Departamento de Materiais Departamento de Materiais

Apresentação

O Departamento de Materiais (DM) do LNEC remonta as suas origens à Secção de Estudos de Resistência de Materiais, criada em 1886 por iniciativa do Diretor das Obras do Porto de Lisboa.

A missão do DM é responder aos desafios da sociedade no domínio dos materiais de construção, contribuindo para um crescimento inteligente e sustentável.

Neste âmbito, o DM desenvolve estudos visando a otimização dos materiais tradicionais e a mitigação dos seus processos de degradação, o uso de materiais reciclados e de subprodutos, o desenvolvimento e aplicação de novos materiais e sistemas ligados à reabilitação e monitorização de estruturas, e a conservação dos materiais no património histórico.

A ação do DM é desenvolvida em colaboração com outras entidades públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro, através da participação em projetos de investigação e em atividades de caráter normativo, abrangendo os seguintes materiais:

Betões e ligantes hidráulicos
Tintas e revestimentos orgânicos, ligantes betuminosos,  plásticos e compósitos de matriz polimérica
Metais e suas ligas
Azulejos e outros materiais porosos com interesse histórico

Neste âmbito, o DM disponibiliza serviços de caracterização, desenvolvimento, certificação, qualificação e homologação de materiais e produtos.

O DM conta atualmente com uma equipa constituída por cerca de 70 elementos, um terço dos quais pertence à carreira de investigação e tem formação multidisciplinar ao nível da pós-graduação (doutoramento ou mestrado), com competências na área das Engenharias Civil, Química e de Materiais.

Para o período de 2013 a 2020, a atividade de I&D&I do DM insere-se na Estratégia de Investigação e Inovação (E2I) do LNEC, estando os estudos definidos no respetivo programa de I&D&I (link para a página I&D&I).

ORGANICAMENTE, O DM ENCONTRA-SE ESTRUTURADO EM:

010203
Núcleo de Betões,
Pedra e Cerâmicos

Núcleo de Materiais
Orgânicos


Núcleo de Materiais
Metálicos




04


Núcleo da Qualidade
na Construção