Notícias

Formação e qualificação técnica com o tema “Qualidade e Gestão de Equipamento: dos conceitos às boas práticas”
2018-10-22


No âmbito do Programa de Capacitação de Laboratórios de Engenharia da CPLP, que dá sequência à cooperação que existe entre o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) de Portugal e os Laboratórios de Engenharia Civil da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizou-se, de 1 a 5 de outubro, no Laboratório de Engenharia de Moçambique (LEM) em Maputo, uma formação e qualificação técnica com o tema "Qualidade e Gestão de Equipamento: dos conceitos às boas práticas”.

O objetivo do curso visa promover o desenvolvimento de competências pela transferência de conhecimento e apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico dentro desta comunidade. A realização da formação teve um enquadramento do Núcleo de Qualidade Metrológica do LNEC (no âmbito da medição) e da Direção da Qualidade dos Laboratórios (no âmbito da Qualidade).

Este curso teve a participação de 25 Colegas do LEM e do Laboratório de Engenharia Civil de Cabo Verde (LECV), onde se apresentaram diversos temas, designadamente, ligados à qualidade e normalização, à realização e aplicação do Sistema Internacional de Unidades, à medição, conformidade e avaliação de incerteza, bem como, boas práticas de medição de diversas grandezas de medição. A transição da norma ISO/IEC 17025 foi, também, um tópico introduzido, uma vez que a acreditação faz parte da realidade deste Laboratório, sendo um foco de interesse com grande atualidade.


« voltar