Saltar para o conteúdo

Notícias

Projeto RESCCUE - Conferência Internacional “Assessing Territorial Resilience: Indicators and Tools for Governance” Projeto RESCCUE - Conferência Internacional "Assessing Territorial Resilience: Indicators and Tools for Governance”
2020-08-12


A Conferência Internacional "Assessing Territorial Resilience: Indicators and Tools for Governance” teve lugar de 15 a 17 de julho, em Paris, em formato online tendo sido organizada pelo Instituto de Estudos Avançados de Paris (IEA) e pela Escola de Engenharia Urbana de Paris (EIVP).

A Engª Maria Adriana Cardoso, Investigadora Auxiliar do Núcleo de Engenharia Sanitária do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e a Drª Maria João Telhado, Chefe da Divisão do Ambiente e Energia na Câmara Municipal de Lisboa, foram convidadas pela organização da conferência para a apresentação da keynote de abertura "Why and how we co-created the Resilience Assessment Framework, a diagnosis tool for cities and urban services as interdependent strategic sectors”.

A apresentação focou o quadro de avaliação de resiliência urbana às alterações climáticas (RAF), um dos principais resultados do projeto RESCCUE sob a responsabilidade do LNEC, e a Ação de Lisboa nesta temática.

O projeto RESCCUE foi brevemente apresentado, tal como o desenvolvimento do RAF e da RAF app, aplicação web que lhe está associada, como ferramenta de apoio à avaliação, incluindo um vídeo de demonstração.

Da parte do município de Lisboa foi apresentada a Ação de Lisboa, incluindo o Plano de Ação para resiliência da cidade, desenvolvido no projeto RESCCUE, focando uma cidade global, informada, inclusiva, sustentável, resiliente às alterações climáticas e planeada para o futuro, com alguns desafios a superar.

A conferência decorreu durante três meios-dias, com mais de 550 inscrições e cerca de 185 participantes, em média, por sessão. Envolveu 18 oradores convidados de diferentes áreas de conhecimento, da engenharia à economia, filosofia, geografia e psicologia, proporcionando informação de grande valor acrescentado.

#AssessingResilience
#ResccueEU


« voltar