O objetivo principal do presente Projeto de I&D consiste no desenvolvimento de uma metodologia integrada para a avaliação do desempenho das zonas de transição em vias-férreas.
O desempenho das vias-férreas é fortemente influenciado pelo comportamento da sua subestrutura. As características intrínsecas e de estado dos geomateriais e a existência de singularidades, as quais se traduzem por uma variação brusca de rigidez das camadas de apoio da via e, em alguns casos, conduzem a assentamentos diferenciais importantes, influenciam a qualidade geométrica, medida ao nível dos carris e, consequentemente, aumentam os custos de manutenção.
Apesar de os aterros de transição, construídos entre as terraplenagens e as obras de arte e sobre as estruturas enterradas, promoverem uma transição de rigidez relativamente mais gradual do que a que existiria na sua ausência, ainda assim, essa singularidade reflete-se na qualidade geométrica da via e na sua evolução ao longo do tempo.
O objetivo principal do presente Projeto de I&D consiste no desenvolvimento de uma metodologia integrada para a avaliação do desempenho das zonas de transição em vias-férreas.
As ações previstas neste projeto têm como objetivo permitir:
•Melhorar o conhecimento relativo ao comportamento deste tipo de estruturas;
•Calibrar os modelos numéricos existentes e desenvolvê-los no sentido de virem a permitir dimensionar adequadamente este tipo de estruturas;
•Estabelecer indicadores de desempenho que contribuam para reduzir os custos de conservação da infraestrutura.
Atendendo ao trabalho que já foi desenvolvido no âmbito e ao que se prevê realizar, ao acervo de informação que é expectável que se venha a obter e à forma como os estudos serão desenvolvidos, nomeadamente considerando uma abordagem integrada, ao nível das características físico-mecânicas das estruturas, das condições fronteira e das solicitações, perspetiva-se a obtenção de um conjunto de informação de grande interesse.
Prevê-se que a monitorização e a avaliação de desempenho destas zonas possam vir a fornecer um contributo relevante para a redução dos custos de conservação e melhoria do serviço.