Eficiência Energética

Ferramentas de cálculo para aplicação da regulamentação de eficiência energética de edifícios de 2013

Enquadramento
O Decreto-lei 118/2013 de 20 de agosto, estabelece os requisitos de desempenho térmico e energético, bem como a metodologia de caraterização do desempenho dos edifícios, acessível em www.adene.pt/sce/legislacao-0.


Ferramenta de cálculo da ventilação para edifícios de habitação e para pequenos edificios de comércio e serviços

Para permitir avaliar o desempenho dos sistemas de ventilação no contexto da regulamentação do desempenho térmico e energético dos edifícios e da verificação do requisito mínimo de ventilação, foi desenvolvida uma aplicação excel que implementa o método de cálculo definido na Portaria n.º349-B/2013, no Despacho n.º15793-E/20313, no Despacho n.º15793-I/20313 e no Despacho n.º15793-K/20313.

Essa ferramenta de cálculo está disponível abaixo depois do preenchimento do formulário.

Esta aplicação funciona no ambiente Microsoft Excel 2010 , Microsoft Excel 2013 e LibreOffice Calc 4.1.3.2 . Para a aplicação funcionar adequadamente o utilizador tem de autorizar a execução de macros.

Nos edifícios de habitação novos e existentes, através de um conjunto de dados de entrada obtém-se a taxa de renovação de ar da fração na estação de aquecimento, para determinar Nic, a taxa de renovação de ar na estação de arrefecimento para determinar Nvc, a taxa de renovação de ar do edifício de referência, o consumo de energia dos ventiladores, o efeito de recuperação de calor na estação de aquecimento e na estação de arrefecimento.

Nos pequenos edifícios de comércio e serviços novos e existentes, através de um conjunto de dados de entrada obtém-se o caudal de ventilação da fração e o caudal de infiltrações de ar que pode ser utilizado no cálculo do indicador de eficiência energética da fração (IEE) ou na verificação dos requisitos mínimos de ventilação.


Ferramenta de Cálculo para determinar o caudal mínimo de ar novo pelo método analítico nas frações de comércio e serviços

Nos edifícios de comércio e serviços encontra-se prevista a determinação do caudal mínimo de ar novo dos espaços com base num método prescritivo, numa aproximação correspondente a condições de regime estacionário (condição de equilíbrio) e um método analítico que atenda à evolução temporal da taxa de ocupação do espaço.

Para facilitar a determinação do caudal mínimo de ar novo de acordo com estas metodologias, foi desenvolvida uma aplicação excel que implementa os métodos de cálculo definidos na Portaria n.º353-A/2013.

Essa ferramenta de cálculo está disponível abaixo depois do preenchimento do formulário.

Esta aplicação funciona no ambiente Microsoft Excel 2010 , Microsoft Excel 2013 e LibreOffice Calc 4.1.3.2 . Para a aplicação funcionar adequadamente o utilizador tem de autorizar a execução de macros.

Preencha o formulário e carregue em submeter para aceder aos ficheiro compactados que têm a versão Microsoft Excel e Open Office da aplicação, bem como instruções auxiliares.

O contacto de correio eletrónico destina-se a permitir a comunicação automática de atualizações da aplicação ou de outra informação relacionada. Se não pretender ser contactado, coloque a@a.pt.

Versões distribuídas actualmente:
Qventila_RECS_2013_12_10_v01b (desde 11-12-2013)
VENTILACAO_Rph_v02b - 2018-04-20 (desde 2018-04-23)

Comentários ou sugestões: apinto@lnec.pt