under consideration (measured by the respective sensitivity factor), and (5) target reliability index. The choice of the probabilistic model influences significantly the partial factors and this influence rises as the coefficient of variation increases. As a consequence, more attention must be paid when choosing a probabilistic model for a variable with high coefficient of variation.
Ano: 2020
Número Páginas:
29-42.
Autor(es): Jacinto, L. A. do C.; Oliveira Santos, L.; Neves, L.
Revista: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas
Editor: LNEC
Volume:
Série III, nº 14.
Keywords: Existing structures; Sensitivity factors; FORM; Partial safety factors; Structural safety
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Metodologias para avaliação da segurança estrutural de obras de arte existentes. Aplicação ao caso da reabilitação da Linha de Sena
Neste artigo apresentam-se metodologias destinadas à avaliação estrutural de obras de arte existentes e o caso concreto da sua aplicação à avaliação da segurança estrutural de pontes da Linha de Sena, em Moçambique, efetuada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, no âmbito da reabilitação desta linha, trabalho que foi levado a cabo pela Mota-Engil Ferrovias. Para além do desenvolvimento das metodologias de avaliação da segurança estrutural, este estudo envolveu diversas vertentes, designadamente a inspeção e o levantamento geométrico das obras, a sua modelação e o cálculo dos esforços devidos à circulação ferroviária, considerando as características do tráfego que circula ou se prevê que venha a circular nesta linha. Nesta análise foram tidos em conta os fenómenos de fadiga, no caso das pontes metálicas.
Ano: 2017
Número Páginas:
115-126pp..
Autor(es): Silveira, A. P. C. da; Coelho, T.; Asseiceiro, F.
Revista: RPEE
Editor: Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Volume:
Série III / n.º 3.
Keywords: Linha de Sena; Ponte ferroviária; Método do dano acumulado; Fadiga; Segurança estrutural
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Monitorização do comportamento dinâmico da Ponte de São João
A ponte ferroviária de São João, sobre o rio Douro, na cidade do Porto, é uma estrutura de betão armado pré-esforçado, com uma extensão total de 1028,8 m. Projetada pelo Prof. Edgar Cardoso, esta obra de arte foi inaugurada em 1991.A ponte foi instrumentada durante a construção tendo em vista a caracterização experimental do seu comportamento estrutural estático, com base em campanhas periódicas. Em 2007 foi efetuada a modernização do sistema instalado, visando fundamentalmente a automatização das medições. Posteriormente foi instalado um sistema de monitorização de vibração contínua. Para a identificação de características dinâmicas da estrutura em tempo real, a partir das acelerações adquiridas, foi desenvolvido um procedimento automático, com base no método de identificação estocástica em subespaços usando as funções de correlação (SSI-COV) e a análise de clusters.Nesta comunicação é apresentada a metodologia desenvolvida e os resultados obtidos durante um ano e meio de monitorização.
Ano: 2017
Número Páginas:
99-108.
Autor(es): Xu, Min; Oliveira Santos, L.; Suleyman, Naim
Revista: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas
Editor: LNEC
Volume:
Série III, nº 5.
Keywords: Ensaios de vibração ambiente; Análise modal operacional; Monitorização dinâmica contínua; Ponte ferroviária
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Ensaios da Ponte Internacional de Valença após a reabilitação dos pilares e fundações
A Ponte Internacional de Valença sobre o rio Minho, construída em 1886, é uma obra de arte metálica destinada ao tráfego rodoviário e ferroviário. Recentemente, com o intuito de prolongar a vida útil da obra e aumentar a segurança de circulação, foi efetuada uma intervenção profunda ao nível das fundações, dos pilares, dos aparelhos de apoio e do sistema resistente às forças horizontais. Na sequência desta intervenção foram realizados ensaios de carga estáticos e ensaios de frenagem, com o objetivo de aferir o sucesso da reabilitação. Para esse efeito, na conceção dos ensaios e da instrumentação efetuada houve particular atenção à caracterização do comportamento dos pilares, dos aparelhos de apoio e dos dispositivos de absorção das forças horizontais. Na presente comunicação, para além de uma breve descrição da obra e dos trabalhos de reabilitação, descrevem-se os ensaios realizados e apresentam-se os principais resultados obtidos, que permitiram caracterizar o comportamento da estrutura nas novas condições de funcionamento.
Ano: 2015
Número Páginas:
49 - 57pp.
Autor(es): Oliveira, P.; Xu, Min; Oliveira Santos, L.; Campos, P.
Revista: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas
Editor: rpee
Volume:
Série II, nº15.
Keywords: Dispositivos LUD; Ensaios de frenagem; Reabilitação; Ponte metálica
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Aeolian Microtextures in Silica Spheres Induced in Wind Tunnel Experiment: Comparison with Aeolian Quartz
Microtextures in quartz attributed to aeolian transport, principally bulbous edges and abrasion fatigue have seldom been tested in the laboratory under controlled conditions. A wind tunnel experiment was conducted, using glass spheres (>70% SiO2) as a proxy for quartz, with the objective of determining the extent of mechanical damage to silica/glass transported in a mixture with quartz beach sand.
Ano: 2012
Número Páginas:
10pp.
Autor(es): Costa, P.; Andrade, C.; Mahaney, W.; Marques da Silva, F.; Freire, P.; Freitas, M. Conceição; Janardo, C.; Oliveira, M. Alexandra; Silva, T.; Lopes, V.
Revista: Geomorphology
Editor: Elsevier
Keywords: Aeolian transport; Silica spheres; Wind tunnel
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Ensaios de carga de pontes
N/A
Ano: 2011
Número Páginas:
14-18.
Autor(es): Oliveira Santos, L.
Revista: Construção Magazine
Editor: Engenho e Média, Lda
Volume:
43.
Keywords: Ensaios ambiente; Ensaios de carga
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Ensaios estáticos e dinâmicos da ponte sobre o rio Mondego na auto-estrada A17
A ponte sobre o rio Mondego na auto-estrada A17 foi sujeita a ensaios estáticos e dinâmicos realizados no final da sua construção. Para além de uma descrição geral da estrutura e dos procedimentos adoptados durante os ensaios estáticos e dinâmicos, são apresentados alguns dos principais resultados, estabelecendo-se a comparação entre valores medidos e calculados.
Ano: 2009
Número Páginas:
29-36pp.
Autor(es): Xu, Min; Oliveira Santos, L.
Revista: Revista Portuguesa de Engenharia Estrutura
Editor: rpee
Volume:
Série II, nº5.
Keywords: Ponte de betão pré-esforçado; Linhas de influência; Identificação modal; Ensaios dinâmicos; Nivelamento hidrostático; Ensaios de carga
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Simulation of ventilated facades in hot and humid climates
The Hong Kong climate is sub-tropical with a hot and humid weather from May to September and temperate climate for the rfemaining 7 month period. A mechanical ventilation and air-conditioning (MVAC) system is ususally operated to avoid the high temperatures resulting in high peak cooling loads. The facade design has a significant influence on the energy performance of office buildings. This work evaluates different ventilated facade designs in respect to energy savings. Thermal building simulations(TRNSYS)were linked to nodal airflow network simulations (COMIS)for detailed ventilated double-skin facade performance. In prder to validate the model, simulations were carried out for an office building in Lisboa; the results were compared with measured data from the same building. The simulation results of surface and air temperatures show good agreement with the measurements. The results of the study can be used to reduce surface emperatures by using different materials for the roller blind that is positioned in the cavity od the double-skin facade. The results can further be used to reduce the high peak cooling loads during the summer period. This may result in significat energy savings and a reduction in the system's cooling capacity. It prooved that a careful facade design can play an important role in highly glazed buildings and provides potential for energy efficiency.
Ano: 2009
Número Páginas:
361-373.
Autor(es): Haase, M.; Marques da Silva, F.; Amato, A.
Editor: Elsevier
Volume:
41.
Keywords: Double skin faã§ades
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Gap inner presure in multy-storey double skin facades
double-skin façades (DSF) areused as an architectural solution to improve indoor comfort being characterized by having at least two membranes between the indoor occupied space and the exterior environment, separated by ana ir gap where the shading devices lie. The pressure within he gap plays an important role on i) the glazing structural safety; ii) te sahft ventilation, in particular if a natural ventilation scheme is implemented, but also to promote an efficient gap air change, and; iii) the safety of the maintenence satff, especially when windows may be opened to the interior.Although there are several DSF typologies only the multi-storey case, where no horizontal or vertical partitioning exists between the two skins, will be analised in this paper. Nevertheless, there are still a number of possible layouts for multi-storey DSF that might impose different pressure distributions within the gap. This paper refers to a set of wind tunnel tests made over a building model wit different multi-storey DSF layouts - from open an all edges to fully lateral closure and from naroow to wide gap depths, for an extented range of wind directions. The experimental data showed a layout dependent inner wall pressure distribution that may be considered different from the unsheltered building.
Ano: 2008
Número Páginas:
1553-1559.
Autor(es): Marques da Silva, F.; MG Gomes
Editor: Elsevier
Volume:
40.
Keywords: Double skin façades
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Comunicações
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Análise estatística das características mecânicas de cordões de pré-esforço
O estudo que se apresenta diz respeito ao tratamento estatístico de propriedades mecânicas de cordões de pré-esforço obtidas em ensaios de tracção realizados no Laboratório de Produtos Metálicos do LNEC no âmbito da certificação desses produtos. Os ensaios de tracção abrangem o período entre 2001 e 2009 e envolvem várias trefilarias de vários países. Julga-se por isso que a análise efectuada tem um grau razoável de abrangência quer temporal quer em termos de proveniência dos aços. Neste estudo analisa-se a variabilidade das principais propriedades mecânicas dos cordões, que se constata ser bastante baixa, e propõem-se modelos probabilísticos para essas propriedades.
Ano: 2010
Número Páginas:
10.
Autor(es): Jacinto, L. A. do C.; Oliveira Santos, L.; Neves, L.; Pipa, M.
Editor: GPBE
Keywords: Características mecânicas de pré-esforço; Análise estatística
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Avaliação da resistência do betão em estruturas existentes ensaios directos versus ensaios indirectos
A Norma NP EN 13791:2008 contem orientações para a avaliação da resistência do betão in-situ e estabelece o ensaio directo de carotes como o ensaio de referência. De facto, o ensaio de compressão de carotes é considerado actualmente o método mais preciso para a avaliação da resistência do betão em estruturas existentes. Porém, o número de carotes que é possível extrair de uma estrutura é em geral limitado, pelo que pode ser vantajoso complementar os resultados dos ensaios de carotes com algum tipo de ensaio indirecto. Os ensaios indirectos sempre carecem de uma calibração prévia, que, segundo a Norma mencionada acima, deve ser realizada a partir de carotes extraídas da estrutura. A Norma estabelece dois métodos para a obtenção da curva de calibração. Num dos métodos é exigido um número mínimo de 18 carotes. Mas, com esse número carotes, é somente natural questionar se é necessário realmente complementar esses 18 resultados com algum tipo de ensaio indirecto. Esta questão motivou o estudo que se apresenta. Especificamente, procura determinar-se o número de carotes acima do qual o uso de um ensaio indirecto (como complemento ao ensaio directo de carotes) deixa de ser atractivo. Como se demonstra, esse número depende basicamente da qualidade do betão (medida pelo coeficiente de variação da resistência) e da fiabilidade do ensaio indirecto a usar.
Ano: 2010
Número Páginas:
9.
Autor(es): Jacinto, L. A. do C.; Oliveira Santos, L.; Neves, L.; Monteiro, A.; Gonçalves, A.
Editor: GPBE
Keywords: Ensaios indirectos; Ensaios directos; Estruturas existentes; Avaliação da resistência do betão
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Bayesian probabilistic assessment of in-situ concrete strength
N/A
Ano: 2010
Número Páginas:
11 p.
Autor(es): Jacinto, L. A. do C.; Oliveira Santos, L.
Editor: IABSE - International Association for Bridges and Structural Engineering
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Identificação Modal de um Viaduto Antes e Depois da sua Reabilitação Estrutural
N/A
Ano: 2010
Número Páginas:
16p.
Autor(es): Ledesma, M.; Lourenço Rodrigues, J.
Editor: UTN - Universidad Tecnológica Nacional
Keywords: Níveis de vibração; Identificação modal; Monitorização dinâmica; Comportamento estrutural; Reabilitação de pontes
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Metodologias não tradicionais na avaliação de segurança de pontes existentes
O envelhecimento progressivo dos parques de obras de arte tem como consequência o aparecimento de diversos tipos de anomalias, algumas das quais com reflexos na durabilidade e segurança das estruturas. Por este motivo, a avaliação da segurança de pontes existentes tornou-se uma actividade de reconhecida importância. Demonstra-se nesta comunicação a necessidade de regulamentação específica nesta área. Além disso, por meio de um caso de estudo, ilustra-se o uso de duas metodologias que não são de uso corrente no projecto de estruturas novas, mas que apresentam benefícios tangíveis na avaliação de segurança de pontes existentes.
Ano: 2010
Número Páginas:
11.
Autor(es): Jacinto, L. A. do C.; Oliveira Santos, L.; Neves, L.; Silveira, A. P. C. da
Keywords: Pontes existentes; Avaliação de segurança
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Monitoring of Road Structures Real Time Acquisition and Control of Data
The growing socio-economical importance of roads and of their structures and infrastructures, together with the most recent technological advances, encourage the development of structural health monitoring systems that, to be effective, must acquire relevant data continuously and autonomously making it available on-line or in appropriate databases. If these systems are also capable of processing data in real time and set off alarms based on the quantities acquired, they can be used to control the safety and may give an important contribution to the maintenance of structures such as bridges and tunnels, and infrastructures such as road embankments and slopes. This work presents a system with these capabilities, developed at LNEC, which can be applied to control the safety and maintenance of road structures and infrastructures. After a short general description of this system, several aspects are focused, such as the control of networks of the data acquisition systems, the automatic transmission, the real time removal of erroneous values, the alarm triggering and the processes of acceptance, identification and storage of data. Finally this work refers the installation of the system developed, in several railway and road bridges, located in Portugal. The installation of this system in several structures has given an important contribution to its development.
Ano: 2010
Número Páginas:
6p.
Autor(es): Santos, J.; Silveira, A. P. C. da; Oliveira Santos, L.; Calado, L.
Editor: IRF - International Road Federation
Keywords: Bridges; Automation; Automatic Wireless Transmission; Structural health monitoring; Real Time Processing
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Observação e ensaio da Ponte 4 de Abril sobre o rio Catumbela em Angola
A Ponte 4 de Abril é uma obra de arte atirantada que atravessa o rio Catumbela na via rápida entre Benguela e Lobito, em Angola. As características da obra, bem como a sua importância no sistema rodoviário, levaram o Instituto de Estradas de Angola a proceder à monitorização do seu comportamento estrutural. Neste sentido o Laboratório Nacional de Engenharia Civil e o Laboratório de Engenharia de Angola estabeleceram uma parceria visando a instalação de um sistema que permitisse a monitorização da estrutura bem como a realização de ensaios estáticos e dinâmicos no final da construção. Na presente comunicação apresenta-se o plano de observação implementado e descrevem-se os ensaios realizados, apresentando-se alguns dos resultados obtidos que são comparados com os valores calculados através do modelo numérico desenvolvido para o planeamento dos ensaios e interpretação dos seus resultados.
Ano: 2010
Número Páginas:
10p.
Autor(es): Oliveira Santos, L.; Silveira, A. P. C. da
Editor: GPBE
Keywords: Ensaios de carga; Observação
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Aplicação do método das componentes a carregamentos cíclicos
A crescente utilização de ligações semi-rígidas e o aparecimento dos Eurocódigos motivaram o estabelecimento do Método das Componentes como principal método de análise de ligações metálicas e mistas. Este método mecânico permite caracterizar o comportamento de ligações sujeitas a carregamentos estáticos no entanto pouco se sabe sobre a sua aplicação a carregamentos cíclicos. O trabalho que se apresenta consiste num estudo do desempenho deste método em situações de carregamentos cíclicos. Para tal são analisados os resultados do Método das Componentes e de ensaios experimentais, estáticos e cíclicos quase estáticos, a diversos modelos de ligações viga-coluna. Além das conclusões sobre a capacidade de carac- terização do comportamento cíclico de ligações são também definidos parâmetros de ajuste deste método a carregamentos cíclicos aplicados a ligações metálicas e mistas.
Ano: 2009
Número Páginas:
10.
Autor(es): Santos, J.; Calado, L.
Editor: CMM - Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista
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Avaliação estrutural de pontes existentes estado da prática
Nesta comunicação distinguem-se dois tipos de avaliação de pontes, chamando-se à atenção para as diferenças existentes entre o dimensionamento de estruturas novas e a avaliação de estruturas existentes. Apresenta-se uma síntese dos procedimentos adoptados na avaliação de pontes existentes em quatro países com desenvolvimento significativo neste domínio de actividade.
Ano: 2009
Número Páginas:
8p.
Autor(es): Jacinto, L. A. do C.; Oliveira Santos, L.; Neves, L.
Editor: ASCP - Associação para a Segurança e Conservação de Pontes
Keywords: Avaliação de condição; Avaliação estrutural; Fiabilidade; Segurança; Pontes existentes
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Caracterização do Comportamento de Ventiladores Estáticos, Determinação Experimental das Curvas Características
O presente artigo apresenta o estudo experimental do comportamento de dois modelos de ventilador estático existentes no mercado (modelos VTI e pinha). Os ensaios foram realizados no túnel de vento do Departamento de Estruturas do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). O principal objectivo do trabalho consistiu em discutir a validade do método de classificação actualmente em vigor, sugerindo ao mesmo tempo uma nova metodologia de ensaio que permita comparar o desempenho dos ventiladores, incluindo a capacidade de extracção e a capacidade de se opor à inversão do escoamento. Obteve-se ainda a curva de funcionamento adimensional de cada modelo. Verificou-se que para o regime de velocidade do vento habitual, o desempenho dos terminais é bastante idêntico, sendo a principal diferença reside a capacidade de se oporem à inversão do escoamento, que é superior no modelo pinha. O método de classificação actualmente em vigor, baseado numa diferença de pressão obtida para caudal de extracção nulo, é insuficiente para determinar a capacidade real dos terminais em funcionamento
Ano: 2009
Número Páginas:
11p.
Autor(es): Loureiro, J.; Marques da Silva, F.; Eça, L.
Keywords: Ventiladores estáticos
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Teses de Doutoramento
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Retracção do betão em pontes
A retracção tem uma importância significativa na concepção, dimensionamento, processo construtivo e comportamento em serviço de grandes estruturas de betão. No entanto, não estão ainda completamente esclarecidos os mecanismos básicos a ela inerentes e o modo como interagem entre si, além de que os modelos de previsão não consideram de forma adequada a influência dos factores que a determinam. Os objectivos desta dissertação prendem-se com o estudo da retracção do betão e suas consequências estruturais em pontes, aprofundando e desenvolvendo trabalhos anteriormente efectuados neste domínio. Neste sentido, foi planeada uma extensa campanha de ensaios em provetes tendo em vista, a avaliação da influência da espessura das peças, a quantificação da retracção diferencial que se processa na espessura das peças, a avaliação da influência de diferentes condições ambientais, para além da aferição da metodologia experimental utilizada pelo Núcleo do Observação de Estruturas do LNEC. Foi também realizado um conjunto de ensaios com vista a obter um melhor esclarecimento da relação entre a retracção de provetes de betão colocados em obra e a retracção que ocorre nas secções dos tabuleiros em caixão de pontes. Para tal, foram executados e instrumentados painéis de parede de betão que foram mantidos em condições ambientais semelhantes às das almas de um tabuleiro em caixão, isto é, uma das faces sujeita a ambiente interior e a outra a ambiente exterior e, simultaneamente, foi também avaliada a retracção do mesmo betão em provetes colocados nesses diferentes ambientes. Com a informação obtida foi possível, por um lado, avaliar a retracção das peças sujeitas a diferentes ambientes em duas superfícies opostas e, por outro lado, esclarecer qual a relação entre a retracção medida em provetes de betão e a retracção que ocorre nos elementos estruturais cujas faces opostas estão sujeitas a esses diferentes ambientes. Com base nos resultados obtidos nos ensaios realizados, foi proposta uma metodologia para a modelação do comportamento estrutural de pontes que considera a não uniformidade da retracção do betão na secção transversal do tabuleiro. Essa metodologia, que consiste na consideração integrada de um modelo longitudinal global da estrutura e de modelos locais das aduelas, tirando partido da informação experimental disponível sobre a retracção, foi aplicada às pontes S. João e Miguel Torga, cujo comportamento estrutural é observado pelo LNEC. Por último, apresentam-se as principais conclusões do trabalho e formulam-se algumas perspectivas sobre o seu desenvolvimento futuro.
Ano: 2007
Autor(es): Santos, T.
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Dissertações de Mestrado
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Aplicação do método das componentes a ligações viga-pilar, metálicas e mistas, sujeitas a carregamento cíclico
O aparecimento dos Eurocódigos e das novas ligações semi-rígidas, por oposição às anteriores, rígidas ou rotuladas, deu origem ao estabelecimento do Método das Componentes como principal método utilizado na caracterização de ligações metálicas e mistas. Segundo a pesquisa bibliográfica efectuada, este método mecânico permite caracterizar o comportamento de ligações sujeitas a carregamentos estáticos no entanto pouco se sabe sobre a sua aplicação a carregamentos cíclicos. As tarefas realizadas no âmbito desta dissertação desenvolveram-se nas três frentes do estudo de ligações metálicas e mistas: experimental, analítica e numérica. No âmbito da primeira foram estudados 8 ensaios (2 monotónicos e 6 cíclicos) de ligações soldadas e com cantoneiras para aferir o seu comportamento estático e cíclico. Os estudos analítico e numérico consistiram na aferição do comportamento estático das 8 ligações. O primeiro foi realizado, para todas, através do Método das Componentes enquanto o segundo, para duas apenas, através de modelos tridimensionais de elementos finitos. A comparação dos resultados e a definição de critérios permitiram calibrar parâmetros de avaliação do Método das Componentes e perceber se este é adequado a situações de carregamentos cíclico. O estudo desenvolvido é uma contribuição para a definição de parâmetros de transformação da caracterização do comportamento em situações de carregamento estático para a caracterização em situações de carregamento dinâmico.
Ano: 2008
Autor(es): Santos, J.
Keywords: Comportamento cíclico; Modelação com elementos finitos; Método das componentes; Ensaios experimentais; Ligações metálicas e mistas; Ligações semi-rígidas
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Relatórios
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Relatório de atividades do Núcleo de Observação de Estruturas no ano de 2023
O presente documento visa apresentar de forma sucinta as atividades desenvolvidas pelo Núcleo deObservação de Estruturas do Departamento de Estruturas durante o ano de 2023. A atividade desenvolvida está apresentada de acordo com as vertentes habitualmente consideradas no LNEC, isto é, i) Investigação e Inovação; ii) Estudos e pareceres; iii) Outras atividades científicas e técnicas. Este relatório inclui também uma caracterização dos recursos humanos afetos ao núcleo, bem como da faturação externa obtida.
Ano: 2024
Autor(es): Oliveira Santos, L.
Keywords: Núcleo de Observação de Estruturas; Relatório de atividade
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Software DT500COM - Controlo dos Geologgers da Série DT500, da Datataker
Neste relatório apresenta-se o software desenvolvido para controlo das subunidades de aquisição Geologger série 500, da Datataker. Para além de se fornecerem indicações para trabalhar com o software referido, é feita uma apresentação do projeto desenvolvido na linguagem de programação C#.
Ano: 2016
Autor(es): Silveira, A. P. C. da; Barateiro, J.
Keywords: C#; Data logger; Porta série
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OPÇÕES E PARÂMETROS ADOPTADOS NO ANEXO NACIONAL DA EN-1991-1-5
Em 1975 a Comunidade Económica Europeia adoptou um programa de acção tendente a harmonizar as especificações técnicas e a eliminar entraves técnicos, na área da construção. Neste sentido foram criadas regras técnicas para o projecto de estruturas, que numa primeira fase coexistiriam com as regras preconizadas na regulamentação nacional, mas que posteriormente as deveriam substituir. Deste modo encontra-se em fase final de desenvolvimento um conjunto de Eurocódigos Estruturais, dos quais faz parte o Eurocódigo 1 Acções em Estruturas. As normas nacionais destinadas à implementação dos Eurocódigos, para além de incluírem o texto completo desses Eurocódigos, poderão ter um Anexo Nacional, no qual é possível, para determinados parâmetros, optar entre procedimentos e valores alternativos, de modo a ser tida ter consideração a diversidade de condições existente na Europa. Assim, a parte 1.5 do Eurocódigo 1 (EN-1991-1-5 Acções Gerais Acções térmicas), destinada à definir as acções térmicas resultantes de condições climáticas ou de funcionamento a adoptar em estruturas, permite a opção nacional em diversas cláusulas, destinando-se o presente relatório a apresentar e justificadar as opções tomadas no Anexo Nacional da EN-1991-1-5.
Ano: 2008
Número Páginas:
40pp.
Autor(es): Silveira, A. P. C. da
Keywords: Parâmetros adoptados; Opções; En-1991-1-5; No anexo nacional
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Materiais metálicos. Arames. Ensaio de dobragem alternada. Projecto de revisão da NP 851 (1971)
O presente trabalho apresenta um projecto de revisão da Norma Portuguesa NP 851 (1971)
Ano: 1991
Autor(es): Baptista, A. M.
Keywords: Normalização; Ensaio de Dobragem Alternada; Arames; Materiais metálicos
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Materiais metálicos. Ensaio de dureza. Ensaio Vickers. 1ª Parte: HV5 a HV100. Projecto de Norma Portuguesa.
O presente trabalho apresenta um projecto de Norma Portuguesa relativo ao ensaio de dureza Vickers (HV5 a HV100) de materiais metálicos, e insere-se numa série de estudos programados pelo autor, enquanto coordenador da normalização nacional no domínio dos ensaios mecânicos, físicos e não-destrutivos de materiais metálicos, a fim de actualizar as Normas Portuguesas existentes neste domínio.O texto apresentado consiste na versão final de uma proposta redigida pelo autor, na sequência dos estudos efectuados ao nível da Comissão Técnica de Normalização competente.
Ano: 1990
Autor(es): Baptista, A. M.
Keywords: Normalização; Ensaio Vickers; Ensaio de dureza; Materiais metálicos
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