Departamento de Materiais Departamento de Materiais
Núcleo de Betões, Pedra e Cerâmicos
Núcleo de Betões, Pedra e Cerâmicos
António Bettencourt Ribeiro
António Bettencourt Ribeiro
Chefe de Núcleo / Investigador Principal

Apresentação

O Núcleo de Betões, Pedra e Cerâmicos (NBPC), com as suas atuais valências, foi criado em 2013; contudo, os antecessores do atual NBPC remontam a 1946, coincidindo com a criação do LNEC. Com efeito, nessa ocasião a Secção de Aglomerantes, Betões, Pedras Naturais e Artificiais integrou o Serviço de Estudo e Ensaio de Materiais.

O NBPC é um dos quatro núcleos do Departamento de Materiais (DM) e estão-lhe atribuídas competências relacionadas com os seguintes materiais:
Betões, argamassas e caldas de cimento, incluindo os seus constituintes (ligantes, agregados, água e adjuvantes), e produtos com eles confeccionados;
Pedra e outros materiais porosos.

Para o desenvolvimento da sua atividade, o NBPC possui uma equipa pluridisciplinar, com elementos da carreira de investigação científica, apoiados por técnicos especializados nos seus domínios de atuação. Dispõe de vasto conjunto de instalações laboratoriais e de técnicas de análise, que permitem a caracterização física, química, mecânica e reológica, bem como a avaliação do desempenho e a durabilidade dos materiais sobre os quais incide a sua atividade, incluindo o diagnóstico de causas de anomalias verificadas em obra.

A atividade experimental realizada no NBPC é assegurada por três Unidades Operativas do Laboratório de Ensaios e Metrologia do LNEC, duas das quais com ensaios acreditados pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) segundo a norma NP EN ISO 17025:

  • UBC/AEF - Unidade de Betões e Cimentos/Área de Ensaios Físicos
  • UBC/AEQ - Unidade de Betões e Cimentos/Área de Ensaios Químicos
  • UPC - Unidade de Produtos Cerâmicos