O estudo enquadra-se no eixo do ambiente e sustentabilidade, considerando a estrada como um vetor que premeia a economia dos recursos naturais e que contribui para uma "energia ambiental positiva”. Procura-se, assim, contribuir para a valorização dos resíduos de misturas betuminosas, promovendo as acções no âmbito da reciclagem. Uma valorização mais "rentável” desses resíduos passa por um conhecimento mais aprofundado do estádio de envelhecimento do betume envolvente dos agregados e dos fenómenos implicados no processo de regeneração do betume.
O estudo realizado centrou-se em sistemas betuminosos mais deteriorados, direccionando-se para intervenções com elevadas taxas de reciclagem e com resíduos contendo betumes com graus acentuados de envelhecimento.
Para a regeneração dos betumes envelhecidos testaram-se diferentes tipos de soluções, em produtos especificamente utilizados para a regeneração dos betumes e em produtos de refinaria.
Desenvolveu-se uma metodologia experimental que articula três vertentes fundamentais da caracterização dos materiais: química, estrutura e reologia, recorrendo a meios instrumentais de análise.
Na metodologia implementada destacam-se:
a) Análise química baseada nas fracções genéricas de compostos diferenciados pela polaridade
b) Análise química baseada nos estádios de oxidação traduzidos por índices espectroscópicos de carbonilo e sulfóxido.
c) Análise da estrutura pela determinação da proporção de aglomerados de asfaltenos por exclusão do volume hidrodinâmico.
d) Análise da estrutura por microscopia de força atómica - Figura 1 (a).
e) Análise reológica - Figura 1 (b) - através de ensaios de espectrometria mecânica, de fluência e de recuperação elástica.