Artigos de Revista
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Arquitectura da paisagem e imagens do final de Outono
A ideia deste artigo é salientar a importância da paisagem natural no espaço urbano e designadamente o espectáculo sempre mutante e sempre diverso e estimulante das estações, do seu próprio reflexo na natureza e do próprio tempo atmosférico como elementos que são, sempre, de grande atratividade, designadamente, quando se desenvolve uma verdadeira arte do lugar; e a arte do lugar ganha-se em Arquitecturas de bons autores, concretizadas por exemplo, em pequenas ruas, troços de rua e em edifícios com uma arquitectura sólida, sóbria, radicada e atraente.
Ano: 2012
Número Páginas:
9 p..
Autor(es): Baptista Coelho, A.
Revista: Revista Infohabitar
Editor: Grupo Habitar
Volume:
Infohabitar Ano VIII, n.º 419.
Keywords: Paisagem urbana; Cidade e natureza; Arquitectura paisagista
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Artificial accelerated ageing of GFRP pultruded profiles made of polyester and vinylester resins: characterisation of physical-chemical and mechanical damage
This article presents results of experimental investigations on the durability of glass-fibre-reinforced polymer (GFRP) pultruded profiles exposed to typical environments of civil engineering applications.
Ano: 2012
Número Páginas:
162-173.
Autor(es): Cabral-Fonseca, S.; Correia, J. R.; Rodrigues, M. P.; Branco, F.
Revista: Strain - An International Journal for Experimental Mechanics
Editor: Blackwell Publishing Ltd
Volume:
48.
Keywords: Vinylester; Unsaturated polyester; Hygrothermal ageing; Gfrp; Artificial accelerated ageing (quv)
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As dimensões do mobiliário e do equipamento utilizado na habitação
De modo a promover o bem-estar dos moradores, as habitações devem adequar-se às necessidades das famílias ou agregados que previsivelmente as utilizarão. As habitações devem portanto proporcionar um ambiente seguro, com condições de higiene e conforto, adequado aos usos dos moradores e que seja motivador de satisfação estética. Neste contexto, as dimensões do mobiliário e do equipamento utilizado na habitação são informação técnica essencial para a análise e para a elaboração de projetos de edifícios habitacionais. Atendendo a este facto, foi desenvolvido um estudo que visou determinar as dimensões do mobiliário e do equipamento atualmente disponível no mercado português.
Ano: 2012
Número Páginas:
7.
Autor(es): Branco Pedro, J.; Vasconcelos, L.; Monteiro, M.; Jerónimo, C.
Editor: Grupo Habitar
Keywords: Mobiliário e equipamento; Habitação e envelhecimento; Gestão dos riscos costeiros; Dimensões do mobiliário
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As medidas do homem e as medidas da cidade: sobre a natureza do habitar
Relativamente a estas medidas do homem e a estas medidas da cidade, que fazem título do artigo, coloca-se, logo, a questão de serem duas medidas clara ou razoavelmente distintas ou, serem, apenas duas respostas, que, para serem adequadas têm de ser/estar intimamente conciliadas? O que se pretendeu evidenciar neste tema das medidas do homem e da cidade é que tais medidas tanto são genéricas e estruturantes, constituindo grandes objectivos como é o caso da segurança, como são particularizadas e ligadas a pormenores bem estruturados e únicos, e há casos de conjuntos de casas que não proporcionam felicidade seja pela ausência de tais condições gerais, seja pela inexistência de tais condições de pormenor.
Ano: 2012
Número Páginas:
13 p..
Autor(es): Baptista Coelho, A.
Revista: Revista Infohabitar
Editor: Grupo Habitar
Volume:
Infohabitar Ano VIII, n.º 413.
Keywords: Imagem urbana; Habitar e cidade; Escala urbana; Escala humana; Arquitectura urbana
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Assessing the Potential Health Benefits of Cycling at the City of Viana do Castelo
Mobility has an important impact on the overall functioning of cities and quality of life of citizens. On the other hand, motorized road traffic is associated with high levels of noise and air pollutant emissions along with congestion and other externalities, leading to considerable social and environmental costs and degradation of human health. Following the World Health Organization, physical inactivity is one of the leading risks in Europe, associated with nearly 1 million deaths per year. In Portugal around 69% of the adult population do not reach the minimum recommended level of physical activity and 31% were considered sufficiently and highly active. Therefore, more sustainable transport modes such as walking and cycling are envisaged. This paper is built upon the contracted work with the city of Viana do Castelo, located in the North of Portugal, conducted for the World Health Organization (WHO) by the University of Minho and LNEC. The work integrates a research roadmap (case study plan for the application of the Health Economic Assessment Tool) for the appraisal of health benefits of specific walking and cycling investments in the city. The work presented here focus on the former part of the study which involved joint team work with the city officers for defining the target policy scenarios for using the WHO Economic Assessment Tool, the exchange of experiences and practices with other European cities regarding the use of this tool for health benefits assessment, the characterization of the mobility patterns at the reference and alternative policy scenarios set for the cost-benefit analysis, the data collection plan and the expected impacts from the early consideration of health benefits of those non-motorized investments. Results from the evaluation study can help the City elected officials to demonstrate the health benefits of walking and cycling investments. Individuals awareness and perceptions of the health benefits of cycling and walking are important to encourage people to uptake active mobility styles.
Ano: 2012
Número Páginas:
25.
Autor(es): Arsénio, E.
Revista: Proceedings of the 40th European Transport Conference 2012/Atas da 40ª Conferência Europeia de Transportes
Editor: AET and Contributors
Keywords: City of viana do castelo (cidade de viana do castelo); Sustainable mobility (mobilidade sustentável); Cost-benefit analysis (análise custo-benefício); Walking and cycling (modos suaves: pedonal e ciclável); World health organisation (organização mundial de saúde); Health economic assessment (avaliação económica de benefícios para a saúde humana)
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Autos e homens I
A razão de ser deste texto tem a ver, mais directamente, com um estimulante desafio do colega José Dias, que trabalha há muitos anos em Macau, relativamente a questões, hoje em dia fundamentais, no que se refere à ligação entre automóveis e homens, e que foram apenas apontadas em alguns dos últimos artigos da série habitar e viver melhor. E nesta fundamental e pormenorizada concepção do espaço urbano caracterizadamente residencial, marcada pela harmonização da relação entre autos e homens, há que privilegiar o elo mais fraco, os homens e neles especificamente as crianças e os idosos, e há um lugar muito especial para o protagonismo do verde urbano e da própria natureza, mais global, no estabelecimento e na consolidação de um jogo urbano tão eficaz como humanizado, direccionado para a essencial dinamização de uma vivência intensa do exterior.
Ano: 2012
Número Páginas:
8 p..
Autor(es): Baptista Coelho, A.
Revista: Revista Infohabitar
Editor: Grupo Habitar
Volume:
Infohabitar Ano VIII, n.º 409.
Keywords: Os carros na cidade; Autos e homens; Autos e cidade
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AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DO TEOR DE ÁGUA NA TRABALHABILIDADE DE ARGAMASSAS DE TERRA
Existe atualmente um elevado desconhecimento ao nível da reabilitação e conservação de edificações construídas em terra. Nas reparações, devem usar-se argamassas com base em terra, compatíveis com estes suportes, cujo comportamento é no entanto fundamental conhecer. A quantidade de água utilizada na amassadura de uma argamassa tem, em princípio, grande influência nas características físicas, na trabalhabilidade e, consequentemente, no resultado final da aplicação. Contudo, não há informação disponível para argamassas de terra. Foram realizados ensaios de caracterização no estado fresco e endurecido, de argamassas de terra realizadas com quatro terras distintas, cada uma com seis diferentes teores de água. Avaliou-se também diretamente a trabalhabilidade, mediante aplicações efetuadas por operadores em provetes de taipa. Foi possível observar que a retração e a trabalhabilidade das argamassas eram fortemente influenciadas pela relação água/material seco. Esta relação condiciona assim a viabilidade das argamassas, tendo-se, no entanto, verificado que o operador é também um fator de elevada importância neste contexto.
Ano: 2012
Número Páginas:
-.
Autor(es): Gomes, I.; Gonçalves, T. D.; Faria Rodrigues, P.
Revista: APUNTES - Revista de Estúdios sobre Património Cultural - Journal of Cultural Heritage Studies
Editor: Instituto Carlos Arbeláez Camacho para el patrimonio arquitectónico y urbano, unidad académica de la Facultad de Arquitectura y Diseño de la Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colombia
Volume:
25.
Keywords: Retração; Consistência; Trabalhabilidade; Teor de água; Argamassa de terra
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Avaliação do galgamento de estruturas portuárias: Porto de Ponta Delgada
Neste trabalho descreve-se a aplicação de uma metodologia de avaliação de galgamentos de estruturas portuárias ao caso do porto de Ponta Delgada, Açores. Esta metodologia consiste em caraterizar a agitação marítima na zona através de modelos numéricos de propagação de ondas desde o largo até ao interior do porto e calcular os galgamentos gerados por essa agitação em frente a estruturas marítimas do porto. Nesse sentido, a agitação marítima na zona do porto, e mais concretamente em frente a estruturas em estudo, é caracterizada recorrendo a previsões de agitação marítima fornecidas pelo modelo WAVEWATCH III e aos modelos de propagação de ondas SWAN e DREAMS. Posteriormente, com base nessas características de agitação e com a ajuda da ferramenta neuronal NN_OVERTOPPING2, determina-se o galgamento nas estruturas em estudo. Esta metodologia foi aplicada a duas estruturas do porto de Ponta Delgada, o molhe principal e a zona das piscinas naturais, para o período de 21 de abril a 21 de maio de 2012 e para um conjunto de situações correspondentes a tempestades. Foi efetuada uma validação do modelo SWAN com dados medidos in situ por uma boia-ondógrafo.
Ano: 2012
Número Páginas:
37-51pp.
Autor(es): Silva, D.M.F.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Antunes do Carmo, J.; Simões, A.; Rodrigues, C.
Revista: Revista Recursos Hídricos, APRH
Volume:
Vol. 33(2).
Keywords: Simulação numérica; Galgamentos de estruturas portuárias; Agitação marítima; Porto de ponda delgada
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AWARE-P asset management planning software released
A beta version of the European leading-edge support software project AWARE-P has been released, resulting from collaboration between Portugals National Civil Engineering Laboratory (LNEC), the Technical University of Lisbon (IST), Portugals Water and Waste Services Regulator (ERSAR), the ADDITION and YDREAMS software firms and the Norwegian Building and Infrastructure Institute (SINTEF)
Ano: 2012
Número Páginas:
1p.
Autor(es): Alegre, H.
Revista: Water asset management international
Editor: IWA
Volume:
Volume 7, Issue 1.
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Behaviour and repair of carpentry connections Rotational behaviour of the rafter and tie beam connection in timber roof structures
An extensive experimental campaign on structural carpentry connections, namely the rafter and tie beam connection, was conducted to assess their rotational behaviour and the effectiveness of some common repair and reinforcement techniques. The mechanical behaviour was appraised for different geometries, metal fastening devices and moisture content of timber. After the mechanical tests, some of the connections were repaired and tested again, which allowed comparing the performance of the original and the repaired connections. The compressive internal force in the rafter influences the connections behaviour, being crucial in maintaining the integrity of some of these carpentry joints. This aspect required a complex test apparatus and the design of specific equipment to simultaneously apply the compression force and the rotations in the rafter specimen. The experimental results show that some configurations exhibit enough rotation stiffness and load bearing capacity to be accounted for when appraising the roof structures they belong to, enhancing the common assumption of hinged joints. The connections behaviour is different when opening or closing the skew angle. Each connection typology exhibits specific load bearing mechanisms which dictate different performances and failure modes, which should be considered when devising a repair.
Ano: 2012
Número Páginas:
s64-s73.
Autor(es): Palma, P.; Garcia, H.; Ferreira, J.; Appleton, J.; Cruz, H.
Revista: Journal of Cultural Heritage
Editor: Elsevier Masson SAS
Keywords: Reinforcement; Repair; Tests; Carpentry connections; Connections; Timber structures
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