Saltar para o conteúdo
Departamento de Materiais Departamento de Materiais
Núcleo de Materiais Metálicos
Núcleo de Materiais Metálicos

Atividade


Investigação programada

O Núcleo de Materiais Metálicos (NMM) projeta as suas atividades de IDI, de acordo com a estratégia de investigação do LNEC, visando contribuir para o aumento da eficácia de resposta do setor da construção aos atuais desafios criados pelas prioridades da EU para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.


Com os atuais projetos de investigação o NMM visa o desenvolvimento necessário para a utilização informada e eficiente de materiais metálicos e inorgânicos na construção e na reabilitação do património construído. Estes projetos inserem-se nas seguintes áreas temáticas:

Sustentabilidade, durabilidade e resiliência de materiais na construção;
Prevenção, monitorização, modelação e mitigação da corrosão de materiais metálicos;
Nanotecnologia e nanomateriais na construção.
O NMM participou recentemente ou está atualmente envolvido em diversos projetos de I&D, dos quais se destacam os seguintes:

Projetos Relevantes Ver todos
Info IMPROVE - Melhoria do desempenho de agregados para a inibição das reações álcalis-agregado no betão + Info: IMPROVE - Melhoria do desempenho de agregados para a inibição das reações álcalis-agregado no betão
Info Materiais com interesse histórico. Durabilidade e caracterização + Info: Materiais com interesse histórico. Durabilidade e caracterização
Info Novos desafios na avaliação do desempenho à corrosão do betão armado + Info: Novos desafios na avaliação do desempenho à corrosão do betão armado


Estudos e pareceres

O Núcleo de Materiais Metálicos (NMM) realiza estudos e pareceres por contrato, a pedido de diversas entidades públicas ou privadas, nomeadamente instituições responsáveis pela construção e exploração do ambiente construído e fabricantes de produtos para a construção.

No âmbito desta atividade de apoio à Indústria da construção destacam-se:

  • Realização de estudos de desenvolvimento e qualificação de novos produtos;
  • Consultoria técnica especializada sobre patologias dos materiais;
  • Ensaios de caracterização de materiais e produtos.


Ensaios e apoio à certificação e à concessão de marcas de qualidade

Os setores de atividade, unidades operativas e respetivos meios experimentais proporcionam que o NMM preste apoio direto aos fabricantes no âmbito da certificação dos seus produtos, bem como às entidades certificadoras.

O Núcleo de Materiais Metálicos (NMM) participa nas atividades de certificação de varão de aço para a construção, de tubos metálicos e de alumínios anodizados.

O NMM é o responsável nacional pela avaliação das capacidades técnicas das empresas portuguesas para a concessão da licença da Marca QUALANOD e QUALICARE, representadas em Portugal pela Associação Portuguesa do Alumínio (APAL)


Comissões Técnicas

O Núcleo de Materiais Metálicos (NMM) participa nos trabalhos das seguintes Comissões Técnicas de Normalização (CT):

  • CT 12 – Aços e ferros fundidos
  • CT 18 – Elementos de tubagem, tubos, válvulas e acessórios
  • CT 34 – Ligas não ferrosas
  • CT 43 – Corrosão metálica
  • CT 194 - Nanotecnologias


Orientação científica e formação avançada

O Núcleo de Materiais Metálicos (NMM) desenvolve diferentes ações visando a transferência de conhecimentos no setor da construção no que concerne o desempenho e durabilidade de materiais metálicos e inorgânicos. Estas ações são subordinadas a diferentes temas, tais como:

  • Durabilidade de materiais;
  • Mecanismos de degradação de materiais e sua mitigação;
  • Técnicas para inspeção de estruturas;
  • Técnicas para reparação de estruturas.

Enquadradas na contribuição do NMM para a persecução da estratégia de investigação do LNEC, tem sido apoiadas e coorientadas diversas teses de doutoramento e de mestrado, em estreita colaboração com diferentes universidades.