Notícias

Projeto europeu CyberParks - novo livro editado Projeto europeu CyberParks - novo livro editado
2019-02-14


No âmbito do projeto europeu CyberParks, no qual o LNEC participou, foi recentemente editado o livro "Neighbourhood & City - Between digital and analogue perspectives | Bairro & Cidade - Entre perspetivas digitais e analógicas” com coordenação da Investigadora do LNEC Marluci Menezes, e do Prof. Carlos Smaniotto Costa (CeiED-ULHT). A Investigadora do LNEC Elisabete Arsénio é autora de um capítulo.

A referência completa do livro é:

Menezes, Marluci and Smaniotto Costa, Carlos (Eds.) (2019). Neighbourhood & City - Between digital and analogue perspectives | Bairro & Cidade - Entre perspetivas digitais e analógicas. CyberParks Project. Series Culture and Territory (3). Lisbon: Edições Universitárias Lusófona. 415 pages. ISBN 978-989-757-077-3.

O livro está disponível aqui.

Esta edição tem como objetivo promover a discussão e o pensamento crítico sobre o ambiente urbano na intersecção do bairro com a cidade, ao longo das suas relações socio espaciais, partindo de uma perspetiva interdisciplinar, multidimensional e internacional. Os capítulos abordam vários aspetos relacionados com a vida, a intervenção, o planeamento, a gestão, o pensar e produzir a cidade na era digital, com vista a aumentar a compreensão dos bairros como parte de um debate mais amplo sobre o desenvolvimento social e sustentável e à necessidade de maior atenção para com as comunidades urbanas. Esta abordagem tem impacto direto nos espaços abertos públicos, que estão no centro da atividade do projeto CyberParks.

O âmbito internacional desta edição é reforçado pela sua natureza bilingue, uma vez que este livro visa, para além dos leitores europeus, também os leitores dos países de língua portuguesa.

Esta edição resulta dos trabalhos desenvolvidos através da COST Action TU1306, financiada pela COST (European Cooperation in Science and Technology).

« voltar