Saltar para o conteúdo
Departamento de Transportes Departamento de Transportes

Avaliação de sistemas de transportes, intermodalidade/multimodalidade e equidade social


Os sistemas de transportes são facilitadores-chave da atividade económica e da conectividade social. Enquanto fornecedores de serviços essenciais à sociedade, os sistemas de transportes estão no centro dos grandes desafios de sustentabilidade, como seja o combate às alterações climáticas, a eficiência energético-ambiental, a saúde pública, a equidade social, a competitividade económica e a utilização mais eficiente de recursos. Na prática, a conciliação destas dimensões constitui um problema de engenharia complexo, sendo necessário explorar métodos avançados e técnicas de outras áreas das ciências sociais.


O transporte marítimo representa 80% do comércio mundial, sendo que 40% do tráfego de mercadorias intraeuropeu é realizado através de transporte marítimo de curta distância. Para otimizar o desempenho das cadeias logísticas multimodais, o Livro Branco dos Transportes da Comissão Europeia prevê transferir 30% do transporte de mercadorias cuja distância excede os 300 km para o modo ferroviário ou para o modo marítimo/fluvial, até 2030. Os portos marítimos apresentam um papel muito importante como centros logísticos necessitando de ligações eficientes. Neste âmbito, o desenvolvimento de sistemas intermodais de transporte (sem descontinuidades) estão no centro da competitividade económica.


Esta linha de investigação integra aspetos centrais da economia de transportes e do mar, com enfoque na avaliação de: a) soluções intermodais de transporte de longa distância (transporte marítimo - short sea shipping; transporte marítimo - transporte rodoviário; transporte marítimo - transporte ferroviário, transporte aéreo - outros modos, etc.) e a respetiva otimização tendo em conta critérios nas várias dimensões da sustentabilidade; b) avaliação de sustentabilidade de novas soluções de transporte marítimo - fluviais (nas designadas "cidades azuis”, âncoras da economia do mar), incluindo a combinação com outros modos de transporte, designadamente os modos suaves e novos serviços de mobilidade elétrica.