No período 2013-2030, a atividade de investigação estratégica do NPE estará centrada em cinco grandes áreas:
| Agitação marítima | | Estruturas marítimas | | Navegação e comportamento de navios amarrados | | Risco em infraestruturas marítimas | | Gestão portuária |
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Info
CEHCOI2 – Capacitação para Ensaios de desempenho Hidrodinâmico do Canal de Ondas Irregulares 2
Desenvolvimento de uma plataforma de reboque rápido no canal
de ondas irregulares (COI2) do Laboratório de Marítima do
LNEC, em colaboração com os parceiros INEGI e Tecnoveritas.
O objetivo do projeto é a realização de testes de performance
hidrodinâmica de embarcações e hidrofólios no COI2: os
modelos, podendo ser perfis alares ou hidrofólios, cascos de
veículos de superfície ou submersos, são testados a uma
velocidade de deslocação controlada. São rebocados ao longo do canal, enquanto são sujeitos a ondas
incidentes e/ou a movimentos forçados, para avaliar o efeito
das forças hidrodinâmicas em atuação e permitir a avaliação do
seu desempenho.
Ano: 2019
Responsável: Ana Mendonça
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
Entidade(s) Financiadora(s):
Fundo Azul, Fundo Azul, Direção Geral de Política do Mar (DGPM), FA_07_2018_005
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Info
C2IMPRESS - Co-creative improved understanding and awareness of multi-hazard risks for disaster-resilient society
Visa fornecer um
conjunto inovador, de modelos, métodos, ferramentas e tecnologias, que seja
suficientemente holístico e robusto para providenciar dados quantitativos e
qualitativos com alta resolução espacial e temporal, soluções adaptadas a cada
local, e previsões com menor incerteza de riscos isolados ou múltiplos devidos
a eventos meteorológicos extremos sob diferentes cenários de alterações
climáticas.
Ano: 2022
Responsável: Ana Catarina Zózimo
Entidade(s) Financiadora(s):
União Europeia
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Info
ECOMARPORT - Sistema de previsão, alerta e gestão de riscos causados pela agitação marítima
Este estudo consistiu no desenvolvimento/aplicação do sistema
HIDRALERTA para previsão, alerta e gestão de riscos causados
pela agitação marítima nos seguintes portos: Madalena do Pico e
São Roque do Pico (Cais do Pico), ambos na Ilha do Pico, Açores.
Também pretendeu garantir a funcionalidade e a operacionalidade
do sistema que já se encontra implementado no porto da Praia da
Vitória, na Ilha Terceira. Os sistemas avaliam e preveem, com
periodicidade, tanto o risco de galgamento costeiro e inundação
associada, como o risco para navios amarrados nos três portos
acima referidos. O objetivo final deste trabalho foi o aumento
do nível de segurança das operações portuárias, que inclui a
segurança de pessoas, veículos, edifícios, navios, equipamento e
infraestruturas portuárias, nos três portos. Este projeto enquadra-se na participação dos Portos dos Açores no
projeto INTERREG ecomarport. Este trabalho
inseriu-se no Programa Operacional INTERREG MAC 2014-2020 -
ECOMARPORT.
Ano: 2018
Responsável: Conceição Fortes / Liliana Pinheiro
Coordenador(es):
Portos dos Açores, SA
Entidade(s) Financiadora(s):
Programa Operacional INTERREG MAC 2014-2020 - ECOMARPORT
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Info
HARLEM - Hidráulica mArítima expeRImentaL: excelência, inovação E coMpetitividade
O HARLEM visa dotar a equipa de investigação do LNEC de
capacidades competitivas e de inovação significativamente
acrescidas, através da melhoria das capacidades tecnológicas
das suas instalações experimentais e inclui a modernização de
uma parte das infraestruturas e a aquisição de equipamento
moderno de geração e aquisição de ondas em tanque.
Ano: 2019
Responsável: Conceição Fortes
Coordenador(es):
POR Lisboa2020
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Info
CEHCOI 2- Capacitação para ensaios de desempenho hidrodinâmico do canal de ondas irregulares
O projeto CEHCOI2 visa a capacitação do canal de ondas
irregulares (COI2), do Pavilhão de Marítima, com uma
plataforma de reboque rápido e respetivo equipamento de
medição para a análise da interação de
plataformas/navios/hidrofólios/perfis alares com ondas. Estes
são rebocados ao longo do canal enquanto sujeitos a ondas
incidentes e/ou a movimentos forçados, para avaliar o efeito
das forças hidrodinâmicas em atuação e permitir a sua
avaliação do desempenho.
Ano: 2021
Responsável: Conceição Fortes/Ana Mendonça
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
Entidade(s) Financiadora(s):
Fundo Azul
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LIFE Garachico - Coastal Flooding Adaptation to Climate Change through flexible strategies in Macaronesia urban areas, LIFE20 CCA/ES/00164
O projeto LIFE Garachico tem como objetivo o desenvolvimento
de estratégias adaptativas para o risco de inundação costeira
no contexto das Alterações Climáticas. Este projeto irá
desenvolver ferramentas e protocolos para a determinação de
níveis aceitáveis de risco de inundação costeira devido às
alterações climáticas. Como local piloto do projeto foi
selecionado o município de Garachico, em Tenerife, tendo sido
ainda selecionados mais dois locais onde será estudada a
replicação das estratégias desenvolvidas para Garachico:
Puerto de la Cruz (Tenerife) e Praia da Vitória (Ilha
Terceira). Teve início em setembro de 2021 e tem a duração de
5 anos.
Ano: 2021
Responsável: Juana Fortes/Ana Catarina Zózimo
Coordenador(es):
Gobierno de Canarias
Entidade(s) Financiadora(s):
Programa LIFE, contrato LIFE20 CCA/ES/00164
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To-SEAlert - Galgamento e inundação em zonas costeiras e portuárias: Ferramentas para um sistema de previsão e alerta, planeamento de emergência e de gestão do risco
A costa portuguesa está diretamente exposta à ação das ondas do Oceano Atlântico. São frequentes as tempestades com grande energia, que poem em perigo populações e infraestruturas costeiras com consequências económicas e ambientais sérias. Por essa razão é fundamental dotar as autoridades de ferramentas para a gestão dos perigos e riscos associados a estes fenómenos.
Ano: 2019
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
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BSafe4Sea - Controlo da Segurança de Quebra-mares através da Análise de um Sistema de Previsão e Apoio à Decisão
O projeto BSafe4Sea visa
desenvolver, testar e comprovar o conceito de previsão do comportamento
estrutural de quebra-mares de talude, que constitui a base de um sistema
inovador de apoio à decisão. A utilização de fotografias aéreas obtidas com
veículos aéreos não tripulados (VANT), de vídeo e de posicionamento via
satélite (GNSS), juntamente com a avaliação probabilística do comportamento dos
quebra-mares baseada em modelos físicos e numéricos, apoiarão o planeamento e a
priorização de trabalhos de manutenção e reparação, aumentando a segurança,
funcionalidade e resiliência destas obras. Este sistema é urgente devido às
condições extremas a que os quebra-mares estão sujeitos, incluindo os efeitos
das alterações climáticas, e à sua relevância para as modernas redes de
transporte de mercadorias e passageiros.
Ano: 2019
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
Entidade(s) Financiadora(s):
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
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Info
EW-Coast - Sistema de alerta a riscos costeiros induzidos por tempestades
O principal objectivo do projecto é desenvolver, testar e comprovar o
conceito de um sistema operacional de alerta (EWS) para costas arenosas e
protegidas. O EWS será alimentado com resultados de modelos de última
geração (ex., DELFT-3D, SWAN, XBeach 2D) aplicados a zonas costeiras
pré-determinadas. Os dados de entrada serão fornecidos por modelos de
previsão de larga escala e transferidos para modelos de alta resolução
aplicados pelas equipas da UAlg e do LNEC. Para economizar tempo de
computação e ter uma previsão rápida (3 dias) antes do evento, será
implementada uma nova metodologia tendo por base uma Rede Bayesiana
(BN).
Ano: 2019
Responsável: Oscar Ferreira
Coordenador(es):
Universidade do Algarve
Entidade(s) Financiadora(s):
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
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Info
OWC-Harbour: Proteção portuária com dispositivos de coluna de água oscilante
O objetivo do projeto é desenvolver o conceito recente de dispositivo de coluna de água oscilante de câmara dupla - um dispositivo cujo desempenho representa melhorias significativas na produção de energia em relação aos dispositivos CAO convencionais - para que ele possa ser utilizado quer em conjunto com quebra-mares de taludes existentes, quer como uma estrutura de criação de abrigo isolada. Espera-se que no final do projeto estejam disponíveis um conjunto de ferramentas para o projeto destes dispositivos, do ponto de vista do aproveitamento da energia das ondas e da estrutura propriamente dita.
Ano: 2019
Responsável: João Alfredo
Coordenador(es):
IST/CENTEC
Entidade(s) Financiadora(s):
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
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Info
BlueSafePort - Sistema de segurança para navios em manobra e amarrados em portos
Neste projeto, pretende-se desenvolver um sistema de previsão de condições extremas para a segurança da navegação, manobras de atracagem e amarração.
Ano: 2019
Responsável: Liliana Pinheiro
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
Entidade(s) Financiadora(s):
Fundo Azul
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Info
MOSAIC.pt - Análise do risco de inundação costeira a partir de múltiplas fontes para comunidades seguras e desenvolvimento sustentável
O projeto MOSAIC.pt visa desenvolver um quadro de referência inovador de apoio à gestão do risco de inundação na zona costeira, incluindo estuários, com base na integração de modelos de previsão e monitorização em tempo real das variáveis relevantes ao processo de inundação, e tendo em conta as diferentes dimensões da vulnerabilidade do território.
Ano: 2019
Responsável: Paula Freire
Entidade(s) Financiadora(s):
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
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Info
OSOM+ - Observação Sistemática de Obras Marítimas
Observação Sistemática de Obras Marítimas (OSOM+) tem como objetivo o acompanhamento do comportamento das estruturas e da recomendação de intervenções de manutenção em tempo útil e oportuno.
Ano: 2017
Responsável: Rui Capitão
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
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Info
PROTOCOL - Proteção das frentes urbanas costeiras ao aquecimento global
Projeto financiado no âmbito do 1º Concurso para Projetos Estratégicos
ao abrigo do Regulamento de Acesso a Financiamento de Projetos de
Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico da FCT. Este
projeto visa desenvolver uma metodologia de cálculo e estabelecer
recomendações técnicas para o projeto de obras de proteção costeira em
frentes urbanas com base na quantificação (1) dos agentes e ações
intervenientes, considerando as suas diferentes escalas e os cenários
esperados do aumento do nível do mar, (2) do risco na frente urbana e
(3) do galgamento em função dos tipos de proteção e dos cenários
fornecidos.
Ano: 2017
Coordenador(es):
Universidade de Granada, Espanha
Entidade(s) Financiadora(s):
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
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Info
M&M-SHIPS - Navios em Manobra e Amarrados em Portos Modelação Física e Numérica
No âmbito deste projeto está a ser desenvolvida uma ferramenta integrada de modelos numéricos que permite caracterizar a agitação marítima e os seus efeitos no interior dos portos, nomeadamente em termos dos movimentos dos navios em manobra ou amarrados ao cais. Pretende-se validar esta ferramenta recorrendo a ensaios em modelo físico e a medições in situ num porto português. As informações obtidas com esta ferramenta visam o apoio à decisão nas operações de gestão portuária de modo a aumentar a competitividade dos portos.
Ano: 2015
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P., Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica
Entidade(s) Financiadora(s):
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P., Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica
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Info
HYDRALAB+ - Adaptação às Alterações Climáticas
A abordagem coordenada e integrada do projecto HYDRALAB visa estruturar o acesso a exclusivas e caras infra-estruturas de investigação em engenharia hidráulica no Espaço Europeu de Investigação. A rede HYDRALAB é única na comunidade de investigação hidráulica e tem grande experiência em cooperação desde o seu início em 1997. Ao longo dos anos a rede cresceu de 8 participantes em 1997 para um total de 33 parceiros e parceiros associados de 15 países no HYDRALAB+.
Ano: 2016-2019
Coordenador(es):
Deltares
Entidade(s) Financiadora(s):
Horizonte 2020 - União Europeia
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Info
USE-iT : Utilização, Segurança e Energia de Infraestruturas de Transporte
Ano: 2015
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FOX : Infraestrutura sempre aberta em todos os modos de transporte (Construção - Inspeção - Manutenção - Reciclagem e Reutilização)
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Info
DITOWEC - Desenvolvimento de uma Ferramenta Integrada para Modelação Numérica de Conversores de Energia das Ondas de tipo Coluna de Água Oscilante integrados em Quebra-mares Verticais
O objetivo do projeto DITOWEC é o desenvolvimento de uma Ferramenta Integrada inovadora através do acoplamento dos modelos SWAN e COULWAVE, para a propagação das ondas do largo até á zona costeira, e dos modelos FLUENT e IH2VOF, que são modelos URANS (Unsteady Reynolds Averaged Navier-Stokes), para o estudo da interação onda-estrutura, da hidrodinâmica e da aerodinâmica no dispositivo de CAO.
Esta Ferramenta Integrada será validada com dados de ensaios experimentais em modelo físico reduzido a realizar num canal de ondas do LNEC. Posteriormente será aplicada a um caso real de dispositivo de CAO, a central do Pico, Açores (Portugal), considerando o regime de ondas e a batimetria locais.
Ano: 2013-2015
Coordenador(es):
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
Entidade(s) Financiadora(s):
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
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Info
HIDRALERTA – Sistema de Previsão e Alerta de Inundações em Zonas Costeiras e Portuárias
Sistema de previsão, alerta e avaliação do risco associado ao galgamento oceânico e inundação em zonas costeiras e portuárias, que contempla:
Previsões de agitação marítima ao largo; a sua propagação até à costa e também para o interior dos portos; estimativa do caudal de galgamento e zonas inundadas; emissão de alertas para as autoridades responsáveis pela prevenção e minimização de riscos costeiros.
O projeto inclui o desenvolvimento de uma ferramenta user-friendly que tem como protótipo o porto e baia da Praia da Vitória (Ilha Terceira) e a Costa da Caparica (Almada).
Ano: 2012
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
Entidade(s) Financiadora(s):
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
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Info
HYDRALAB - Acesso a infraestruturas de investigação exclusivas em engenharia hidráulica no Espaço Europeu de Investigação
Projeto europeu do tipo "Integrated Infrastructure Initiative (I3)”, financiado pelo 6º Programa Quadro da Comissão Europeia, destinado a melhorar o desempenho dos laboratórios europeus que trabalham no domínio da Geofísica, Hidrodinâmica, Dinâmica de Fluidos, Dinâmica de Navios e Engenharia do Gelo (HyGESI).
A abordagem coordenada e integrada do projeto HYDRALAB visa estruturar o acesso a infraestruturas de investigação exclusivas em engenharia hidráulica no Espaço Europeu de Investigação.
Ano: 2006-2010
Coordenador(es):
Deltares
Entidade(s) Financiadora(s):
FP7 - União Europeia
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Info
RADE – Acesso remoto a ensaios em modelo físico e dados experimentais
Desenvolvimento de um conjunto robusto de sistemas de informação com vista a melhorar o acesso aos ensaios em modelos físicos e a dados neles produzidos através do uso inovador de sistemas de gestão de dados e de informação relevante e de tecnologias de comunicação.
Pretende ainda demonstrar o potencial desses sistemas de informação através do desenvolvimento de um motor de busca para bases de dados experimentais e para a participação em testes remotos, com colaboração à distância.
Ano: 2010 - 2014
Coordenador(es):
Danish Hydraulic Institute (DHI)
Entidade(s) Financiadora(s):
CE 7PQ
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Info
SPACE – Desenvolvimento e Validação de um Modelo SPH para Aplicações a Estruturas Costeiras
Desenvolvimento do modelo numérico SPH, baseado na forma Lagrangeana das equações da Mecânica dos Fluidos, para aplicações que exijam a interação entre ondas e obras costeiras impermeáveis (quebra-mares verticais) e porosas (quebra-mares de talude de enrocamento ou de blocos artificiais), mais concretamente na estimação das forças que atuam sobre a estrutura e durante o galgamento.
Ano: 2011-2013
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Entidade(s) Financiadora(s):
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
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Info
AREDIS – Adaptações para Reforçar a Estabilidade de Emissários Submarinos em Terrenos Lodosos
Desenvolvimento de técnicas para fazer face à problemática da construção de emissários submarinos com solo que pode ser catalogado como de baixa qualidade ou pouca resistência, por ser formado por material fino (areias, argilas e lodos).
Os principais objetivos do projeto são analisar a interação solo-estrutura-onda, especificamente nos temas de infraescavação, liquefação e perda de resistência do solo e aplicar o conhecimento adquirido para solucionar os problemas típicos da construção e exploração de emissários submarinos sobre terrenos lodosos.
Ano: 2012-2014
Coordenador(es):
WW - Consultores de Hidráulica e Obras Marítimas, S.A.
Entidade(s) Financiadora(s):
Agência de Inovação
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Info
BSafe4Sea - Controlo da Segurança de Quebra-mares através da Análise de um Sistema de Previsão e Apoio à Decisão
O projeto BSafe4Sea visa
desenvolver, testar e comprovar o conceito de previsão do comportamento
estrutural de quebra-mares de talude, que constitui a base de um sistema
inovador de apoio à decisão. A utilização de fotografias aéreas obtidas com
veículos aéreos não tripulados (VANT), de vídeo e de posicionamento via
satélite (GNSS), juntamente com a avaliação probabilística do comportamento dos
quebra-mares baseada em modelos físicos e numéricos, apoiarão o planeamento e a
priorização de trabalhos de manutenção e reparação, aumentando a segurança,
funcionalidade e resiliência destas obras. Este sistema é urgente devido às
condições extremas a que os quebra-mares estão sujeitos, incluindo os efeitos
das alterações climáticas, e à sua relevância para as modernas redes de
transporte de mercadorias e passageiros.
Ano: 2019
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
Entidade(s) Financiadora(s):
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
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Info
GUIOMAR – Interface Geográfica de Modelação Costeira e Marítima
Desenvolvimento de um protótipo de um sistema integrado para a modelação da Agitação Marítima em zonas costeiras com capacidade para apoiar os processos de tomada de decisão em estudos de engenharia costeira
Ano: 2008-2012
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Entidade(s) Financiadora(s):
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
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Info
MOIA – Modelo Operacional de Gestão Portuária
Desenvolvimento de uma ferramenta integrada para apoio à gestão de portos que conterá um serviço de previsão para os efeitos de ondas no interior de portos e será ligado a um sistema de alertas para os membros da comunidade portuária.
Ano: 2008-2011
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Entidade(s) Financiadora(s):
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
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Info
BRISA - Interação entre a rebentação das ondas e o transporte de areias
Este projeto pretende contribuir para a compreensão e modelação numérica dos fenómenos de rebentação das ondas e do transporte de sedimentos em zonas costeiras.
O projeto inclui ensaios sistemáticos para diferentes perfis de fundo e diferentes condições de agitação incidente.
Através da análise dos valores medidos de elevação da superfície livre e de velocidades das partículas, serão calculados os valores do RTFN e analisada a influência do declive do fundo e do nível de água nesses valores.
Ano: 2008-2012
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Entidade(s) Financiadora(s):
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
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Info
MEDIRES – Ferramentas de diagnóstico e de inspeção robotizada de estruturas semi-submersas
Desenvolvimento de instrumentos precisos para o levantamento de quebra-mares de taludes, bem como de veículo autónomo que transporta esse instrumento, e ainda estabelecimento de metodologias para o diagnóstico destas estruturas.
Ano: 2003-2007
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Entidade(s) Financiadora(s):
Agência de Inovação, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
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Info
Propagação de grupos de ondas e ondas de longo período na costa
Estudos, com canal numérico não linear, da propagação de ondas em geometrias idealizadas; estudo teórico da libertação da energia associada à propagação de grupos de ondas na gama das ondas longas; recolha de dados de campo de agitação marítima em praias para identificar ondas longas presentes.
Ano: 2001 – 2005
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Entidade(s) Financiadora(s):
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
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Info
Transformações não-lineares de ondas marítimas em zonas portuárias
O objetivo deste projeto é o desenvolvimento e a validação de modelos numéricos de elementos finitos para estudos de agitação e ressonância e de interação de ondas e correntes em zonas portuárias, mais realistas na caracterização da penetração da agitação marítima em portos ou em baías naturais e mais versátil nas aplicações a casos reais.
Pretende-se assim, a obtenção de modelos numéricos que tenham em conta quer os efeitos combinados da refração, difração e reflexão das ondas não-lineares em zonas de profundidade variável, quer os efeitos das correntes na propagação de ondas.
Ano: 2000 - 2006
Responsável: Juana Fortes
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Entidade(s) Financiadora(s):
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
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Info
Simulação e modelação estocástica da agitação marítima
Modelação probabilística, numérica (através de simulação numérica) e física (através de modelação física em canal ou tanque de ondas), da agitação marítima.
Com este projeto procurou contribuir-se para um melhor conhecimento dos métodos de caracterização e simulação numérica e física de ondas em ambiente laboratorial.
Ano: 2001 - 2006
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Entidade(s) Financiadora(s):
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
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Info
Ensaios em modelo físico tridimensional da estrutura de proteção implantada a sul do molhe do porto comercial do porto de São Roque do Pico (ilha do Pico – Açores)
Os ensaios têm como objetivo verificar o comportamento da totalidade
do molhe, sob o ponto de vista da estabilidade e dos galgamentos,
avaliar as condições de abrigo proporcionadas por esta obra, bem
como medir pressões na futura superestrutura.
Ano: 2023
Responsável: Juana Fortes
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P., Portos dos Açores, SA
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Info
Ensaios de Estabilidade e Galgamentos em Modelo Reduzido do Prolongamento do Quebra-Mar Principal do Porto de Leixões
No sentido da
melhoria da operacionalidade do Porto de Leixões, a Administração dos Portos do
Douro e Leixões (APDL) decidiu sobre a necessidade de prolongamento do atual
quebra-mar exterior do porto, tendo sido realizados ensaios em modelo reduzido
no DHA/LNEC, em 2017/2018, com o objetivo da verificação das condições de
estabilidade e galgamentos da nova estrutura, bem como aferir sobre as novas
condições de acesso ao porto (ensaios de estabilidade e galgamentos e ensaios
de agitação).
Ano: 2022-2023
Responsável: Luís Gabriel
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
Clientes:
Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL)
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Info
Determinação em modelo físico e numérico da distribuição vertical de pressões induzidas por agitação marítima em pilares
O estudo consiste na análise em modelo físico e numérico da distribuição
vertical da pressão induzida pela agitação marítima incidente em pilares de
secção circular, posicionados verticalmente e inclinado.
Ano: 2020
Responsável: : Eric Didier, Rute Lemos
Clientes:
PORTOS DE NADOR E AL HOCEIMA (MARROCOS)
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Info
ENSAIOS EM MODELO REDUZIDO 3D DO PORTO DAS LAJES DAS FLORES (ILHA DAS FLORES – AÇORES)
O objetivo dos
ensaios é a verificação do comportamento da solução selecionada para a
reconstrução do quebra-mar de proteção do porto das Lajes das Flores, destruído
na sequência do furação Lorenzo.
Ano: 2022
Responsável: Juana Fortes, Luis Gabriel
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Info
Estudos em modelo matemático da marina do Lugar de Baixo, Madeira. Análise da situação atual e das soluções alternativas
Estudos de agitação marítima em modelo matemático
realizados no âmbito da requalificação da marina do Lugar de Baixo, Madeira,
para a situação atual e para um conjunto de soluções alternativas propostas
pela Ponta do Oeste - Sociedade de Promoção e Desenvolvimento da Zona Oeste da
Madeira, S. A. (Ponta do Oeste, S. A.) para a entrada e interior da marina.
Ano: 2022
Responsável: Ana Mendonça
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Info
PROLONGAMENTO DO QUEBRA-MAR EXTERIOR DO PORTO DE LEIXÕES. ENSAIOS TRIDIMENSIONAIS DE ESTABILIDADE E GALGAMENTOS
O estudo do
prolongamento do quebra-mar exterior do porto de Leixões visou a avaliação da
estabilidade hidráulica de uma solução alternativa ao Projeto de Execução, para
a transição entre o trecho correspondente à atual cabeça do molhe e o
prolongamento a construir. Foram realizados ensaios em modelo físico
tridimensional.
Ano: 2022
Responsável: Graça Neves/ Rute Lemos
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
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Info
RECONSTRUÇÃO DO MOLHE-CAIS DO PORTO DAS LAJES DAS FLORES Ensaios em modelo físico bidimensional
O
principal objetivo foi a avaliação do comportamento da solução projetada em
relação à sua estabilidade, aos galgamentos admissíveis e às pressões exercidas
no muro-cortina. A reconstrução prevista encontra‑se inserida num conjunto de
obras a realizar no porto, na sequência dos estragos decorrentes do furacão
Lorenzo.
Ano: 2021
Responsável: Juana Fortes/ Luís Gabriel Silva
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
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Info
PROTEÇÃO DO ENRAIZAMENTO DO MOLHE DO PORTO DAS LAJES DAS FLORES (ILHA DAS FLORES – AÇORES) Ensaios de galgamento e pressões em modelo físico bidimensional (2ª Série)
Na sequência dos estragos ocorridos no porto
das Lajes das Flores durante a passagem do furacão Lorenzo, foi sentida a
necessidade de proteger pelo menos o enraizamento do molhe-cais do porto, a fim
de proporcionar ao porto alguma operacionalidade que garantisse à população da
Ilha das Flores poder continuar a ser servida por via marítima. Os ensaios em
modelo reduzido da solução proposta foram realizados no LNEC em 2020.
Ano: 2021
Responsável: Conceição Juana Fortes/ Rute Lemos
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
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Info
ACUINOVA Velocidades junto à captação de água da ACUINOVA, na praia de Mira
O estudo consistiu na modelo numérico da
caracterização do campo de velocidades num troço da instalação submersa de
captação I da ACUINOVA, na Praia de Mira. Para tal, o modelo numérico RANS (Reynolds-Averaged Navier-Stokes)
ANSYS-FLUENT foi utilizado para a modelação tridimensional da zona de captação
constituída de duas condutas com quatro chaminés. As simulações foram realizadas
considerando diferentes valores de caudal de captação.
Ano: 2021
Responsável: Eric Didier/ Graça Neves
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
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Info
3ª FASE DE AMPLIAÇÃO DO MOLHE LESTE DO PORTO DE SINES – ENSAIOS EM MODELO REDUZIDO Ensaios tridimensionais de estabilidade e galgamentos
O estudo da 3ª Fase de Expansão do Molhe Leste do
Terminal XXI do Porto de Sines baseou-se na reprodução deste em modelo físico
reduzido tridimensional à escala 1:65. O objetivo do estudo foi a verificação
da estabilidade hidráulica e dos galgamentos da solução proposta pelo
projetista para o prolongamento do molhe Leste. Para além desta solução, foram
também ensaiadas configurações alternativas com o objetivo de otimizar a
estabilidade do molhe face às condições de agitação avaliadas.
Ano: 2021
Responsável: Conceição Juana Fortes/ Rute Lemos
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
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Info
ESTUDO DA MELHORIA DAS ACESSIBILIDADES DO PORTO DE AVEIRO
Com o incremento do tráfego marítimo, a
Administração do Porto de Aveiro (APA) pretende melhorar as condições de
acessibilidade ao seu porto, no sentido de permitir a entrada e a saída de
embarcações de maiores dimensões do que aquelas que atualmente demandam o
porto, com condições de segurança reconhecidas.
O estudo em curso no LNEC visa propor intervenções
que possam compatibilizar de forma satisfatória os diversos fatores que influem
nas condições de segurança do acesso ao porto, de que se salientam a geometria
da entrada do porto e as condições hidrodinâmicas e morfodinâmicas.
Ano: 2021
Responsável: Liliana Pinheiro/Conceição Juana Fortes
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
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Info
Obras de expansão e requalificação do porto inglês, ilha de maio, República de Cabo Verde. Estudos em modelo físico reduzido tridimensionais e em modelo numérico
O estudo das obras de expansão e requalificação
do Porto Inglês (Ilha do Maio – Cabo Verde)
Responsável: Juana Fortes
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
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REQUALIFICAÇÃO DO PORTO COMERCIAL DA HORTA (ILHA DO FAIAL - AÇORES). Ensaios em modelo físico tridimensional
Ensaios em modelo físico tridimensional
Responsável: Juana Fortes
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
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ESTUDO DO LEQUE ALUVIONAR DA BAÍA DO FUNCHAL. Modelação física tridimensional das infraestruturas e área de operação portuária
Melhoria das condições de operacionalidade do cais 8. Ensaios em modelo
físico tridimensional
Responsável: Juana Fortes
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
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PROTEÇÃO DO ENRAIZAMENTO DO MOLHE DO PORTO DAS LAJES DAS FLORES (ILHA DAS FLORES – AÇORES). Ensaios de galgamento e pressões em modelo físico bidimensional
Ensaios de galgamento e pressões em modelo físico bidimensional
Responsável: Juana Fortes
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
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PROTEÇÃO DO ENRAIZAMENTO DO MOLHE DO PORTO DAS LAJES DAS FLORES (ILHA DAS FLORES – AÇORES). Ensaios adicionais de galgamento
Ensaios adicionais de galgamento
Responsável: Juana Fortes
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
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Estudo do Leque aluvionar da Baía do Funchal – Modelação física tridimensional das infraestruturas e área de operação portuária
O projeto do Leque aluvionar da Baía do Funchal – Modelação física tridimensional das infraestruturas e área de operação portuária consiste no estudo em modelo físico reduzido tridimensional do Porto do Funchal, realizado com os objetivos de caracterizar as suas condições atuais e de avaliar a eficácia de investimentos que têm por finalidade a melhoria dessas condições, bem como o aumento da capacidade de resposta e operacionalidade portuária.
Ano: 2019
Responsável: Juana Fortes
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
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Estudos em Modelo Físico e Numérico do Prolongamento do Quebra-mar Exterior do Porto de Leixões
Com vista a estudar a melhor solução para o prolongamento do quebra-mar
exterior do porto de Leixões e de modo a aumentar as condições de abrigo
que permitam a entrada de navios porta-contentores de até 300 m de
comprimento, foram analisadas as condições de agitação marítima no canal
de acesso ao porto, com recurso à modelação numérica da propagação de
ondas, para a situação atual e para 6 alternativas de prolongamento. Foram
ainda analisados os impactes resultantes das diferentes alternativas
propostas, nas condições de ocorrência de ressonância no interior do
porto, na dinâmica sedimentar na vizinhança do porto e ainda nas
condições de agitação para a prática do surf na praia de Matosinhos,
também recorrendo a modelação numérica. Finalmente, complementou-se
esta análise com a otimização da geometria do prolongamento do
quebra-mar do porto de Leixões, recorrendo a ensaios em modelo físico
reduzido de estabilidade e galgamento.
Ano: 2017/2018
Responsável: C. Juana Fortes, Co-respons. Mª Graça Neves
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
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OSOM - Observação Sistemática de Obras Marítimas (Portugal continental)
Monitorização do comportamento de quebra-mares de taludes e outras estruturas de proteção portuária através da análise dos dados obtidos nas campanhas de inspeção visual.
Para facilitar o armazenamento e a consulta da informação respeitante às campanhas de Observação Visual, desenvolveu-se a base de dados ANOSOM (Análise de Observação Sistemática de Obras Marítimas) que tem vindo a ser adaptada tanto para permitir a introdução de novos tipos de dados, como para melhorar o manuseamento dos dados por parte do utilizador
Responsável: Rui Capitão
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil
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Estudo do Reforço das Estacas do Pontão Telheiras, no Interface do Terreiro do Paço
Com o objetivo de definir uma nova solução estrutural e a avaliação da sua segurança, realizaram-se simulações numéricas do comportamento do pontão flutuante cujos movimentos são parcialmente restringidos por duas estacas de forma a avaliar as ações sobre as estacas devidas ao impacto do pontão, considerando as ações das ondas do vento e das correntes.
Ano: 2016
Responsável: Mª Teresa Reis
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
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Cape Verde Integrated Resort & Casino; Santa Maria Islet, Praia: Numerical Model Studies of the Marine Works. Study 2: Wave agitation and resonance around the Cape Verde casino resort and port of Praia
Estudos numéricos de apoio ao projeto que inclui a implementação de um resort turístico, de uma marina, de uma praia artificial e de várias estruturas de proteção próximo do ilhéu de Santa Maria, da praia da Gamboa e do Porto da Praia na ilha de Santiago do arquipélago de Cabo Verde, com o objetivo de definir, usando um modelo numérico, as características da agitação dentro da bacia que engloba as novas estruturas propostas e a influência dessas novas estruturas nas características da agitação na bacia do porto de Praia. O estudo incluiu tanto a análise da agitação de curto período como das ondas longas (ressonância).
Ano: 2016
Responsável: C. Juana Fortes, Co-respons. Mª Graça Neves
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
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Estudo da ressonância da bacia portuária do Terminal XXI de Sines
Com vista ao melhoramento da atual proteção marítima do Terminal XXI do porto de Sines, foram realizados estudos de ressonância, para diferentes configurações da bacia portuária do Terminal XXI, mediante análise das ondas de longo período, com base em dados de marégrafo colocado na bacia do Terminal XXI e dados de boia-ondógrafo direcional do largo de Sines, e utilização do modelo numérico DREAMS.
Ano: 2014
Responsável: Juana Fortes
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil
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Parecer sobre o acidente ocorrido no dia 14 de novembro de 2014 no porto de S. Roque do Pico
Estudo, em modelo numérico, das condições de agitação marítima ocorridas na zona do porto onde se encontrava acostado o navio "Gilberto Mariano” e do comportamento do navio amarrado para aquelas condições de agitação, aquando da cedência de um cabeço de amarração.
Ano: 2014
Responsável: C. Juana Fortes
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
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Avaliação da reconfiguração da barra do Porto de Portimão e da dragagem de estabelecimento do canal de acesso ao porto
Estudos em modelo numérico da agitação marítima para diversas alternativas de configuração da barra, que incluíram a determinação do regime geral observado à entrada do Porto de Portimão, a propagação para o interior do Porto de Portimão daquele regime geral observado com modelo numérico, a avaliação comparativa da situação atual e de cenários de desenvolvimento e a avaliação das consequências em termos de abrigo que a reconfiguração da barra e do canal de acesso poderão experimentar.
Ano: 2014
Responsável: C. Juana Fortes, Co-respons. Liliana Pinheiro
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
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Terminal de contentores da Trafaria: Programa Preliminar. Assessoria técnica
O Programa Preliminar do empreendimento Terminal de Contentores da Trafaria pretendeu definir os objetivos, as características orgânicas e funcionais e os condicionamentos do projeto, bem como os custos e prazos de execução a observar.
Ano: 2013
Responsável: José Manuel Catarino
Clientes:
Administração do Porto de Lisboa
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Caracterização das condições de dinâmica costeira e avaliação dos impactes da Marina Luanda, Angola
Este estudo teve como objetivo a caracterização das condições de dinâmica costeira e avaliação dos impactes da construção da Marina Luanda.
Teve ainda como objetivos a análise das condições de agitação marítima no interior da marina bem como a avaliação da estabilidade e galgamentos da extremidade do molhe sul da marina.
Ano: 2012-2013
Responsável: Conceição Juana Fortes
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil
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Terminal portuário de Nacala a Velha. Ensaios bidimensionais e tridimensionais em modelo físico reduzido
Este estudo teve como objetivo avaliar as condições de estabilidade do manto resistente do causeway do Terminal, avaliar as condições de galgamento do seu coroamento e ainda, avaliar as condições de estabilidade da proteção em enrocamento contra a erosão do pé do talude.
Ano: 2012
Responsável: Luís Gabriel Silva
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Clientes:
Vale Moçambique, SA
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Estudo em modelo numérico do comportamento de um navio amarrado no terminal portuário de Ponta da Madeira, Brasil
Com o objetivo de estudar a influência de três condições de pré-tensionamento das amarras num navio amarrado no píer IV do terminal marítimo de Ponta da Madeira, Brasil, utilizou-se o pacote SWAMS, foram simuladas para 3 condições de pré-tensionamento, várias condições de vento e de corrente de maré e analisaram-se as forças máximas nas amarras.
Ano: 2012
Responsável: C. Juana Fortes, Co-respons. Liliana Pinheiro
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
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Ampliação da bacia portuária do Terminal de Contentores de Sines - Estudos das condições de abrigo e operacionalidade da bacia
O objetivo do estudo foi caracterizar as condições de abrigo da bacia do Terminal de Contentores do Porto de Sines considerando quatro alternativas de configuração distintas daquela bacia, resultantes de diferentes valores para a extensão do molhe de proteção do porto e do cais acostável, de forma a avaliar qual delas confere uma maior proteção à agitação incidente. Foram ainda avaliadas as condições de operacionalidade da bacia portuária do Terminal de Contentores.
Ano: 2012
Responsável: C. Juana Fortes, Co-respons. Rui Capitão
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
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Porto de Porto Amboim (Angola) Ensaios de Estabilidade e Galgamentos em Modelo Reduzido de um novo quebra-mar
Os objetivos deste estudo foram a análise da estabilidade, galgamentos da obra a construir, bem como a avaliação da tranquilidade no interior do porto.
Foram ainda avaliadas as pressões no paramento vertical do muro-cortina do quebra-mar. O estudo foi dividido em duas fases: A fase inicial e a fase de prolongamento do molhe em 100m.
Ano: 2009 - 2010
Responsável: Luís Gabriel Silva
Coordenador(es):
Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Clientes:
CONDURIL - Construtora Duriense, S.A.
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