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CaraterizaÆo da agitaÆo mar¡tima e das sobrelevaäes em torno das obras de expansÆo e requalificaÆo do Porto Ingls (Ilha do Maio
No mbito do projeto das
Year: 2022
Author(s): Pinheiro, L.; Silva, L. G.; Costa, C.E.B.C.; Lemos, R.; Neves, M. G.; Fortes, C. J. E. M.; Soares, R. E.
Editor: 7¦s Jornadas de Engenharia Hidrogr fica / 2¦s Jornadas Luso-Espanholas de Hidrografia
Keywords: An lise temporal e espetral; SobrelevaÆo; Porto Ingls; AgitaÆo mar¡tima
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ComparaÆo de tcnicas fotogramtricas na reconstituiÆo digital do modelo f¡sico 3D do prolongamento do molhe do Porto de Sines
Neste trabalho sÆo apresentados os resultados da comparaÆo entre trs metodologias para obtenÆo de modelos tridimensionais de superf¡cie, aplicadas
situaÆo espec¡fica do modelo f¡sico 3D do prolongamento do molhe leste do porto de Sines.
Year: 2022
Author(s): Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; CapitÆo, R.
Editor: PIANC
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Damage Evolution Prediction during 2D Scale-Model Tests of a Rubble-Mound Breakwater: A Case Study of Ericeira
Melby presents a formula to predict damage evolution in rubble-mound breakwaters whose armour layer is made of rock, based on the erosion measured in scale-model tests and the characteristics of the incident sea waves in such tests. However, this formula is only valid for armour layers made of rock and for the range of tested sea states. The present work aims to show how the Melby methodology can be used to establish a similar formula for the armour layer damage evolu tion in a rubble-mound breakwater where tetrapods are employed. For that, a long-duration test series is conducted with a 1:50 scale model of the quay section of the Ericeira Harbour breakwater. The eroded volume of the armour layer was measured using a Kinect position sensor. The damage parameter values measured in the experiments are lower than those predicted by the formulation for rock armour layers. New
Year: 2022
Author(s): Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.; Lemos, R.
: Modelling
Editor: MDPI
Keywords: rubble-mound breakwater; damage evolution; position sensor
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Desempenho de um dispositivo de aproveitamento da energia das ondas do tipo coluna de gua oscilante integrado em trs tipos de estruturas de proteÆo portu ria
Os dispositivos de aproveitamento da energia das ondas do tipo Coluna de µgua Oscilante (CAO) podem ser inseridos em proteäes portu rias, tais como os quebra-mares verticais e de talude e quebra-mares sobre estacas. Assim, a interaÆo entre a onda incidente e a estrutura na qual o dispositivo de aproveitamento da energia das ondas integrado significativamente diferente, j que, no caso de um quebra-mar vertical, a estrutura imperme vel e que, no caso de um quebra-mar de talude, a estrutura porosa. O desempenho do dispositivo de CAO para estas trs configuraäes analisado para um intervalo de per¡odo de onda incidente regular entre 6 e 12 s e uma altura de onda de 1 m. O dispositivo de CAO integrado no quebra-mar vertical apresenta o maior desempenho (potncia pneum tica m xima de 70 kW), sendo que a potncia pneum tica globalmente 3 % maior do que a do CAO inserido no quebra-mar de talude (potncia pneum tica m xima de 67,4 kW). O desempenho do dispositivo de CAO integrado no quebra-mar sobre estacas similar ao do dispositivo em quebra-mar vertical para os per¡odos de onda inferiores a 9 s, mas apresenta uma perda de eficincia significativa para per¡odos de onda maiores.
Year: 2022
Author(s): Teixeira, P.; Didier, E.
Editor: ENMC, XIII ECTM
Keywords: RANS; Modelagem numric; Quebra-mar vertical; Quebra-mar de talude; Coluna de gua oscilante
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DeterminaÆo do espraiamento em quebra-mares de talude atravs da metodologia TimeStack e atravs de sonda resistiva. Uma an lise comparativa
O objetivo deste trabalho a comparaÆo de duas metodologias utilizadas na avaliaÆo do espraiamento durante os ensaios em modelo f¡sico bidimensional dos quebra mares de proteÆo dos portos de Peniche e da Ericeira, realizados no mbito do projeto BSafe4sea. As metodologias utilizadas foram a tradicional mediÆo da altura de espraiamento com uma sonda resistiva e uma metodologia baseada em an lise de v¡deos, tendo sido avaliado o seu desempenho para diversas condiäes de teste. Em relaÆo aos resultados obtidos, em termos de Ru2% e Rumax, verificou-se que o andamento e a ordem de grandeza dos valores obtidos com as duas tcnicas eram bastante semelhantes, embora os valores obtidos pela an lise do v¡deo tenham sido, em geral, superiores aos obtidos pela sonda. Constatou-se, assim, que a tcnica de imagem de v¡deo uma alternativa vi vel para medir o espraiamento. Recomenda-se, no entanto, o uso de luz difusa durante os testes, bem como a instalaÆo fixa da cmara, para melhorar a precisÆo dos resultados obtidos com esta tcnica.
Year: 2022
Author(s): Rito, J.; Andriolo, U.; Fortes, C. J. E. M.; Fontes, R.; Lemos, R.
Editor: XXV ENMC
Keywords: Quebra-mar; Modelo F¡sico; TimeStack; An lise de video; Espraiamento
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Energy assessment of potential locations for OWC instalation at the Portuguese coast
This work aims to determine the exploitable wave energy resource at five potential sites close to harbour pro tection facilities at the Portuguese coast, namely at the Azores archipelago, at Madeira Island and at Sines, on the coast of mainland Portugal. For that purpose, a third-generation wave model SWAN is used to transfer the offshore estimates of sea wave conditions to those points over the last 40 years. Sea states and wind fields are provided by the climate reanalysis datasets ERA5
Year: 2022
Author(s): Pinheiro, L.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.; Anastas, G.
: Renewable Energy
Editor: Elsevier
Volume:
n§ 200.
Keywords: OWC; Energy assessment
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Ensaios em Modelo F¡sico para An lise do Surf na Praia da Vagueira
Para determinadas condiäes de agitaÆo mar¡tima e n¡vel de mar, sÆo frequentes os eventos de galgamentos costeiros no aglomerado urbano e a ocorrncia de problemas de erosÆo em certas zonas da praia da Vagueira. Para contrariar esta situaÆo, foram efetuados no LNEC (a pedido da Agncia Portuguesa do Ambiente, APA) um conjunto amplo de estudos em modelo numrico e f¡sico para caraterizar e analisar a viabilidade de um quebra-mar destacado (QMD) multifuncional em frente
Praia da Vagueira. Os objetivos estabelecidos para esse QMD multifuncional foram que contribu¡sse para reduzir o risco de galgamentos costeiros no aglomerado urbano da Praia da Vagueira, promover o acrscimo do areal da praia emersa em frente
defesa aderente, reforando a defesa natural contra a erosÆo e inundaÆo costeira, e potenciar a criaÆo de ondas de referncia para o surf, e consequente reforo da economia associada a esta atividade. Na vertente do surf e dos estudos de modelaÆo f¡sica, foram efetuados um conjunto de ensaios em modelo f¡sico 3D para analisar as condiäes hidrodinmicas em torno de um quebra-mar destacado (QMD) submerso, Sancho et al. (2021) e Mendona et al. (2022). Testaram-se condiäes de agitaÆo regular e irregular, com per¡odos de 10 s e 12 s, e alturas de onda de 1.5 a 2.0 m, para o n¡vel de mar correspondente ao n¡vel mdio, NMM=+2.17 m (ZH). No seguimento daqueles trabalhos que, entretanto, finalizou, foram efetuados ensaios complementares considerando n¡veis de mar de preia-mar e de baixa mar. No presente trabalho descrevem-se os ensaios de hidrodinmica realizados para estes 2 n¡veis de mar e analisa-se a influncia de diferentes condiäes de agitaÆo e n¡veis de mar nas condiäes de rebentaÆo da onda e nos parmetros de surfabilidade (amplificaÆo de onda, comprimento da linha de rebentaÆo e tipo de rebentaÆo).
Year: 2022
Author(s): Caeiro, C.; Costa, C.E.B.C.; Reis, R.; Duarte, F.; Fortes, C. J. E. M.; Mendona, A. C.
Editor: 7as Jornadas de Engenharia Hidrogr fica / 2as Jornadas Luso-Espanholas de Hidrografia
Keywords: Ensaios 3D; Vagueira; Surf; Quebra-mar destacado
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Estimativa do dano no manto resistente de quebra-mares de taludes, baseada no volume erodido. O caso do quebra-mar de Ponta Delgada
Na sequncia dos estragos causados pelo furacÆo Lorenzo no molhe principal do porto de Ponta Delgada, foi elaborado um projeto de reparaÆo do mesmo, tendo havido necessidade derealizaÆo de ensaios em modelo f¡sico tridimensional com o objetivo de avaliar a estabilidade da soluÆo projetada.
Year: 2022
Author(s): Luis, L.; Pinheiro, L.; Silva, L. G.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.
Editor: PIANC
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Estimativa do dano no manto resistente de quebra-mares de taludes, baseada no volume erodido. O caso do quebra-mar de Ponta Delgada
Em 2 de outubro de 2019, o furacÆo Lorenzo atingiu as ilhas do Arquiplago dos Aores, provocando estragos nas infraestruturas portu rias, nomeadamente no molhe principal do porto de Ponta Delgada. No sentido de minorar este problema, foi elaborado um projeto de reparaÆo do molhe (CONSULMAR, 2020), tendo nesse mbito sido necess ria a realizaÆo dos ensaios em modelo f¡sico tridimensional com o objetivo de avaliar a estabilidade da soluÆo projetada.Os ensaios foram realizados num tanque de ondas irregulares do LNEC
escala geomtrica1:65 e contemplaram 6 sries de ensaios associados a 3 rumos de agitaÆo mar¡tima (WSW, S, SSW) e a dois n¡veis de mar (baixa-mar e preia-mar) associados a per¡odos de pico (Tp) entre 12 s e 20 s e alturas de onda significativa (Hs) variando entre 8 m e 15 m, Lemos et al. 2020.
Year: 2022
Author(s): Mendona, F.; Luis, L.; Pinheiro, L.; Silva, L. G.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.
Editor: PIANC
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EVOLUÇO DO DANO EM ENSAIOS EM MODELO FÖSICO DE UM TROO DO QUEBRA-MAR DO PORTO DE PENICHE
A avaliaÆo da estabilidade do manto resistente de quebra-mares de taludes requer, na maioria dos casos, a realizaÆo de ensaios em modelo f¡sico. Entre os diferentes mtodos de avaliaÆo da evoluÆo da estabilidade, destaca-se a mediÆo do volume erodido do manto resistente por aÆo da agitaÆo mar¡tima. Este volume pode ser determinado a partir de levantamentos consecutivos da envolvente dos taludes. Melby[1] apresentou uma f¢rmula para previsÆo da evoluÆo do dano em quebra-mares de taludes com base nas caracter¡sticas da agitaÆo neles incidente. No presente estudo pretendeu-se utilizar um programa de ensaiosem modelo f¡sico bidimensional semelhante ao programa que conduziu
referida f¢rmula aplicado a um caso de estudo correspondente a uma secÆo do quebra-mar do porto de Peniche.Os ensaios realizados fazem parte do projeto BSafe4Sea que visa desenvolver, testar e comprovar o conceito de previsÆo do comportamento estrutural de quebra-mares de talude, que constitui a base de um sistema inovador de apoio
decisÆo. Os ensaios tiverem como objetivo analisar a resposta da estrutura a diferentes estados de agitaÆo incidentes, cujos resultados sÆo fundamentais para o desenvolvimento d e formulaäes emp¡ricas de previsÆo da evoluÆo do dano.
Year: 2022
Author(s): Mendona, A. C.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.
Editor: FCT
Keywords: FormulaÆo emp¡rica; Volume erodido; Modelo f¡sico; EvoluÆo do dano
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Comunicação
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Measuring armour layer damage in rubble-mound breakwaters under oblique wave incidence
This paper presents a set of scale-model tests carried out to extend the range of wave steepness values analyzed in wave run-up, overtopping and armour layer stability studies, focusing on oblique extreme wave conditions and on their effects on a gently sloping breakwater trunk armour and roundhead. A stretch of a rubble-mound breakwater (head and part of the adjoining trunk, with a slope of 1(V):2(H)) was built in a wave basin at the Leibnitz Universität Hannover to assess, under extreme wave conditions (wave steepness of 0.055) with different incident wave angles (from 40º to 90º), the structure behaviour in what concerns wave run-up, wave overtopping and damage progression of the armour layers, composed by rock and Antifer cubes. Non-intrusive methodologies were used for the assessment of armour layer damage evolution, including a laser scanning technique, stereo photogrammetry and a Kinect© motion sensor. The aim of the present work is to characterize damage evolution, based upon surveys carried out with the Kinect© motion sensor, for 4 of the 11 test series conducted during the test program.
Year: 2019
Number Pages:
295-305pp.
Author(s): Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.; Fortes, C. J. E. M.; Peña, E.; Sande, J.; Figuero, A.; Alvarellos, A.; Laiño, E.; Santos, J. A.; Kerpen, N.B.
Editor: Hydraulic Engineering Repository
Keywords: Large scale experiments; Measuring techniques; Surveying; Stability; Coastal Structure
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Modelling wave propagation over vegetation fields with SWASH
The ultimate goal of applying SWASH in the present work is to compare SWASH wave height results with laboratory results presented in Løvås (2000) and with field observations of Vo-Luong and Massel (2008) as well. Additionally, SWASH results will be also compared to the ones previously obtained by other empirical and numerical models (Mendez and Losada, 2004; Suzuki et al., 2012). Preliminary SWASH wave height simulations for breaking random waves over vegetation have shown an overall good agreement to the flume data presented in Løvås (2000). The agreement between SWASH and flume results looked worst at the wave breaking zone, which seems to be improved through a better wave breaking parametrization.
Year: 2019
Number Pages:
2p.
Author(s): Reis, R.; Pires Silva, A.; Fortes, C. J. E. M.; Suzuki , T.
Editor: APRH
Keywords: Wave dissipation; SWASH model; Vegetation; Wave propagation
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Physical modelling of wave-induced plant drag coefficient
Most of the previous studies on wave propagation over vegetation fields estimated drag coefficients (CD) for rigid and flexible plants by the so called calibration method which gave similar CD for both types of plants. However, CD may actually be considerably different when the drag force is directly measured. In order to investigate the wave dissipation and CD further, flume experiments for wave propagation over vegetation are conducted with a special focus on the benchmark single cylinder test that calculates CD by direct measurements in single rigid and flexible artificial plants.
Year: 2019
Number Pages:
45-46pp.
Author(s): Reis, R.; Suzuki , T.; LUBBERS, B.; Fortes, C. J. E. M.; Pires Silva, A.
Editor: FCUL
Keywords: Flume experiments; Wave propagation; Plant flexibility; Vegetation
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Projeto BSAFE4SEA - controlo da segurança de quebra-mares através da análise de um sistema de previsão e apoio à decisão: desenvolvimentos iniciais
O projeto BSafe4Sea visa desenvolver, testar e comprovar o conceito de previsão do comportamento estrutural de quebra-mares de talude como a base de um sistema inovador de apoio à decisão. A utilização de fotografias aéreas obtidas com veículos aéreos não tripulados, de vídeo e de posicionamento com GNSS, juntamente com a avaliação probabilística do comportamento dos quebra-mares baseada em modelos físicos e numéricos, apoiarão o planeamento e a priorização de trabalhos de manutenção e reparação, aumentando a segurança, funcionalidade e resiliência destas obras. Este sistema é urgente devido à sua relevância para as modernas redes de transporte de mercadorias e passageiros e às condições extremas a que os quebra-mares estão sujeitos, e que se poderão agravar devido às alterações climáticas.
Year: 2019
Number Pages:
5p.
Author(s): Reis, M. T. L. G. V.; Fortes, C. J. E. M.; Capitão, R.; Henriques, M. J.; Silva, H.; Andriolo, U.; Soares, F.; Santos, J. A.; Neves, M. G.; Lemos, R.; Mendonça, A. C.; Pinheiro, L.; Lima, J. N.; Peña,
Editor: APRH
Keywords: Apoio à decisão; Previsão; Dano; Quebra-mares de talude; BSafe4Sea
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Recent advances in LNEC´s monitoring of maritime works in Portugal
This paper describes a programme under the responsibility of LNEC for the systematic observation and monitoring of maritime works that has successfully been applied to an extensive number of maritime structures on the Portuguese mainland coast and abroad. The now-called OSOM+ programme comprises the following four main components for each structure: periodic visual inspections by an experienced technician; periodic aerial inspections with a UAV/drone; a ANOSOM-GIS database, to store and/or query obtained information on the observation campaigns, as well as to diagnose present, evolution and risk conditions of the structure; a mobile, portable, application, for real-time input and visualization of the database information. This recently updated methodology encompasses a number of tools and functionalities that are illustrated in this paper with applications to a real case, the Faro-Olhãos entrance breakwaters, in the south coast of Portugal.
Year: 2019
Number Pages:
207-219pp.
Author(s): Capitão, R.; Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Henriques, M. J.
Editor: ISEP
Keywords: Maritime works; Aerial surveys; Systematic monotoring program
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Risk forecast system for a moored ferry ship in S. Roque do Pico port
In this paper, the development of such system, called SWAMS ALERT, is detailed and an illustration on how it applies to a real port is presented, namely the port of S. Roque do Pico. SWAMS ALERT is as risk forecast and management system for the safety of transiting ships and moored ships in ports and harbors. This system can be fine-tuned to a specific port, thus becoming a valuable tool to help in the selection of docking and mooring devices. SWAMS ALERT extends the functionality of the wave overtopping events forecast system HIDRALERTA to include the ships safety related events. It was first tailored to the Praia da Vitória Port and is now being developed for the ports of S. Roque do Pico, Madalena do Pico.
Year: 2019
Number Pages:
86-91pp.
Author(s): Pinheiro, L.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Poseiro, P.
Editor: EdiBios
Keywords: Alert system; Moored ships; Forecast system
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Sines breakwater harbour: the OSOM+ monitoring program
Since 1986, the National Laboratory for Civil Engineering (LNEC) has developed a program for Systematic Observation of Maritime Works (OSOM) for the structures under the responsibility of the former Port and Maritime Transport Institute (IPTM).The objective of this program is to monitor the behavior of the structures and recommend timely interventions for their maintenance and/or repair. Recently, with the acquisition by LNEC of an unmanned aerial vehicle (UAV, or drone), a number of structural surveys have been carried out to complement the information obtained in above mentioned visual observation campaigns. The UAV provides more detailed and accurate information on the state of the structures. It also allows the assessment of the evolution of structures envelopes, as well as the production of representative profiles of the more problematic zones of such structures. On the other hand, the migration of the existing ANOSOM database to a WEB-based online platform was carried out, with a mobile app which assists the visual campaigns while also giving online access to all the information related to each maritime structure. All these new capabilities are now part of the so-called OSOM+, which methodologies will be described in this paper, with the study case of Sines breakwater harbours. The new features of OSOM+ described in this paper clearly contribute to a better and more efficient program of systematic observation of maritime works. Periodic visual observation campaigns complemented with drone observations allow a sounder determination of the Current, Evolution and Risk States of the structures and a more complete feeding of the ANOSOM_WEB database. During campaigns, the use of the mobile application in situ also streamlines the process. In the end, both the provider of this information (LNEC) and the end-users, namely Port Authority Administrations, benefit from a more accurate information on the state of the structures in a predominantly quantitative nature.
Year: 2019
Number Pages:
146-151pp.
Author(s): Fortes, C. J. E. M.; Capitão, R.; Lemos, R.; Neves, M. G.; Silva, L. G.; Henriques, M. J.; Martins, T.
Editor: EdiBios
Keywords: Harbour; Sines; OSOM+
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Sistema de previsão, alerta e gestão de risco de galgamentos nos portos de Praia da Vitória, S. Roque do Pico e Madalena do Pico, Açores
Neste artigo descreve-se o trabalho desenvolvido, até ao presente na construção, desenvolvimento e implementação dos 2 novos protótipos do sistema HIDRALERTA para os portos da Madalena do Pico e de S. Roque do Pico, ambos na Ilha do Pico, Açores. Este sistema permite a previsão e alerta de situações de emergência relacionadas com agitação marítima, galgamentos, inundações.
Year: 2019
Number Pages:
4p.
Author(s): Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Pinheiro, L.; Mendonça, A. C.; Poseiro, P.; Barateiro, J.; Serrazina, V.; SALVADOR, M.; Reis, F.; Azevedo, E. B.
Editor: APRH
Keywords: Porto da Praia da Vitória; Porto da Madalena do Pico; Porto de S. Roque do Pico; Estruturas marítimas; Zonas portuárias; Galgamentos; Sistema de previsão e alerta
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Three-dimensional surface models of breakwaters, obtained from drone surveys. From the prothotype to the laboratory
The recent acquisition of an UAV (Unmanned Aerial Vehicle), or drone, has enriched ongoing LNECs Systematic Observation of Maritime Works program (OSOM+) making it possible to use aerial photographic surveys along traditional information obtained in terrestrial visual observation campaigns. Actually, by making use of three-dimensional models of the breakwater provided by the drone, this new information allows a more detailed, qualitative analysis of the condition of the structures, namely a comparative analysis between surveys, regarding eroded volumes and damage progression between campaigns. Also, the same methodology may be adapted to be used in laboratory, for three-dimensional physical scale models of breakwaters, as the ones conducted at LNEC. Also here, the main goal is to obtain envelopes and profiles of the breakwater, allowing the evaluation of the eroded volume and area, of the eroded depth and of the non-dimensional damage parameter. The objective of this paper is therefore to present the capabilities of the surveys obtained by drone both in situ and in laboratory, based on the experience gained outside. To illustrate the methodology, results from the comparison between two surveys of Ericeira's breakwater conducted in 2013 and in 2018, as well as results on the comparison between profiles from a survey conducted on a three-dimensional physical scale model of a breakwater (Leixões) will be shown in this paper.
Year: 2019
Number Pages:
12p.
Author(s): Lemos, R.; Henriques, M.; Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.
Editor: ISEP
Keywords: Drone surveys; Breakwaters; Surface models
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Análise da influência da variação da profundidade na interação entre dois navios
Nesta comunicação analisa-se a influência da variação da profundidade na interação hidrodinâmica entre dois navios, um estacionário e outro navegando na vizinhança, com recurso à modelação física e numérica. O navio em movimento é um modelo autopropulsionado à escala do navio de transporte de produtos químicos Aurora, sendo o navio estacionário um modelo à escala do navio tanque Esso Osaka. Foram realizados testes para várias velocidades do Aurora e para diferentes profundidades. Através dos dados obtidos foi feita a caraterização das ondas de esteira geradas pelo Aurora e dos movimentos induzidos no Esso Osaka. Estes movimentos foram comparados com os resultados obtidos com o pacote numérico SWAMS, que simula os movimentos de um navio (amarrado ou livre) sujeito à ação de ondas, ventos e correntes. As séries temporais das ondas de esteira geradas pelo Aurora foram utilizadas para definir as ondas incidentes no pacote numérico SWAMS. Analisou-se a influência da profundidade da água nos movimentos do navio, para os resultados físicos e numéricos.
Year: 2018
Number Pages:
14p.
Author(s): Pedro, F.; Santos, J. A.; Pinheiro, L.; Fortes, C. J. E. M.; Hinostroza , M.
Editor: APRH
Keywords: Movimentos de navios; Interação navio-navio; Modelo numérico; Modelo físico; Ondas de esteira
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Capítulo de Livro
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Multi-functional artificial reefs for coastal protection
N/A
Year: 2009
Number Pages:
153-210 pp.
Author(s): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Editor: Ch. A. Hudspeth, T. E. Reeve
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Tese de Doutoramento
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Trapped-mode propagation along irregular coasts
N/A
Year: 1999
Number Pages:
159 p.
Author(s): Santos, J. A.
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Probabilistic Assessment of the Safety of Coastal Structures
N/A
Year: 1998
Number Pages:
594 p.
Author(s): Reis, M. T.
Info
Unsteady Nearshore Currents on Longshore Varying Topographies
N/A
Year: 1998
Number Pages:
346 p.
Author(s): Sancho, F. E.
Info
Simulação da agitação irregular. Técnicas matemáticas
N/A
Year: 1973
Author(s): Carvalho, M. M.
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Dissertação de Mestrado
Info
Verificação de Fórmulas para a Evolução da Erosão em Quebra mares de Taludes
N/A
Year: 2010
Number Pages:
128.
Author(s): Lemos, R.
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Controlo de um gerador de ondas hidráulicas em canal com absorção activa
Esta dissertação aborda o problema da absorção activa de ondas hidráulicas reflectidas em canal. Para resolver problemas de engenharia costeira é comum os laboratórios de hidráulica marítima recorrerem a ensaios experimentais em modelos físicos. Um dos problemas associados à modelação física de ondas hidráulicas em canal é a presença de ondas re-refletidas. Na natureza o mar constitui uma fronteira aberta que dissipa as ondas reflectidas pela costa, em canal essas ondas reflectidas podem gerar ondas rereflectidas quando incidem na pá do gerador de ondas e se propagam novamente para as estruturas em ensaio. O problema da re-reflexão pode ser mitigado recorrendo à absorção activa, isto é, utilizando em simultâneo o gerador para gerar a onda pretendida e uma onda que cancela a onda re-reflectida. Neste sentido, são estudados e implementados modelos de absorção activa de ondas, utilizando o projecto de filtros digitais não-recursivos. Os filtros processam os sinais provenientes de duas sondas de condutância e sintetizam um sinal que, adicionado ao sinal de referência para o gerador, dá origem ao cancelamento das ondas re-reflectidas. Parte importante do trabalho foi a implementação de um método de absorção activa de ondas, o que requereu a remodelação de uma instalação existente. Para este efeito foi instalado um sistema de geração de ondas hidráulicas com accionamento por motor síncrono de magnetos permanentes controlado em posição, bem como um sistema de aquisição de sinal com capacidade de controlo em tempo real. Foi necessária uma cuidada modelação e identificação da instalação bem como uma adequação do método à dinâmica do actuador e às características específicas do Canal. Entre outras contribuições acham-se o pré-processamento dos sinais de comando, correcções adicionais nos filtros FIR e o desenvolvimento de um simulador para testes preliminares do sistema de controlo. Os resultados indicam que, com uma boa calibração e um controlo adequado, é possível com este método implementado absorver ondas rerefletidas em cerca de 70%.
Year: 2009
Author(s): Guilherme, L.
Keywords: Projecto de filtros fir; Sondas de condutância; Absorção activa; Propagação em canal; Ondas hidráulicas; Geradores electromecânicos de ondas
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Um método de elementos finitos para a discretização das equações de BOUSSINESQ
Nesta dissertação é apresentado um modelo de elementos finitos baseado nas equações de Boussinesq estendidas por Nwogu [60], BOUSSiw (versão unidimensional e bidimensional). Trata-se de um modelo especialmente indicado para a propagação de ondas não lineares e dispersivas que permite reproduzir alguns dos processos mais importantes envolvidos na propagação de ondas marítimas em regiões costeiras: a difracção, a refracção, a reflexão, o empolamento, a dispersão de frequência, a dispersão de amplitude e a geração de harmónicas. O modelo utiliza o pacote SPRINT (Berzins e Furzeland [14]) para a integração temporal e o método de Galerkin com uma malha não estruturada de elementos finitos triangulares para a discretização espacial. As condições de fronteira implementadas no modelo são a condição de reflexão total e a condição de radiação associada a uma zona absorvente. O modelo BOUSSiw resultou do aperfeiçoamento do modelo de elementos finitos de propagação de ondas, desenvolvido por Walkley [79]. Foram melhorados, neste trabalho, os aspectos relacionados com as oscilações numéricas, a geração e absorção de ondas no domínio de cálculo e a qualidade das malhas de elementos finitos utilizadas pelo modelo numérico. Assim, efectuou-se, no modelo BOUSSiw, a calibração do parâmetro de difusão artificial no domínio e nas fronteiras absorventes. Estabeleceu-se uma relação entre esse parâmetro de difusão artificial e as características da onda e da malha de elementos finitos. Implementou-se, também, uma nova condição de geração de ondas no interior do domínio por intermédio de uma função fonte (Wei et al. [82]). Esta nova condição de geração permite que as ondas reflectidas possam passar pela zona de geração e sair do domínio sendo absorvidas nas fronteiras absorventes. Para garantir a boa qualidade das malhas e o melhor desempenho do modelo foi desenvolvido um gerador automático de malhas de elementos finitos destinadas a modelos de propagação de ondas em zonas costeiras, designado por GMALHA. As malhas geradas têm refinamento local proporcional ao comprimento de onda e obedecem a critérios de qualidade, tais como: boa adaptabilidade às irregularidades da fronteira, forma dos triângulos o mais próxima possível da equilátera, valência dos nós igual a seis, variação suave do tamanho dos elementos e numeração dos nós da malha de modo a minimizar a largura de banda das matrizes. O desempenho deste gerador de malhas foi avaliado com dois casos de teste reais, observando-se, nestes casos, que a qualidade das malhas é boa e que o refinamento local permite reduzir o número de pontos das malhas e, consequentemente, os tempos de CPU necessários para gerar a própria malha, enquanto a renumeração dos nós permite diminuir a quantidade de memória utilizada pelos modelos numéricos assim como os tempos de CPU necessários para execução dos modelos numéricos. Foram também desenvolvidas interfaces com o utilizador para a construção dos ficheiros de dados e para a obtenção e visualização de resultados, tanto do modelo BOUSSiw como do gerador de malhas GMALHA. O modelo, com as alterações mencionadas foi validado e testado com casos de teste referidos na bibliografia, que simulam a propagação de ondas sobre um canal de profundidade constante (1D e 2D), sobre um quebra-mar submerso (Dingemans [18]) e sobre um baixio elíptico numa praia de inclinação constante (Berkhoff [13]). Finalmente, aplicou-se o modelo BOUSSiw a um caso de teste real: a propagação de ondas na bacia de adução da central termoeléctrica de Sines. Os resultados numéricos obtidos com este modelo foram comparados com os resultados de outros modelos numéricos e/ou experimentais. Em geral, verificou-se que o modelo simulou com precisão a propagação sobre fundos moderadamente inclinados e reproduziu bastante bem os efeitos não lineares (por exemplo, geração de harmónicas ou alterações na forma da onda) na propagação dessas ondas. No entanto, o modelo apresentou limitações em zonas onde os efeitos não lineares são significativos (águas muito pouco profundas), pois baseia-se nas equações de Nwogu que são deduzidas admitindo que os efeitos não lineares são da mesma ordem dos efeitos dispersivos e = O(m 2 ). Observaram-se também algumas oscilações numéricas no cálculo da elevação da superfície livre. Estas oscilações são controladas pelo valor do parâmetro de difusão artificial, o qual deve ser previamente calibrado de modo a não influenciar significativamente a solução numérica. O método da função fonte é eficaz na geração de ondas no interior do domínio de cálculo e, em geral, conduz a resultados numéricos mais próximos dos experimentais do que a geração de ondas na fronteira de entrada do modelo. Com este método, verificou-se também menor ocorrência de instabilidades numéricas. A aplicação do modelo ao caso real de propagação de ondas na bacia de adução da central termoeléctrica de Sines evidenciou capacidades de boa utilização em estudos de engenharia portuária e costeira.
Year: 2007
Author(s): Pinheiro, L.
Keywords: Geração de malhas de elementos finitos; Geração de ondas; Propagação de ondas; Modelo de elementos finitos; Equações de boussinesq
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Modelo de elementos finitos para a propagação e deformação de ondas irregulares em zonas costeiras
N/A
Year: 2002
Number Pages:
134 p.
Author(s): Zózimo, A. C.
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Relatório Científico
Info
Summary presentation of the R&D project Integrated harbour navigation control system (NATO Po-Navigation). Documento de divulgação do Projecto NATO Po-Navigation no estrangeiro
N/A
Year: 1995
Author(s): Covas, J. A.
Info
Valores extremos da agitação marítima. Missão a Copenhaga, Dinamarca, para participação na conferência Offshore Mechanics and Arctic Engineering de 19 a 23 de Junho de 1995.
N/A
Year: 1995
Author(s): Capitão, R.
Info
Waterborne user's requirements.
N/A
Year: 1995
Author(s): Covas, J. A.
Info
An integrated harbour navigation control system. NATO Po-Navigation. Adenda ao "Project Plan" proposto ao "Programa Ciência para a Estabilidade. Fase III" da OTAN
N/A
Year: 1994
Author(s): Covas, J. A.
Info
Cais da Calheta, Ilha de S. Jorge - Açores. Memorando
N/A
Year: 1994
Author(s): Silva, L. G.
Info
Ensaios em modelo reduzido de uma protecção marítima aderente.
N/A
Year: 1994
Author(s): Silva, L. G.
Info
Ensaios tridimensionais de estabilidade e galgamentos do molhe de protecção do porto de recreio náutico do porto de Sines.
N/A
Year: 1994
Author(s): Silva, L. G.
Info
Estudo da localização de um terminal de importação de gás natural liquefeito. Análise das condições do porto de Sines. Estudos de agitação marítima.
N/A
Year: 1994
Author(s): Capitão, R.
Info
Estudo da localização de um terminal de importação de gás natural liquefeito. Selecção de locais viáveis. Estudos de agitação marítima.
N/A
Year: 1994
Author(s): Capitão, R.
Info
Ligação da lagoa de Óbidos ao mar - Estudos de agitação marítima.
N/A
Year: 1994
Author(s): Carvalho, M. M.; Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.; Covas, J. A.
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Outro
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Relato da missão a Bruxelas (28 a 30 de Outubro de 1998) para participação na 10ª Reunião da Acção Concertada Added Value Services in VTMIS do Programa Comunitário de I&D TRANSPORTS . Relatório efectu
N/A
Year: 1998
Number Pages:
3 p.
Author(s): Covas, J. A.
Info
Short-term stochastic numerical and physical simulation of sea waves - Proposta de Projecto de Investigação apresentada ao Programa PRAXIS XXI, na área científica de Engenharia Civil
N/A
Year: 1998
Number Pages:
53 p.
Author(s): Capitão, R.; Pires Silva, A.; Medina, J. R.; Carvalho, M. M.
Info
Transformações Não-Lineares de Ondas Marítimas em Zonas Costeiras - Proposta de Projecto de Investigação apresentada ao Programa PRAXIS XXI , na área científica de Engenharia Civil
N/A
Year: 1998
Number Pages:
50 p.
Author(s): Covas, J. A.; Fortes, C. J. E. M.
Info
V Programa Quadro da União Europeia. Preparação da discussão dos Programas Específicos. Documento de trabalho da Comissão (COM (97) 553 Final). Grupo de Trabalho 6 Sustainable Mobility and Intermodali
N/A
Year: 1998
Number Pages:
2 p.
Author(s): Covas, J. A.
Info
Valores extremos da agitação marítima no Algarve - Proposta de Projecto de Investigação apresentado ao Programa de Intervenção nos Laboratórios do Estado (MCT-FCT), sub-projecto Valorização e Protecçã
N/A
Year: 1998
Number Pages:
11 p.
Author(s): Carvalho, M. M.; Capitão, R.
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