Saltar para o conteúdo

Notícias

Revista científica "Buildings" - edição especial "Green and Sustainable Building Materials” coeditada pelo LNEC Revista científica "Buildings" - edição especial "Green and Sustainable Building Materials” coeditada pelo LNEC
2021-04-26


A Investigadora do LNEC Ana Marques e o Professor João Ferreira do Instituto Superior Técnico, são coeditores convidados de uma edição especial da revista científica internacional "Buildings".

A edição especial "Green and Sustainable Building Materials”, está aberta para envio de artigos até 31 de maio de 2021.

Esta edição pretende evidenciar as áreas de investigação relacionadas com materiais de construção verdes e sustentáveis, fatores que podem promover o desenvolvimento de técnicas de reabilitação para prolongar a vida útil de edifícios antigos.

Mais informações sobre esta edição especial:

O setor da construção é responsável por uma parcela significativa da produção global de resíduos e por um grande consumo de matérias-primas e energia. A fabricação de materiais e componentes de construção está associada principalmente ao uso de recursos naturais e ao consumo de energia, enquanto a fase de demolição é frequentemente responsável por uma produção substancial de resíduos.

Nos últimos anos, visando a sustentabilidade do setor da construção, investigadores, organizações oficiais e indústrias relacionadas têm trabalhado no desenvolvimento de soluções inovadoras para resolver os problemas identificados. Essas soluções podem envolver diferentes abordagens, tais como: implementação de metodologias de análise de custos do ciclo de vida, incluindo variáveis ​​ambientais; a produção de materiais mais duráveis ​​e com menor consumo de energia; a utilização de pormenorização construtiva em novas edificações possibilitando a futura desconstrução, reaproveitamento e reciclagem de materiais e componentes; desenvolver técnicas de reciclagem mais eficientes; conceber sistemas HVAC baseados em soluções ecológicas e melhorar os sistemas de isolamento; ou desenvolver técnicas de reabilitação para prolongar a vida útil de edifícios antigos.

O principal objetivo desta edição especial é atrair investigadores na área de materiais de construção verdes e sustentáveis ​​e compartilhar seus últimos desenvolvimentos.
« voltar