Departamento de Materiais Departamento de Materiais
Núcleo de Qualidade na Construção
Núcleo de Qualidade na Construção
Pedro Pontífice de Sousa
Pedro Pontífice de Sousa
Chefe de Núcleo / Investigador Principal

Apresentação

O Núcleo de Qualidade na Construção (NQC) foi criado em 2013 no Departamento de Materiais e resulta da fusão do Núcleo de Normalização e Regulamentação e do Núcleo de Homologação e Certificação, que até aí constituíam o Centro da Qualidade na Construção; salienta-se entretanto que, não obstante esta história recente, quase todas as atividades cobertas atualmente pelo NQC existem há muitos anos no LNEC, algumas delas praticamente desde a sua fundação em 1946, como é o caso da normalização. 


O NQC é um dos quatro núcleos do Departamento de Materiais (DM) e tem um perfil marcadamente horizontal relativamente à atividade desenvolvida no LNEC. Com efeito, o NQC tem como objetivo primordial potenciar e enquadrar, de forma abrangente e sistemática, as múltiplas atividades do Laboratório especificamente vocacionadas para a promoção da qualidade na construção.


Assim, compete nomeadamente ao NQC:

A realização de estudos de investigação metodológica na área da qualidade na construção;
A coordenação das atividades de homologação, normalização, regulamentação e certificação nos planos nacional, europeu e internacional, desenvolvidas no LNEC;
O apoio às atividades da Marca de Qualidade LNEC (MQ LNEC).

 

O NQC desempenha as funções de coordenação e apoio da intervenção do LNEC nas matérias relacionadas com a qualidade da construção. Para otimizar esta função, o NQC desenvolveu e mantém atualizados no portal do LNEC um conjunto de páginas com informação sobre documentos elaborados pelo LNEC na área da qualidade (Documentos de Homologação, de Classificação, de Aplicação, Avaliações Técnicas Europeias, Especificações LNEC e Marca de Qualidade LNEC); aqui pode encontrar-se ainda um conjunto relevante de informação de caráter mais geral, versando o tema da qualidade na construção, nomeadamente informação relacionada com o Regulamento dos Produtos de Construção e a marcação CE e com os Eurocódigos Estruturais.

O NQC conta com uma equipa de investigadores e de técnicos superiores que, embora reduzida, possui uma experiência relevante nestas matérias.