Notícias

Projeto C3Places: Oficinas de urbanismo na Escola Secundária Padre António Vieira
2018-06-07


Decorreram, entre fevereiro e maio de 2018, quatro oficinas de urbanismo na Escola Secundária Padre António Vieira, promovidas por investigadores do Projeto Europeu C3Places, no qual, em Portugal, o LNEC participa em conjunto com o Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) da Universidade Lusófona (ULHT), instituição que também coordena o Projeto.

As oficinas integram a metodologia desenvolvida pelo C3Places para o estudo de caso de Lisboa, focado na freguesia de Alvalade.

Os objetivos do estudo de caso, que tem como público-alvo os adolescentes (13-17 anos), são: 1) investigar a relação entre espaço urbano, estilos de vida e práticas e comportamentos dos jovens no espaço público; 2) experimentar metodologias de cocriação inovadoras e adaptadas ao contexto específico dos adolescentes; 3) avaliar os recursos, valores e oportunidades no espaço público e relacioná-los com as práticas nele observadas; 4) desenvolver, testar e avaliar o potencial das ferramentas TIC para a investigação; e 5) formular recomendações para a produção de espaços públicos abertos sensíveis às necessidades e requisitos dos adolescentes.

Com o objetivo de incentivar os adolescentes a expressarem os seus valores e ideias para o espaço público urbano, as oficinas realizaram-se em duas turmas, integradas no projeto piloto do Ministério da Educação "Autonomia e Flexibilidade Curricular”. Para além da Escola Secundária Padre António Vieira e do Agrupamento de Escolas de Alvalade, as oficinas contaram também com a parceria da Junta de Freguesia de Alvalade e com a participação de representantes do movimento civil do Jardim do Caracol da Penha e da plataforma de .crowdfunding PPL.

As oficinas foram desenvolvidas para despertar o interesse dos jovens pelo espaço, encorajar ações ao ar livre, propiciar a iniciação à investigação científica, encorajar o desenvolvimento de argumentos, motivar o espírito crítico e criativo nos adolescentes, incentivar a participação cidadã e em conjunto com os adolescentes, identificar as suas necessidades para os espaços públicos abertos.
As oficinas foram encerradas com uma exposição elusiva à apresentação do Projeto C3Places e ao trabalho desenvolvido com os adolescentes das turmas envolvidas.

A exposição, aberta à comunidade escolar, encontra-se no átrio da Escola Secundária Padre António Vieira.


« voltar