Relatório Científico
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Avaliação ambiental estratégica do Plano Ferroviário Nacional - Relatório dos possíveis efeitos transfronteiriços
O Plano Ferroviário Nacional (PFN) constitui um plano estratégico de âmbito nacional que tem por finalidade definir a rede ferroviária que assegura as comunicações de interesse nacional e internacional. O PFN é enquadrador de projetos suscetíveis de terem efeitos significativos no ambiente, estando sujeito a avaliação ambiental no âmbito do Decreto-Lei n.º 232/2007, de 15 de junho, alterado pelo Decreto-Lei n.º 58/2011, de 4 de maio. Algumas das ações enquadradas no PFN poderão ter efeitos transfronteiriços noutro Estado-membro, neste caso em Espanha. O presente relatório constitui, assim, o relatório da análise desses possíveis efeitos transfronteiriços.
Year: 2024
Author(s): Marques da Costa, E.; Patrício, J.; Alves, E.; Rodrigues, M.; Fontul, S.; Roque, C. A.; Arsénio, E.; Antunes, M. L.
Keywords: Avaliação ambiental; Transporte ferroviário; Planeamento estratégico
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DEMRock6m
Neste relatório apresenta-se, de forma sucinta, a descrição da atividade de investigação realizada no âmbito do projeto DEMRock6m do P2I/LNEC 2013-2020. Os resultados da atividade desenvolvida são analisados e avaliados em face dos objetivos inicialmente previstos.
Year: 2024
Author(s): Lamas, L.; Lemos, J. V.; Muralha, J.
Keywords: Estruturas de alvenaria; Barragens de betão; DEMRock6m; Mecânica das rochas; Modelos de elementos discretos; Modelos numéricos
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Estudos complementares no âmbito dos processos de reabilitação ambiental relacionados com a utilização da Base das Lajes pelos EUA - Análise dos resultados da monitorização de águas subterrâneas reali
O LNEC encontra-se a apoiar o Ministério da Defesa Nacional (MDN) num conjunto de questões técnico-ambientais relacionadas com a presença, nos últimos 60 anos, do contingente da Força Aérea Americana (USAFE) na Base das Lajes, ilha Terceira. Em 2023 foi dada continuidade aos trabalhos em curso desde 2018 através da monitorização e amostragem de águas subterrâneas, águas de escorrência da pista de aviação e águas do Paul da Praia. Foram, ainda, apreciados diversos documentos sobre obras e projetos, em curso ou previstos em 2023, que incluem designadamente os Sites 3001, 3003, 5001 e 5014, para avaliar o seu potencial impacte nos solos e águas subterrâneas da área em análise. Este relatório apresenta os resultados obtidos nos trabalhos de monitorização e amostragem em 2023, analisados no contexto dos resultados de campanhas anteriores e das intervenções realizadas nos Sites. No final apresenta-se um conjunto de conclusões e de recomendações sobre os Sites analisados.
Year: 2024
Author(s): Antunes, M. L.; Martins, T.; Leitão, T. E.
Keywords: Recomendações; Águas subterrâneas; Análise do estado; Base das Lajes
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Relatório de atividades do Núcleo de Observação de Estruturas no ano de 2023
O presente documento visa apresentar de forma sucinta as atividades desenvolvidas pelo Núcleo deObservação de Estruturas do Departamento de Estruturas durante o ano de 2023. A atividade desenvolvida está apresentada de acordo com as vertentes habitualmente consideradas no LNEC, isto é, i) Investigação e Inovação; ii) Estudos e pareceres; iii) Outras atividades científicas e técnicas. Este relatório inclui também uma caracterização dos recursos humanos afetos ao núcleo, bem como da faturação externa obtida.
Year: 2024
Author(s): Oliveira Santos, L.
Keywords: Núcleo de Observação de Estruturas; Relatório de atividade
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RESTATE
Neste relatório apresenta-se, de forma sucinta, a descrição da atividade de investigação realizada no âmbito do projeto RESTATE, integrado no P2I/LNEC 2013-2020. É feita a apreciação da atividade desenvolvida, nomeadamente quanto ao grau de cumprimento do plano de trabalhos, bem como dos objetivos específicos e dos indicadores de desempenho propostos na ficha de projeto. São, ainda, referidas as aplicações dos resultados da investigação em trabalhos contratados ao LNEC e as candidaturas a financiamento externo desenvolvidas no âmbito do projeto.
Year: 2024
Author(s): Barateiro, J.; Lages Martins, L.; Santos, R. N. C.; Dias, I. M.; Oliveira, S.; Tavares de Castro, A.; Mata, J.
Keywords: Controlo de segurança estrutural; RESTATE; Análise e interpretação do comportamento estrutural; Controlo de qualidade das medições; Barragens de betão
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Soft coastal protection measures for Langue de Barbarie and Saint Louis, Senegal - Dynamics and potential long-term evolution of the proposed solutions
This report presents the methodology and results of a study of the sediment dynamics and potential medium-term coastline evolution induced by hybrid-type coastal protection solutions for the Langue de Barbarie and the city of Saint-Louis, Senegal. The analysed solutions considered four designs of an artificial island, or a peninsula/spit connected to the mainland. The study includes gathering of study site data, preparation of model inputs, set-up and calibration of the shoreline evolution model ShorelineS, simulations of the potential coastal evolution for the proposed interventions, and critical and comparative analysis. The model succeeded in reproducing the main coastline modifications observed during the calibration period (2015 to 2019). It was found that any of the proposed hybrid solutions are likely to trigger substantial instabilities in the delicate sediment dynamics of Langue de Barbarie, eventually breaching this spit not far from the city of Saint-Louis. The analysis of alternative soft solutions led to similar conclusions.
Year: 2024
Author(s): Oliveira, F. S. B. F.; Nahon, A.; Sancho, F. E.
Keywords: Erosion; breaching; Shoreline evolution; Spit; Sand barrier; ShorelineS model
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2.4 Lisbon. In Second intermediate synthesized report of technology progress and state of play across all the LLs.
This internal report of Work Package 2
Year: 2023
Author(s): Teixeira, P.; Cardoso, P.; Viegas, R.M. C.; Oliveira, M. M.; Ribeiro, R.; Mendes, R.; Lourinho, R,; Figueiredo, D.; Rosa, M. J.
Keywords: Water management; Water reuse; KW - technological solutions
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A Cibersegurança em Portugal - Panorâmica organizativa e legislativa em 2022
As sociedades contemporâneas estão crescentemente dependentes das tecnologias de informação e de comunicação. Embora estas tecnologias tragam benefícios inegáveis às sociedades, aumentam as ameaças e os riscos que resultam da sua dependência. Por esse motivo têm sido tomadas medidas em Portugal para dotar o país de uma melhor resposta operacional a ciberataques. Sendo esta realidade pouco conhecida dos agentes da sociedade e da administração pública, este relatório apresenta uma panorâmica da situação atual da área de cibersegurança no plano organizativo e legislativo.
Year: 2023
Author(s): Fernandes, J. P.
Keywords: Cibersegurança; Ciberespaço; Risco; Ameaça
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Advanced multimodal marketplace for low emission and energy transportation. Pilot implementation plan.
ADMIRAL seeks to develop and pilot AI-driven solutions for managing logistics supply chains, including related missions to reduce transport and logistics emissions and increase transparency, resilience of logistics supply chains, and stakeholder cooperation. This deliverable focuses on presenting pilot implementation plans for each of the four pilots: Portugal-Spain, Slovenia-Croatia, Lithuania, and Finland. Each pilot plan has the following subsections: 1) Overview of pilot, which includes description of pilotenvironment, purpose of the pilot and involved stakeholders. 2) Tested scenarios. 3) Tested technologies and solutions. 4) Schedule of the pilot. 5) Deviations between ADMIRAL project proposal and the plans described in this deliverable. The purpose of similar structure is to enable comparison of different pilots and to ensure that the pilots are executed in desired manner. After the pilot descriptions, there is a section where the relationship between ADMIRAL marketplace and pilots are explained.In general, the pilots have two phases: First, the developed solutions are tested as standalone, and then the solutions are tested as a part of the marketplace. However, the development of marketplace and solutions are done simultaneously by exchanging experiences to enable getting all the benefits ofa common project.The schedule for the pilots is the following: Pilot planning started in June 2023 and this deliverable which summarizes the plans was submitted in December 2023. Then, there is two months period to communicate the finalized pilot plans with stakeholders until the pilots are ready to fully kick off in the end of February 2024. Pilots should be finalized by the end of October 2025, and all the results should be summarized by the end of 2025. Pilot evaluations should be ready when the project ends in the end of April 2026.Different pilots have planned their schedules inside these frames.
Year: 2023
Author(s): Bajec, P.; Markucevi
Keywords: Scope3 emissions; GHG emissions; Marketplace; Multimodal transport corridors; Transport and logistics; Sustainability; Artificial intelligence; Transport engineering
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Análise das condições de ventilação da instalação do compressor de ar Airlet LE11
Este estudo teve como objetivo analisar as condições de ventilação da instalação do compressor de ar da Atlas Copco Airlet LE11, responsável pelo fornecimento de ar comprimido aos laboratórios localizados no Pavilhão de Macau no LNEC. A análise baseou-se no levantamento de dados e informação disponíveis bem como nas visitas efetuadas ao local onde o compressor está instalado. A partir dos dados e informações obtidos foram feitos cálculos de verificação das áreas das grelhas existentes e elaborada uma proposta de melhoria da ventilação da sala do compressor, que passa por um aumento das áreas das grelhas de admissão e de exaustão, tendo em consideração as áreas mínimas recomendadas pelos fabricantes deste tipo de compressores de ar. A ação combinada do efeito de chaminé com o efeito do vento mais favorável permitiu obter o valor do caudal total de ventilação muito próximo do caudal de ventilação recomendado pelo fabricante.
Year: 2023
Author(s): Fernandes, U.
Keywords: Ventilação; Sala do compressor; Compressor de ar
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