Notícias

Acreditação da calibração de anemómetros Acreditação da calibração de anemómetros
2018-08-29


O LNEC desenvolveu, em 2013, um novo modelo de organização interna designado LNEC-EM (Ensaios e Metrologia), com a criação de uma rede com mais de 30 unidades laboratoriais.

O LNEC-EM tem diversos objetivos, entre os quais o de promover projetos colaborativos entre as suas unidades laboratoriais. Um dos projetos percursores desta nova abordagem foi o de promover a acreditação de uma atividade desenvolvida há décadas no LNEC, a calibração de anemómetros.

Este projeto colaborativo interno juntou o conhecimento de duas Unidades do LNEC-EM, a UADinE (Unidade de Aerodinâmica de Estruturas) e a UMA (Unidade de Metrologia Aplicada).

No passado mês de março, o LNEC concretizou o processo de acreditação deste ensaio, inserido no âmbito de acreditação da Unidade de Metrologia Aplicada (UMA) do LNEC-EM, permitindo a expansão da sua atividade acreditada para o domínio da Velocidade e Aceleração.

O LNEC é, agora, uma entidade nacional com reconhecimento IPAC da sua competência técnica para a calibração de anemómetros, podendo realizar calibrações num intervalo de medição compreendido entre 3 m/s e 20 m/s, e com uma melhor incerteza inferior a 1 m/s.

Refira-se que a calibração de anemómetros satisfaz não só as necessidades internas de algumas unidades laboratoriais e núcleos de investigação do LNEC, mas igualmente um diversificado conjunto de entidades externas que utilizam este tipo de instrumento de medição, nomeadamente, nos setores da construção e da navegação marítima e aérea.

Este projeto será alargado a outras áreas da metrologia, onde o LNEC dispõe de conhecimento e meios para desenvolver a rastreabilidade de instrumentação que atualmente não se encontra disponível, prestando um serviço às empresas nacionais essencial para melhorar a sua competitividade.
« voltar