Saltar para o conteúdo
Departamento de Barragens de Betão Departamento de Barragens de Betão
Núcleo de Modelação e Mecânica das Rochas
Núcleo de Modelação e Mecânica das Rochas

Atividade

A atividade do NMMR centra-se essencialmente no estudo do comportamento de barragens de betão e de alvenaria e das obras subterrâneas associadas. Desenvolve atividade de consultoria técnica avançada, respondendo a solicitações externas, e atividade de investigação aplicada nas áreas estratégicas do DBB, visando o desenvolvimento de ferramentas e metodologias inovadoras que permitam melhorar de forma contínua a sua capacidade de resposta às solicitações.


A atividade do NMMR, tendo uma componente de investigação importante, encontra-se fortemente ligada às obras, quer na fase de construção, na qual o núcleo realiza estudos e pareceres de apoio ao projeto e à construção, quer durante a vida das obras, com vista à avaliação das suas condições de funcionalidade e de segurança. Os principais domínios em que o NMMR desenvolve a sua atividade de investigação e consultoria são:

  • Desenvolvimento e exploração de modelos numéricos para o estudo do comportamento mecânico, térmico e hidráulico de meios contínuos e descontínuos, através dos métodos dos elementos finitos e dos elementos discretos.
  • Modelação do comportamento de estruturas, sob ações estáticas e dinâmicas, com ênfase nas barragens de betão e suas fundações rochosas e nas obras subterrâneas associadas, nomeadamente cavernas de centrais subterrâneas e circuitos hidráulicos.
  • Modelação física, em tamanho reduzido, de barragens de betão e suas fundações, sob ações estáticas e dinâmicas, com enfâse na modelação até à rotura.
  • Monitorização do comportamento dinâmico de estruturas e sua caraterização através de ensaios vibração forçada e de ensaios de ruído ambiente.
  • Monitorização sísmica de barragens.
  • Interpretação do comportamento e avaliação da segurança de barragens de betão e de alvenaria.
  • Observação e controlo do comportamento de obras subterrâneas em maciços rochosos, durante as fases de construção, de primeiro enchimento e de exploração, incluindo a realização de visitas de inspeção e a análise e interpretação do comportamento observado.
  • Caraterização in situ de maciços rochosos por meio de ensaios de deformabilidade (macacos planos de grande área – LFJ e dilatómetro – BHD) e de medição de tensões (sobrecarotagem – STT e macacos planos de pequena área – SFJ), apoiada por modelos numéricos interpretativos.
  • Caraterização laboratorial da deformabilidade e da resistência de provetes de rocha, em compressão uniaxial, diametral e triaxial. Caraterização laboratorial da deformabilidade e da resistência de diaclases por intermédio de ensaios de deslizamento. Caraterização laboratorial da resistência ao corte e de interfaces de materiais rochosos e cimentícios em ensaios de corte direto. Esta atividade é realizada pela Unidade de Mecânica das Rochas (UMR).