Saltar para o conteúdo

Notícias

Projeto FusionPole - Reutilização de Postes de Pinheiro bravo Projeto FusionPole - Reutilização de Postes de Pinheiro bravo
2021-04-30


O LNEC participa no projeto FusionPole - Reutilização de Postes de Pinheiro bravo, em conjunto com a empresa Pedrosa e Irmãos (promotor Líder), a Universidade de Coimbra e o Centro de Inovação e Competências da Floresta (SerQ). 

Este projeto pretende contribuir para uma maior eficiência na utilização de recursos naturais (madeira de pinho bravo) e contribuir para um modelo de economia circular no campo da utilização de postes de madeira como suporte das linhas aéreas para telecomunicações. 

O projeto FusionPole assenta em dois objetivos principais: 

1. melhorar o comportamento ao fogo, de forma a limitar o potencial contributo dos postes para a propagação do incêndio (limitação da inflamabilidade e da taxa de combustão) em situações de fogo rasteiro, seguindo as recomendações emanadas da ANCOM em 2018 após os grandes incêndios de 2017. Neste sentido serão estudados procedimentos de proteção envolvendo substâncias ou materais retardantes de fogo e que permitam aumentar a reação ao fogo dos postes de madeira (atuando nas fases de ignição e de propagação inicial). 

2. permitir a reutilização das partes sãs de postes de pinheiro bravo retirados de serviço através do estudo de postes híbridos, contribuindo para a redução da quantidade de resíduos a tratar (no caso de madeira tratada classificados como resíduos perigosos) numa ótica de promoção de uma economia circular.
Este projeto é financiado pela ANI (Agência Nacional de Inovação, S.A.), no âmbito do programa Portugal2020 Centro.
unto com a empresa Pedrosa e Irmãos (promotor Líder), a Universidade de Coimbra e o Centro de Inovação e Competências da Floresta (SerQ). 
« voltar