Neste Projeto pretende-se desenvolver um método para reabilitar a plataforma (topo da fundação) da via-férrea através do tratamento de solos. Este será baseado em sistemas a conceber para injetar e misturar ligantes com solos, através da perfuração da camada de balastro, instalados em meios ferroviários e sem necessidade de remover a superstrutura da via, reduzindo os custos e minimizando as perturbações na operação ferroviária. Em linhas gerais pretende-se: desenvolver equipamentos e aperfeiçoar métodos de tratamento, e posteriormente avaliar a sua adequação em modelos físicos de via sujeitos a cargas cíclicas; modelar o comportamento das estruturas por diferentes abordagens numéricas; desenvolver um protótipo que integre um sistema de tratamento de solos num veículo ferroviário, utilizá-lo no reforço da plataforma de um trecho experimental, que será devidamente caracterizado e monitorizado.
A Mota-Engil e o LNEC detêm competências que se complementam e interesses comuns, o que permitiu a constituição deste consórcio, visando a prossecução dos objetivos do Projeto proposto. Sendo a Mota-Engil uma empresa de referência no âmbito da construção, reabilitação e manutenção ferroviária, em Portugal e no estrangeiro, pretende incluir diretamente os resultados deste projeto na sua atividade produtiva e económica.
O objetivo principal deste Projeto é desenvolver e validar, em termos de eficiência técnico-económica, um método de tratamento de solos que permita reabilitar a plataforma das vias-férreas que exibem problemas, sem necessidade de remover os solos existentes nem a superstrutura da via e recorrendo a meios ferroviários. Esse método deverá possibilitar o aumento da rigidez e da capacidade resistente a curto e a longo prazo da fundação da via-férrea, através do seu reforço, proporcionando um regular apoio à camada de balastro e um adequado desempenho estrutural da via face às solicitações.
A melhoria das características dos solos decorrente do tratamento deve ser durável e deve traduzir-se, em particular, por uma boa qualidade geométrica da via, medida ao nível do carril.
O método a desenvolver deve permitir obter os resultados desejados com menores custos de intervenção do que aqueles associados aos métodos habitualmente utilizados, e de forma mais rápida, minimizando o tempo em que a via fica interdita e, consequentemente, as perturbações na operação ferroviária.
Este projeto conta com o apoio do COMPETE 2020, sendo cofinanciado
pelo Fundo Estrutural FEDER, através do programa Portugal-2020
(PT2020), no âmbito do Programa Operacional Competitividade e
Internacionalização, Sistema de Incentivos à Investigação e
Desenvolvimento (SI IDT) de Portugal 2020 "Projetos I&DT Empresas em
Co-promoção” [POCI-01-0247-FEDER-017978].