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Data processing for safety control of bridges in real time
This paper describes the developed methodologies for data processing of bridge monitoring data in real time, applied to vertical displacement data on Salgueiro Maia Bridge
Ano: 2006
Número Páginas:
8p.
Autor(es): Marecos, V.; Oliveira Santos, L.; Branco, F.
Revista: Bridge Maintenance, Safety, Management, Life-Cycle Performance and Cost
Editor: Taylor & Francis
Volume:
1.
Keywords: Cable-stayed bridge; Bridges safety control; Data processing; SHM
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Definição de perímetros de protecção em captações de água subterrânea localizadas na área de estudo de Zhangji (China)
O método desenvolvido por Krijgsman e Lobo Ferreira (2001) para definição de perímetros de protecção de captações de água subterrânea, constitui uma alternativa aos estudos hidrogeológicos referidos na legislação portuguesa (Decreto-Lei 382/99, de 22 de Setembro) que se podem tornar dispendiosos em situações de campos de captações individuais, permitindo fornecer gamas de variação para os perímetros das zonas de protecção. Este método foi já apresentado e aplicado em Moinante (2003) e é agora demonstrada a sua aplicação na definição das zonas de protecção em redor de furos captando o aquífero poroso da área de estudo de Zhangji, na China. Desta aplicação resultou o mapeamento das diferentes zonas de protecção para diferentes valores de caudais de extracção. Foram posteriormente analisados os resultados obtidos com o objectivo de observar a variação das distâncias de protecção em função dos caudais de extracção (Q) e da espessura saturada do aquífero (b). Verificou-se que a variação das distâncias de protecção com a variação de Q é maior no caso de pequenos valores de Q e, relativamente à variação de b, a variação das distâncias de protecção é maior para pequenos valores de b.
Ano: 2006
Número Páginas:
11pp.
Autor(es): Moinante, M. J.; Lobo Ferreira, J. P. C.
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Determinação de ondas representativas em zonas costeiras aplicação à barra da ria de Aveiro
N/A
Ano: 2006
Autor(es): Plecha, S.; Sancho, F. E.; Silva, P. A.; Dias, J. M.
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Determinação experimental da concentração de sedimentos transportados num escoamento resultante da rotura de uma barragem num canal com leito móvel
Defina-se escoamento geomórfico como um escoamento pouco profundo susceptível de causar elevados impactes morfológicos num trecho de canal com leito móvel. Constata-se que um dos aspectos mais sensíveis na modelação matemática destes escoamentos é o cálculo do intenso transporte sólido por norma neles registado. Neste trabalho, propõe-se a caracterização experimental da concentração de sólidos transportados num escoamento resultante da ruptura de uma barragem, simulada por uma barreira vertical. Com base nestas concentrações, determina-se a equação que relaciona os valores médios do caudal sólido e da tensão de arrastamento. Os ensaios experimentais compreenderam exclusivamente situações de ruptura instantânea e foram levados a cabo para uma gama vasta de condições iniciais. Como material do leito, utilizaram-se sedimentos de grande mobilidade por forma a simular adequadamente o caudal sólido num eventual protótipo. Observou-se que o transporte sólido se processa maioritariamente numa camada cuja espessura não é desprezável face à profundidade total do escoamento. Descreve-se o procedimento experimental conducente ao cálculo da concentração de sólidos na camada de transporte. Os resultados obtidos são comparados com fórmulas existentes de transporte sólido. Na ausência de medições precisas de velocidade, descreve-se o procedimento utilizado para inferir a velocidade média do escoamento ao longo do canal. Verifica-se que as fórmulas válidas para escoamentos fluviais não apresentam bons resultados quando aplicados a escoamentos geomórficos.
Ano: 2006
Autor(es): Amaral, S.; Ferreira, R. L.; Leal, J. G. A. B.
Keywords: Caracterização experimental; Transporte sólido; Leito móvel; Escoamento variável; Ruptura de barragens
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Difracção de ondas por quebra-mares destacados permeáveis: modelação numérica
N/A
Ano: 2006
Número Páginas:
11 pp.
Autor(es): Oliveira, F. S. B. F.
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Dimensionamento analítico de camadas de reforço em plataformas ferroviárias
Durante a renovação Linha do Norte em Portugal é necessário melhorar as características da plataforma ferroviária por forma a adequá-la às exigências relacionadas com o aumento das cargas máximas por eixo, com o aumento do volume de tráfego e com a necessidade de permitir a circulação a alta velocidade. O tipo de acções a levar a cabo depende, em boa medida,das características da plataforma existente e das características pretendidas para a plataforma final. Nos casos em que a plataforma é inadequada torna-se necessário sanear uma determinada espessura do material existente para possibilitar a colocação de camadas de reforço que permitam obter as características finais pretendidas. Neste trabalho analisa-se a problemática do dimensionamento das camadas de reforço da plataforma, nomeadamente da determinação da sua espessura e dos materiais que as constituem; apresenta-se uma metodologia de cálculo passível de ser utilizada no dimensionamento, tendo em consideração o comportamento não linear dos materiais.
Ano: 2006
Número Páginas:
6pp.
Autor(es): Marcelino, J.; Fortunato, E.; Pinelo, A.
Keywords: Renovação; Plataforma ferroviária; Dimensionamento
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Discontinuities in geomorphic dam-break flows
Geomorphic dam-break flows have been shown to feature discontinuities other than the downstream progressing wavefront. Of particular importance is the jump that forms, for some combinations of initial conditions and bed materials, near the location of the dam. No attempts to characterize this jumpwere undertaken until recently. In this text, the discontinuities occurring in geomorphic dam-break flows are investigated in the framework of a shallow-flow theory. The main objective is to understand whether they are susceptible to be described by Riemann waves or if they are flow features aroused by momentum sources, namely friction, or by phenomena beyond the shallow-flow theory. For that purpose, experimental results are presented and compared with a theoretical solution of the governing equations given initial discontinuous data. The classification of the discontinuities follows the comparison between the observed and calculated flow features for the same initial conditions. No attempt is made to address the phenomenological aspects of the formation and evolution of the discontinuities. Nevertheless, the observed behavior is discussed in conjunction with the weak solution of the governing equations.
Ano: 2006
Autor(es): Ferreira, R. L.; Amaral, S.
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Double-skin façade thermal monitoring.
This paper concerns to the post-occupancy monitoring of a building sited in Lisbon with transparent double-skin façades (DSF). This is the first of an enlarged monitoring program covering other buildings and weather conditions aiming to clarify under which climate and performing conditions this architectural solution is acceptable. Within this campaign an enlarged set of parameters were measured, covering from outdoor conditions to indoor comfort. The present paper focus is the thermal behaviour of the façade.
Ano: 2006
Número Páginas:
111-116pp.
Autor(es): Marques da Silva, F.; Gomes, M.; Pinto, A.; Pereira, I.; Rodrigues. A.
Editor: ISIAQ e IDMEC
Volume:
Vol. 3.
Keywords: Thermal behaviour; Monitoring; Double-skin façade
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Dynamical behaviour of rigid block structures subjected to earthquake motion
This paper studies the dynamic behaviour of rigid-block structures under seismic behaviour. For this purpose, an experimental investigation has been carried out on the rocking response of single blocks, and ensembles of two and three blocks structures. These structures were subjected to three different base motions: free rocking, harmonic and random excitations. The tests were performed at the seismic table of the National Laboratory of Civil Engineering (LNEC) of Portugal.
Ano: 2006
Número Páginas:
8p.
Autor(es): Peña, F.; Prieto, F.; Lourenço, P.; Campos Costa, A.
Editor: Macmillan
Keywords: Seismic test; Rigid-block
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Ensaios sísmicos a uma solução de edifício de betão armado pré-fabricado
Esta comunicação descreve os ensaios sísmicos efetuados no LNEC a uma estrutura pré-fabricada de betão armado. Os ensaios foram desenvolvidos com o apoio da Comissão Europeia e no âmbito do projeto de investigação PRECAST STRUCTURES EC8 Seismic Behaviour of Precast Concrete Structures with Respect to Eurocode 8. O protótipo de referência é um sistema para edifícios de uma empresa Portuguesa de pré-fabricação, tendo sido dimensionado, produzido e montado pela mesma empresa, utilizando as suas práticas habituais. A estrutura tem dimensões em planta de 12,0x10,5 m2 e 2 pisos com 4,5 m de altura. Durante a montagem as vigas são suportadas por cantoneiras, ou por perfis tubulares, fixos aos pilares. As ligações viga-pilar são completadas com chapas metálicas soldadas a parafusos e pelo preenchimento dos vazios com argamassa injetada através de furos. A estrutura pode ser considerada como um sistema pré-fabricado com ligações secas de ductilidade limitada. Foi ensaiado na plataforma sísmica triaxial do LNEC um modelo à escala 1/3 do protótipo de referência utilizando a lei de semelhança de Cauchy-Froude. A ação sísmica considerada foi um acelerograma semi-artificial de Tolmezzo compatibilizado com o espectro de reposta do Eurocódigo 8. A estrutura foi sujeita a 5 fases de ensaio com intensidade crescentes atingindo-se valores de PGA=0,95g. Nesta comunicação apresenta-se o comportamento observado da estrutura, a evolução das frequências e amortecimentos modais, a avaliação da hipótese de diafragma rígido, os deslocamentos globais e entre pisos, e através de um modelo simplificado, as forças e os ciclos histeréticos globais. Apresenta-se também o comportamento cinemático de 8 ligações viga-pilar que foram instrumentadas com transdutores de deslocamento.
Ano: 2006
Número Páginas:
16p.
Autor(es): Mendes, L.; Coelho, E.; Campos Costa, A.
Editor: LNEC
Keywords: Estruturas pré-fabricadas de betão Armado; Comportamento sísmico
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