Saltar para o conteúdo

Notícias

Projeto LIFE Impetus venceu prémio na categoria I+D+i do PT Global Water Awards 2019 Projeto LIFE Impetus venceu prémio na categoria I+D+i do PT Global Water Awards 2019
2019-12-13


O LNEC, através da coordenação do projeto LIFE Impetus, venceu a categoria I+D+i do PT Global Water Awards 2019. Este prémio visa reconhecer a excelência na internacionalização do cluster português da água e é organizado pelo jornal Água & Ambiente e a PPA - Parceria Portuguesa para a Água.

O projeto LIFE IMPETUS - Improving current barriers for controlling pharmaceutical compounds in urban wastewater treatment plants (2016/19) caraterizou a ocorrência de fármacos e demonstrou medidas de fácil implementação, baixo investimento e energia, em duas estações de tratamento de águas residuais urbanas, com sistemas de lamas ativada e com elevado potencial de reutilização de água. De entre os produtos desenvolvidos no âmbito deste projeto, destacam-se os seguintes: procedimentos analíticos para quantificação de fármacos em amostras complexas; estratégias e melhores práticas de controlo de fármacos em ETAR convencionais, com soluções de baixo investimento, baixo consumo energético e custos operacionais competitivos; e novos carvões ativados a partir de biomassa vegetal nacional, renovável, produzidos por ativação física (amiga do ambiente) com knowhow nacional.

Além do LNEC, integram o consórcio LIFE IMPETUS a Águas do Algarve, Águas do Tejo Atlântico, EPAL, Faculdade de Ciências e Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Universidade do Algarve e EHS (4 instituições C&T, 3 entidades gestoras e 1 PME). A cerimónia de entrega dos prémios foi realizada ontem no âmbito da 14ª Expo Conferência da Água, tendo o projeto sido representado pela investigadora do LNEC Maria João Rosa, do Núcleo de Engenharia Sanitária.

     
« voltar