Saltar para o conteúdo

Notícias

Notícia relativa à abertura do Museu das Termas Romanas de Chaves Notícia relativa à abertura do Museu das Termas Romanas de Chaves
2022-01-31



Divulga-se notícia relativa à abertura do Museu das Termas Romanas de Chaves.

O LNEC, através do investigador, Armando Pinto, foi responsável pelo estudo de avaliação do projeto de ventilação do Museu.

O complexo termal romano de Chaves foi descoberto em 2006, durante as obras para construção de um parque de estacionamento. Foi projetado um edifício para albergar um museu, mas a elevada temperatura da água, que ultrapassa os 60 graus, levando à formação de gotas de água no tecto e paredes do edifício, exigia que fosse encontrada uma solução para resolver o problema da condensação.

Assim e por forma a tornar o espaço confortável para os visitantes e acima de tudo, permitir a adequada conservação das estruturas arqueológicas, o LNEC realizou estudos ao nível da humidade e da temperatura exterior e interior, permitindo a revisão do projeto existente e a concretização de uma solução viável, sobretudo no que diz respeito à climatização.

As termas romanas de Chaves representam o maior complexo termal romano da Península Ibérica. O edifício termal, de dimensões monumentais, ruiu após um sismo no séc. IV e permaneceu subterrado durante 17 séculos. Este facto permitiu a preservação das estruturas e aquando do início das escavações, ali foi descoberto um espólio variado, em excelente estado de conservação, repartido por diversas salas e piscinas. O sistema hidráulico foi também descoberto em perfeito estado de funcionamento. 


« voltar