Notícias

Investigador aposentado do LNEC homenageado com a Medalha de Mérito do GPBE Investigador aposentado do LNEC homenageado com a Medalha de Mérito do GPBE
2018-11-30


O investigador do LNEC, já aposentado, Engº Manuel João Esteves Ferreira, foi homenageado com a Medalha de Mérito do Grupo Português de Betão Estrutural (GPBE) durante o Encontro Nacional Betão Estrutural 2018 (BE2018), que decorreu entre 7 e 9 de novembro de 2018.

Engenheiro Civil pelo Instituto Superior Técnico em 1956, ingressou no LNEC como Tirocinante no ano seguinte, tendo permanecido no Laboratório até 1997, ano em que se aposentou.

Especialista em Barragens de Betão, exerceu também atividade como projetista numa empresa de consultoria, em projetos de betão estrutural e em projetos geotécnicos, como túneis e centrais hidroelétricas subterrâneas.

Foi diretor do Departamento de Materiais da Construção do LNEC e desenvolveu importante atividade no estudo do comportamento estrutural das barragens de betão e dos materiais da construção. Dirigiu e participou em diversas comissões técnicas de normalização na área dos betões.

Após a aposentação, foi convidado a colaborar na gestão da associação científica Grupo Português de Betão Estrutural.



  
« voltar