Saltar para o conteúdo
Departamento de Materiais Departamento de Materiais
Núcleo de Materiais Orgânicos
Núcleo de Materiais Orgânicos

Atividade

O Núcleo de Materiais Orgânicos (NMO) desenvolve um conjunto diversificado de atividades, designadamente:


Investigação programada

A investigação programada desenvolvida no NMO encontra-se enquadrada no Plano de Investigação e Inovação do LNEC (P2I), implementado de acordo com a Estratégia de Investigação, Desenvolvimento e Inovação delineada pelo LNEC até 2020.
Esta atividade é suportada em projetos de investigação em pareceria com universidades e outras instituições, nalguns casos financiados por programas nacionais e internacionais.
O NMO participou recentemente ou está atualmente envolvido em diversos projetos de I&D, dos quais se destacam os seguintes:


    Projetos Relevantes Ver todos
    Info CARBOFIRE - Proteção ao fogo de elementos estruturais de betão armado reforçados com sistemas compósitos de CFRP (PTDC/ECM/118271/2010) + Info: CARBOFIRE - Proteção ao fogo de elementos estruturais de betão armado reforçados com sistemas compósitos de CFRP (PTDC/ECM/118271/2010)
    Info FIRE-FRP – Sistemas de proteção ao fogo para perfis pultrudidos de GFRP (PTDC/ECM/100779/2008) + Info: FIRE-FRP – Sistemas de proteção ao fogo para perfis pultrudidos de GFRP (PTDC/ECM/100779/2008)
    Info Revestimentos por pintura na construção civil + Info: Revestimentos por pintura na construção civil
    Info Avaliação da solidez à luz da cor de revestimentos por pintura para paredes exteriores de edifícios. + Info: Avaliação da solidez à luz da cor de revestimentos por pintura para paredes exteriores de edifícios.
    Info Desempenho de materiais compósitos de matriz polimérica + Info: Desempenho de materiais compósitos de matriz polimérica
    Info Development of fast analytical methods to the Quality evaluation of high-density polyethylene pipes formulated with recycled polymer + Info: Development of fast analytical methods to the Quality evaluation of high-density polyethylene pipes formulated with recycled polymer
    Info Regeneração de betumes no âmbito da reciclagem a quente em central de misturas betuminosas + Info: Regeneração de betumes no âmbito da reciclagem a quente em central de misturas betuminosas
    Info Ligantes betuminosos em engenharia civil (BetumEC) + Info: Ligantes betuminosos em engenharia civil (BetumEC)
    Info Str.Comp.Mat - Desempenho de materiais compósitos de matriz polimérica utilizados em aplicações estruturais + Info: Str.Comp.Mat - Desempenho de materiais compósitos de matriz polimérica utilizados em aplicações estruturais
    Info Revbar - Revestimentos barreira de matriz polimérica: funcionalidade e sustentabilidade. + Info: Revbar - Revestimentos barreira de matriz polimérica: funcionalidade e sustentabilidade.
    Info RAISE - Durabilidade de Sistemas compósitos colados usados na reabilitação estrutural em Engenharia Civil (PTDC/ECM-EST/2701/2014)
    Info FRPLongDur - Comportamento estrutural a longo prazo e de durabilidade de elementos de betão armado reforçados à flexão com laminados de CFRP (PTDC/ECM-EST/1282/2014)


    Apreciação técnica de produtos
    O NMO tem uma atividade importante no âmbito da apreciação técnica de produtos incluídos no âmbito das suas competências. Esta atividade tem-se traduzido na publicação pelo LNEC de Documentos de Homologação (DH) e de Avaliações Técnicas Europeias (ETA) para produtos inovadores, bem como de Documentos de Aplicação (DA) para produtos cobertos por normas. Estes documentos constituem um parecer favorável do LNEC relativo aos produtos em questão, desde que sejam respeitadas as características, o campo de aplicação e as regras de utilização em obra, consignadas naqueles documentos.


    Ensaios de caracterização e avaliação do desempenho de materiais e produtos
    O NMO possui uma capacidade experimental muito significativa, estando equipado com os meios para a realização de um conjunto vasto de ensaios de caracterização, avaliação do desempenho e da durabilidade de tintas, vernizes e revestimentos orgânicos, materiais plásticos e compósitos de matriz polimérica, assim como de ligantes betuminosos. Estes meios experimentais encontram-se organizados num Laboratório de Ensaios acreditado pelo Instituto Português de Acreditação e integrado no Laboratório de Ensaios e Metrologia do LNEC:


    • UMOC – Unidade de Materiais Orgânicos para a Construção







    Apoio à certificação e à concessão de marcas de qualidade
    O NMO fornece um apoio direto aos fabricantes no âmbito da certificação dos seus produtos, bem como às entidades certificadoras, com especial destaque para a realização de ensaios que permitem aos fabricantes a aposição da marcação CE aos produtos.
    Uma importante área de atividade do NMO centra-se na avaliação das capacidades técnicas das empresas portuguesas para a concessão e manutenção das seguintes marcas europeias de qualidade:

    • QUALICOAT e QUALIDECO – revestimentos por lacagem de alumínio para fins arquiteturais;
    • QUALISTEELCOAT – sistemas de proteção anticorrosiva do aço, por lacagem ou por pintura com tintas líquidas;

    representadas em Portugal pela Associação Portuguesa do Alumínio (APAL).


    Participação em comissões técnicas
    O NMO participa e acompanha os trabalhos das Comissões Técnicas de Normalização (CT/TC), e respetivas subcomissões (SC) e grupos de trabalho (WG), que se referem seguidamente.
    Comissões nacionais

    • CT 3 – Tintas, vernizes e revestimentos por pintura: SC 1 – Métodos de ensaio e especificações gerais; SC 2 – Tintas anticorrosivas. Métodos de ensaio e especificações; SC 3 – Produtos de construção civil.
    • CT 153 – Ligantes betuminosos
    • CT 155 – Equipamentos para estradas: SC 2 – Sinalização horizontal e vertical

    Comissões internacionais

    • CEN / TC 139 / WG 1 – Paints and varnishes. Coating systems for masonry
    • ISO TC 35 – Paints and varnishes


    Orientação científica e formação avançada

    Enquadrados na contribuição do NMO para a persecução da estratégia de investigação e inovação do LNEC, têm sido apoiadas diversas teses de mestrado e de doutoramento, em estreita colaboração com universidades portuguesas. Este apoio tem-se centrado na coorientação das teses e no suporte a atividade experimental.
    O NMO participa em ações de formação avançada nos seus domínios de atuação, no âmbito de convénios estabelecidos entre o LNEC e outras entidades, como por exemplo o programa de cooperação com os Laboratórios de Engenharia dos PALOP.