Esta Linha de Investigação pretende contribuir quer para que materiais não tradicionais possam vir a ser utilizados em infraestruturas de transportes quer para que os materiais tradicionais possam ser aplicados de forma mais eficiente. Através de uma adequada caracterização laboratorial dos materiais, da construção de trechos piloto, e da monitorização do seu desempenho em serviço, será possível contribuir para a sustentabilidade, nas suas diversas vertentes, nomeadamente económica e ambiental, dos projetos de infraestruturas de transporte, em particular em obras de reabilitação.
Cerca de 50% dos materiais extraídos da Crosta Terrestre são utilizados na construção. Atendendo ao enorme consumo que tem vindo a ser feito de minerais e minérios na Europa, que se cifra em cerca de 15 toneladas por ano, por cada habitante da UE, das quais cerca de 2/3 são rochas industriais e ornamentais, é necessário promover urgentemente alterações significativas aos padrões de consumo. Por outro lado, apenas como exemplo, sabe-se que na UE produzem-se cerca 860 milhões de toneladas por ano de resíduos gerados na atividade de construção e demolição, o que representa cerca de 30% do total dos resíduos gerados na UE. Tem-se demonstrado que depois de devidamente processados e caracterizados alguns destes materiais podem voltar a integrar obras de engenharia civil.
Assim, existe atualmente a preocupação de promover a aplicação sustentável de materiais no âmbito da construção de obras de engenharia civil, designadamente no que se refere a infraestruturas de transportes. Para que isso possa ser feito com sucesso, é necessário proceder ao estudo das características de materiais não tradicionais, quer naturais quer subprodutos industriais, e à análise do desempenho das obras com eles construídos. Por outro lado, é necessário desenvolver estudos no sentido de aplicar de forma mais eficiente os materiais tradicionais, nomeadamente através de um maior conhecimento do seu comportamento face às solicitações e da utilização de novas tecnologias e processos construtivos.
Esta Linha de Investigação pretende contribuir quer para que materiais não tradicionais possam vir a ser utilizados em infraestruturas de transportes quer para que os materiais tradicionais possam ser aplicados de forma mais eficiente. Através de uma adequada caracterização laboratorial dos materiais, da construção de trechos piloto, e da monitorização do seu desempenho em serviço, será possível contribuir para a sustentabilidade, nas suas diversas vertentes, nomeadamente económica e ambiental, dos projetos de infraestruturas de transporte, em particular em obras de reabilitação.