Saltar para o conteúdo

Notícias

Projeto BSafe4Sea - Forças na superestrutura Projeto BSafe4Sea - Forças na superestrutura
2020-04-29


Uma das tarefas do projeto BSafe4sea é o cálculo de forças na superestrutura aplicado ao quebra-mar do Porto da Ericeira. 

Uma primeira parte deste trabalho é o cálculo das forças com base em fórmulas a fim de, com base em dados de ensaios em modelo físico e de campo a obter no âmbito do projeto, se determinar qual a mais adequada para a estrutura em estudo. 

Neste âmbito, foram feitos cálculos de forças na superestrutura do quebra-mar da Ericeira, considerando as características da agitação e níveis de mar que solicitaram a estrutura no período entre 1 de janeiro de 2009 e 30 de dezembro de 2018, obtidos por hindcast no pé da estrutura. 

As forças foram calculadas utilizando as fórmulas disponíveis na literatura e com base nelas, os coeficientes de estabilidade ao deslizamento e derrubamento. 

Na figura apresentam-se, a título de exemplo, os resultados da força horizontal, Fh, e força vertical, Fb, na superestrutura obtidos para a fórmula de Nᴓrgaard et al., 2013, ao longo dos 10 anos em estudo.


« voltar