Saltar para o conteúdo
Departamento de Materiais Departamento de Materiais
Núcleo de Betões, Pedra e Cerâmicos
Núcleo de Betões, Pedra e Cerâmicos

Atividade

O Núcleo de Betões, Pedra e Cerâmicos (NBPC) desenvolve um conjunto diversificado de atividades, designadamente:


Investigação programada

O NBPC participou recentemente ou está atualmente envolvido em diversos projetos de I&D, dos quais se destacam os seguintes:

Projetos Relevantes Ver todos
Info C3 Places - Using ICT for Co-Creation of inclusive public Places + Info: C3 Places - Using ICT for Co-Creation of inclusive public Places
Info COST TU 1306 CyberParks - Fostering knowledge about the relationship between Information and Communication Technologies and Public Spaces supported by strategies to improve their use and attractiveness + Info: COST TU 1306 CyberParks - Fostering knowledge about the relationship between Information and Communication Technologies and Public Spaces supported by strategies to improve their use and attractiveness
Info Degradação e conservação de materiais pétreos + Info: Degradação e conservação de materiais pétreos
Info Degradação do betão por reações expansivas internas - Diagnóstico e Prognóstic + Info: Degradação do betão por reações expansivas internas - Diagnóstico e Prognóstic
Info Degradação e conservação de materiais porosos artificiais + Info: Degradação e conservação de materiais porosos artificiais
Info BETespecial - Desenvolvimento de betões especiais + Info: BETespecial - Desenvolvimento de betões especiais
Info Elementos leves estruturais e não-estruturais de base cimentícia com eficiência energética melhorada + Info: Elementos leves estruturais e não-estruturais de base cimentícia com eficiência energética melhorada
Info IRBetão - Inspeção e Reparação de Betão + Info: IRBetão - Inspeção e Reparação de Betão
Info RESOURCES - Recuperação de materiais secundários em argamassas e betões + Info: RESOURCES - Recuperação de materiais secundários em argamassas e betões

 


Estudos e pareceres

O Núcleo de Betões, Pedra e Cerâmicos (NBPC) realiza estudos e pareceres por contrato, a pedido de várias entidades públicas e privadas, nomeadamente, fabricantes de produtos e donos da obra, no âmbito da sua competência. Estes estudos e pareceres são solicitados fundamentalmente aquando de ocorrência de situações de patologia das construções, fruto da inadequação funcional dos materiais e da incorreta aplicação dos materiais em obra ou ainda quando estas entidades pretendem fazer algum estudo específico.

Realiza também, estudos relativos à conservação da pedra e de outros materiais porosos no património construído, realizando ações integradas (diagnóstico, apoio à preparação de cadernos de encargos e acompanhamento de trabalhos) em importantes monumentos classificados.

 

Destacam-se:

· o apoio na construção de grandes obras como pontes e barragens no país e no estrangeiro;

· a caracterização físico-química de materiais e produtos;

· a avaliação do desempenho e da durabilidade de materiais e produtos, em função da sua utilização;

· a qualificação e avaliação de materiais e produtos para aplicações específicas;

· a análise de causas de anomalias e avaliação de soluções para a sua mitigação.

 

Esta atividade dá normalmente origem à publicação pelo LNEC de Relatórios e Notas Técnicas, os quais têm um carácter confidencial.






Apreciação técnica de produtos

O Núcleo de Betões, Pedra e Cerâmicos (NBPC) tem uma atividade importante na apreciação técnica de produtos incluídos no âmbito das suas competências.

Esta atividade traduz-se na publicação pelo LNEC de Documentos de Homologação (DH) e de Avaliações Técnicas Europeias (ETA) para produtos inovadores, bem como de Documentos de Aplicação (DA) para produtos cobertos por normas. Estes documentos constituem um parecer favorável do LNEC relativo aos produtos em questão.


Ensaios e certificação no âmbito da marcação CE

O Núcleo de Betões, Pedra e Cerâmicos (NBPC) possui uma capacidade experimental muito significativa, estando equipado para a realização de ensaios sobre betões, argamassas, pastas de cimento, incluindo os seus constituintes, pedra e outros materiais porosos.

No NBPC estão integradas as unidades operativas UBC/AEF - Unidade de Betões e Cimentos/Área de Ensaios Físicos, UBC/AEQ - Unidade de Betões e Cimentos/Área de Ensaios Químicos e UPC - Unidade de Produtos Cerâmicos, possibilitando a realização ensaios nas áreas cobertas pelas unidades.

Esta capacidade experimental proporciona que o NBPC forneça um apoio direto importante aos fabricantes no âmbito da certificação dos seus produtos, bem como às entidades certificadoras, com especial destaque para a realização de ensaios que permitem aos fabricantes a aposição da marcação CE aos produtos.

Tendo por base as capacidades instaladas no NBPC, o LNEC é o Organismo de Certificação Notificado à Comissão Europeia no âmbito da marcação CE de cimentos e cinzas volantes (sistema 1+), estando acreditado pelo IPAC para este efeito.


Comissões Técnicas

O Núcleo de Betões, Pedra e Cerâmicos (NBPC) participa ou acompanha os trabalhos das Comissões Técnicas de Normalização (CT/TC), respetivas subcomissões (SC) e grupos de trabalho (WG), e ainda Comissões Técnicas da RILEM, que se referem seguidamente:

  • Technical Committee 225-SAP: Application of super absorbent polymers in concrete construction
  • Technical Committee 228-MPS: Mechanical properties of self-compacting concrete
  • Technical Committee 230-PSC: Performance-based specifications and control of concrete durability
  • Technical Committee 247-DTA: Durability testing of alkali-activated materials
  • Technical Committee 251-SRT: Sulfate resistance testing
  • Technical Committee EEC: Environmental evaluation of concrete structures toward sustainable construction
  • Technical Committee RSC: Recommendations for use of superabsorbent polymers in concrete construction
  • Technical Committee AAA: Avoiding alkali aggregate reactions in concrete - Performance based concept
  • Technical Committee ISR: Prognosis of deterioration and loss of serviceability in structures affected by alkali-silica reactions


Orientação científica e formação avançada

Enquadrados na contribuição do Núcleo de Betões, Pedra e Cerâmicos (NBPC) para a persecução da estratégia de investigação e inovação do LNEC, têm sido apoiadas diversas teses de mestrado e de doutoramento, em estreita colaboração com universidades portuguesas. Este apoio tem-se centrado na coorientação das teses e no suporte a atividade experimental.
O NBPC participa em ações de formação avançada nos seus domínios de atuação, no âmbito de convénios estabelecidos entre o LNEC e outras entidades.