Saltar para o conteúdo
Departamento de Materiais Departamento de Materiais
Núcleo de Qualidade na Construção
Núcleo de Qualidade na Construção

Atividade

O Núcleo de Qualidade na Construção (NQC) desenvolve um conjunto diversificado de atividades, designadamente:


Investigação programada


Informação a disponibilizar em breve.

Apreciação técnica de produtos e sistemas de construção no LNEC

O NQC assegura a coordenação da Comissão de Coordenação da Apreciação Técnica de Produtos do LNEC, a qual, para além de emitir parecer sobre os projetos de Documentos de Homologação e de Aplicação elaborados pelas diversas Unidades Departamentais do LNEC, deve propor a adoção das estratégias e regras julgadas adequadas, em função da evolução legislativa europeia e nacional, que tenha reflexos sobre a apreciação técnica de produtos e sistemas de construção.
O NQC assegura igualmente a coordenação das diversas ações relacionadas com a emissão, pelo LNEC, de Avaliações Técnicas Europeias (ETA – Europan Technical Assessments), decorrente da sua designação à Comissão Europeia como Organismo de Avaliação Europeu no âmbito de Regulamento dos Produtos de Construção.

Sistemas de Gestão da Qualidade do LNEC

O NQC assegura:
  • O Sistema de Gestão da Qualidade para a Certificação de Produtos, acreditado pelo IPAC de acordo com a norma NP EN ISO/IEC 17065:2012, suportando a atividade do LNEC como Organismo Notificado à Comissão Europeia para a certificação de produtos, no âmbito da marcação CE.
  • O Sistema de Gestão da Qualidade como Organismo de Avaliação Técnica Europeu, suportando a atividade do LNEC como Organismo Designado à Comissão Europeia para emitir Avaliações Técnicas Europeias.
Para além disto, o NQC participa do Sistema de Gestão da Qualidade do LNEC-Ensaios e Metrologia, que integra as diversas Unidades Operativas existentes no LNEC.


Secção de Inscrição e Classificação dos Gestores Gerais da Qualidade no âmbito da MQ LNEC

O NQC assegura o funcionamento da Secção de Inscrição e Classificação dos GGQ no âmbito da MQ LNEC, elaborando nomeadamente a documentação técnica a submeter à apreciação daquela Secção.

Regulamento dos Produtos de Construção

O NQC acompanha de perto o desenvolvimento do Regulamento dos Produtos de Construção (RPC), como o fez no passado relativamente à Diretiva dos Produtos de Construção, entretanto substituída por aquele Regulamento. Esta atividade, tal como a desenvolvida na vigência da Diretiva, tem-se revelado bastante útil para os diversos intervenientes na indústria nacional da construção, face às alterações, nomeadamente na especificação dos produtos de construção, que aquela legislação comunitária implicou.
O NQC tem vindo a assegurar as competências atribuídas ao LNEC na legislação que implementa o RPC no nosso país.

Atividade do LNEC no âmbito da regulamentação e da normalização

O NQC apoia as diversas Unidades Departamentais do LNEC na atividade desenvolvida por estas nos domínios da normalização e da regulamentação, quer nacional quer europeia. Um elemento do NQC assume a função de Contacto Técnico com o Instituto Português da Qualidade, em especial para os assuntos relativos às três Comissões Técnicas de Normalização para as quais o LNEC é o Organismo de Normalização Setorial: Sistemas de saneamento básico (CT 90), Eurocódigos estruturais (CT 115) e Geotecnia em engenharia civil (CT 156).


Participação em grupos, comissões técnicas e órgãos de outras entidades


O NQC assegura, desde há largos anos, a representação do LNEC no Conselho de Administração da Associação para a Certificação (CERTIF).

O NQC participa e acompanha os trabalhos das seguintes comissões e grupos:
Comissões com caráter regulamentar (LNEC)
  • Comissão dos Regulamentos de Cimentos e Betões
Grupos com caráter regulamentar
  • Grupo dos Organismos Notificados Portugueses (GONP)
  • Grupo de Acompanhamento do Regulamento dos Produtos de Construção
Comissões Técnicas de Normalização Nacionais (IPQ)
  • CT 14  – Madeiras
  • CT 115 – Eurocódigos Estruturais
  • CT 147 – Critérios de avaliação de entidades
Comissões Técnicas de Normalização Europeias (CEN)
  • CEN / TC 250 / SC 5 – Structural Eurocodes. Design of timber structures
Comissões Técnicas de Acreditação (IPAC)
  • Comissão Técnica de Acreditação da Certificação (CTaC)

Divulgação técnica

Dado o caráter dos temas nos quais o NQC exerce as suas competências, este setor participa em diversas ações de divulgação técnica, versando nomeadamente a homologação e a avaliação técnica europeia de produtos, bem como o Regulamento dos Produtos de Construção e a correspondente marcação CE.