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Departamento de Hidráulica e Ambiente Departamento de Hidráulica e Ambiente

Estudos - Estudos em Modelo Físico e Numérico do Prolongamento do Quebra-mar Exterior do Porto de Leixões
Com vista a estudar a melhor solução para o prolongamento do quebra-mar exterior do porto de Leixões e de modo a aumentar as condições de abrigo que permitam a entrada de navios porta-contentores de até 300 m de comprimento, foram analisadas as condições de agitação marítima no canal de acesso ao porto, com recurso à modelação numérica da propagação de ondas, para a situação atual e para 6 alternativas de prolongamento.
Foram ainda analisados os impactes resultantes das diferentes alternativas propostas, nas condições de ocorrência de ressonância no interior do porto, na dinâmica sedimentar na vizinhança do porto e ainda nas condições de agitação para a prática do surf na praia de Matosinhos, também recorrendo a modelação numérica.
Finalmente, complementou-se esta análise com a otimização da geometria do prolongamento do quebra-mar do porto de Leixões, recorrendo a ensaios em modelo físico reduzido de estabilidade e galgamento.

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