Saltar para o conteúdo

Notícias

14ª edição do Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos - 14º SILUSBA 14ª edição do Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos - 14º SILUSBA
2019-10-02


Realizou-se, de 16 a 20 de setembro de 2019, em Cabo Verde, a 14ª edição do Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos - 14º SILUSBA, no qual o LNEC participou na Comissão Organizadora Internacional e na Comissão Científica.

Esta edição assinalou os 25 anos do Simpósio e decorreu sob o lema "SILUSBA 25 anos construindo a Comunidade da Água da CPLP".

Além dos 150 participantes, estiveram presentes três governos da CPLP, os de Cabo Verde, de Portugal e de Angola.

Este Simpósio teve como objetivos principais:
-  Promover o avanço do conhecimento nos domínios da Hidráulica e dos Recursos Hídricos;
-  Promover o intercâmbio de ideias e de experiências nos domínios da Hidráulica e dos Recursos Hídricos;
-  Estimular ações de formação, de investigação e de desenvolvimento de interesse comum.

Realizaram-se sete Sessões Plenárias (3 Mesas Redondas e 4 Sessões Especiais), 9 Sessões Temáticas para apresentação de 100 Comunicações e Posters, além de 4 Cursos Técnicos. Dois cursos técnicos foram lecionados por Investigadores do LNEC:  Curso técnico 1 (no Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário, República de Cabo Verde) - Modelação de Águas Subterrâneas, Gestão da Recarga de Aquíferos e Vulnerabilidade à Intrusão Marinha em AquÍferos Costeiros e  o Curso Técnico 3 (na Agência Nacional de Água e Saneamento de Cabo Verde) - A Plataforma OPENCoastS para Modelação e Previsão em Tempo Real de Zonas Costeiras.

O 14º SILUSBA foi uma organização conjunta da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos - APRH, da Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRH, da Associação Cabo-Verdiana de Recursos Hídricos - ACRH e da Associação Aquashare Moçambique e do qual o LNEC foi uma das instituições patrocinadoras.

« voltar