Memória
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A investigação em transportes na próxima década. Um quadro de referência para a actividade do LNEC no domínio
Na passagem dos 30 anos da criação do Departamento de Transportes do LNEC, coincidente com o início da segunda década do século XXI, afigurou-se oportuno apresentar uma perspectiva sobre a evolução da actividade a ser conduzida neste Departamento até ao final da referida década. Para esse efeito, além de se fornecer uma panorâmica do conjunto da actividade mais recente e em curso, dedica-se especial atenção ao respectivo enquadramento externo, nacional e internacional. É dada ênfase aos desenvolvimentos no campo científico e técnico que, ao nível europeu, se antevêem para suporte às respostas requeridas pelas principais questões e desafios que a sociedade irá previsivelmente colocar ao sector dos transportes nos anos vindouros.
Year: 2010
Number Pages:
20pp.
Author(s): Macedo, A. L.
Editor: LNEC
Keywords: Lnec; Investigação e desenvolvimento; Investigação em curso; Investigação científica e técnica; Engenharia rodoviária; Engenharia de transportes
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Investigação em infra-estruturas ferroviárias - Alguns desafios
Os desafios que se colocam ao transporte ferroviário determinam que as vias-férreas satisfaçam requisitos de qualidade cada vez mais exigentes. A concepção estrutural, os materiais utilizados e as técnicas de construção podem influenciar de forma muito importante o seu comportamento. Um adequado conhecimento das características dos elementos da via e da resposta da estrutura às solicitações contribuirá para a concepção, construção e manutenção de estruturas com melhor desempenho. Neste documento referem-se algumas matérias que se afigura oportuno e viável investigar, dada a sua relevância e os meios que se antevê possam vir a estar disponíveis no país e no LNEC em particular.
Year: 2010
Number Pages:
32pp.
Author(s): Fortunato, E.
Editor: LNEC
Keywords: Investigação científica e técnica; Infra-estrutura ferroviária
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Investigação sobre a gestão e organização de grandes projectos de infra-estruturas de transporte na Europa - A participação do LNEC no projecto NETLIPSE
O Projecto NETLIPSE foi desenvolvido no âmbito do 6º Programa Quadro de I&DT da União Europeia, tendo como objectivo o estabelecimento de uma rede para a disseminação da experiência de boas práticas e de conhecimentos sobre a gestão e a organização de grandes projectos de infra-estruturas de transporte na Europa. Para esse efeito foram estudados 15 desses empreendimentos recentes. O LNEC participou neste projecto europeu, tendo sido responsável pela investigação dos casos do Sul da Europa. Neste documento apresenta-se sucintamente o Projecto NETLIPSE e os seus principais resultados, com especial enfoque nos casos de estudo referentes a Portugal.
Year: 2009
Number Pages:
39pp.
Author(s): Macedo, A. L.; Fortunato, E.; Fontul, S.
Editor: LNEC
Keywords: Europa; Investigação e desenvolvimento; Investigação científica e técnica; Gestão de projecto; Infra-estrutura de transporte
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Evolução de Linhas de Costas. Desenvolvimento e Aplicação de Um Modelo Numérico
N/A
Year: 2003
Author(s): Vicente, C.; Clímaco, M.
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Aplicação da Modelação Estocástica Inversa e de um Modelo de Escoamento e de Transporte de Poluentes em Meios Fracturados à Região de Bagueixe.
Apresenta-se a aplicação de um modelo de simulação do escoamento e do transporte de poluentes em meios fracturados para a caracterização hidrogeológica da região de Bagueixe, localizada no Nordeste de Portugal. Efectua-se, numa primeira análise, a caracterização geológico-estrutural e hidrogeológica da região onde se insere Bagueixe, de modo a permitir obter os dados necessários à execução de modelos. Esta caracterização é efectuada com base na consulta de dados disponíveis na literatura e através da análise dos dados de ensaios de caudal efectuados em captações daquela região. Procede-se, com base na caracterização realizada, à aplicação dos modelos ao aquífero de Bagueixe. Calculam-se as isolinhas dos valores médios e das variâncias das transmissividades e da piezometria regional, avaliadas com recurso à modelação estocástica inversa, e desenvolvem-se cenários de propagação de poluentes para o aquífero fracturado de Bagueixe.
Year: 1991
Author(s): Lobo Ferreira, J. P. C.; Leitão, T. E.
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Estimation of the Hydraulic Parameters of the Rio Maior Aquifer in Portugal by Using Stochastic Inverse Modeling.
This paper describes a preliminary study of a section of the Rio Maior aquifer in Portugal. The aim of the study is to identify the transmissivity and head regional distributions and the natural recharge as a function of time. A small number of transnissivity measurements on one hand and a relative abundance of head measurements (taken over a long period of time) on the other led to the casting of the identification problem in the framework of stochastic inverse modeling. The basic assumptions of the approach, which was developd earlier, are that the long-transmissiviti Y is a normal and stationary random space function, the aquifer is unbounded, and a first order approximation of the flow equation is adopted. The expected value of the piezometric head H as well as the Y unconditional autocovariance function are supposed to have analytical expressions which depend on a parameter vector (theta). The proposed solution of the inverse problem consists of identifying theta based on the model and the measurements of Y and H by use of a maximum likelihood procedure and subsequently computing the statistical moments of Y and H conditioned on the same data. A general description is given of the theoretical approach, as well as a detailed description of its application to the Rio Maior aquifer, starting from screening of the data and identification of outliers among measurements, through unconditional identificationof theta and the recharge, and finally drawing of the regional maps of the conditional Y and H with their error of estimation. Evaluation of the transmissivity distribution obtained by this method showed an improvedment when compared with transmissiviti distribution obtained without using the head measurements.
Year: 1990
Number Pages:
24 pp.
Author(s): Rubin, Y.; Lobo Ferreira, J. P. C.; Delgado Rodrigues, J.; Dagan, G.
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Caracterização Sumária dos Recursos Hídricos Subterrâneos de Portugal.
Apresenta-se uma síntese dos recursos hídricos subterrâneos de Portugal, dando-se especial ênfase às caracterizações geológica e hidrogeológica e à utilização da água subterrânea, nos seus aspectos quantitativo e qualitativo. Inclui-se a apresentação de uma nova interpretação da carta litológica, para fins hidrogeológicos. Finaliza-se o trabalho com uma breve apresentação da legislação vigente, no domínio dos recursos hídricos, e das propostas de lei em fase de estudo.
Year: 1989
Number Pages:
31 pp.
Author(s): Delgado Rodrigues, J.; Lobo Ferreira, J. P. C.; Santos, J. B.; Miguéns, N.
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A comparative analysis of mathematical mass transport models and tracer experiments for groundwater pollution studies.
This study describes and compares mathematical models and experimental techniques suitable for the solution of mass transport problems in porous media. The mathematical formulation of tha mass transport problem and the description of mathematical methods and models suitable for the solution of the mass transport equation are presented in the first part of this study.The models are based on the following mathematical methods: analytical solutions, finite state mixing cell method, finite defference method, method of characteristics, random walk method, finite element method and boundary element method. Based on those models an original benchmark comparison study was developd, which allows for the selection of appropriated models for the solution of mass transport problems in porous media, according to different criteria such as the accuracy of models results, the cost and processing time required to run the models and the number of facilities for model aplication to real or potencial pollution problems. Tracer experiment techniques, including a new single-well injection/detection technique, and methods for tha analysis of breakthrough concentration curves are described and applied to the white-sand aquifer of Rio Maior in Central Portugal. These allow the evaluation of the longitudinal dispersivity of the aquifer and the intersticial groundwatwr flow velocity, two parameters fundamental for the solution of the mass transport equation. The experiments were carried out with sodium chloride and sulphorhodamine B solutions. A simultaneous experiment with those two tracers is also described. Mathematical and experimental methods are applied to an original groundwater pollution case-study, that includes several management scenarios for the proposed coal mining project of Rio Maior. The conclusions of this dissertation and the topics for further research are presented in the last part of the work.
Year: 1988
Number Pages:
216 pp.
Author(s): Lobo Ferreira, J. P. C.
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Prediction of soil erosion in the island of Porto Santo (Portugal)
A memória descreve um estudo desenvolvido pelo LNEC (LNEC 1982) para a ilha do Porto Santo, situada no Arquipélago da Madeira. A ilha apresenta importantes problemas de erosão do solo, tanto do ponto de vista da erosão laminar como da ravinosa. Para quantificar a erosão foram aplicados vários modelos propostos por Fournier, Wishmeier e pela FAO. Os resultados obtidos foram posteriormente comparados com os calculados através do volume de sedimentos retidos em 150 albufeiras de correcção torrencial, observadas especialmente para o estudo. Dois dos modelos de Fournier apresentam resultados para a erosão laminar semelhantes aos esperados, inferidos dos valores observados. Os resultados obtidos com o modelo de Wischmeier também para a erosão laminar, embora corrigidos do volume de sedimentos que não atinge as albufeiras de correcção torrencial, foram superiores aos valores observados. Para quantificar a erosão ravinosa da ilha procurou aplicar-se um modelo desenvolvido para a FAO. Uma das mais importantes variáveis para a aplicação destes modelos é a taxa de avanço das ravinas da ilha. Assim a erosão ravinosa foi, como ordem de grandeza, calculada como sendo a diferença entre os valores observados nas albufeiras e os calculados por um modelo de Fournier.
Year: 1984
Number Pages:
16 pp.
Author(s): Lobo Ferreira, J. P. C.; Cunha, L. V.
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Mathematical model for the evaluation of the recharge of aquifers in semiarid regions with scarce hydrological data
A mathematical model for calculating the daily sequential water balance is presented. This model, designed for regions with semiarid climates, was used with good results in the study of the water resources of Porto Santo Island, Madeira Archipelago, Portugal. The purpose of this paper is to exemplify how some of the hydrologic variables needed for the mathematical modelling of groundwater flows can be obtained. The following hydrologic variables are updated daily by the model presented: rainfall, runoff, evapotranspiration, soil moisture and deep recharge of aquifers.
Year: 1982
Number Pages:
10 pp.
Author(s): Lobo Ferreira, J. P. C.
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