Saltar para o conteúdo
Departamento de Materiais Departamento de Materiais
Núcleo de Materiais Orgânicos e de Materais Metálicos
Núcleo de Materiais Orgânicos e de Materais Metálicos
António Santos Silva
António Santos Silva

Apresentação

O Núcleo de Materiais Orgânicos e Materiais Metálicos (NMOM), resultou da reestruturação do DM em 2024, unindo os anteriores Núcleo de Materiais Orgânicos e Núcleo de Materiais Metálicos criados em 2002.

Ao NMOM estão atribuídas competências na área dos seguintes materiais e produtos de natureza orgânica utilizados na indústria da construção: Revestimentos orgânicos, tintas e produtos similares; Materiais plásticos e compósitos de matriz polimérica; Ligantes betuminosos.

Ao NMOM estão também atribuídas competências no domínio dos materiais metálicos e revestimentos inorgânicos e na caracterização química, mineralógica e microestrutural de materiais contemporâneos e com interesse histórico.

Para o desenvolvimento da sua atividade, o NMOM possui uma equipa multidisciplinar, com elementos da carreira de investigação científica e técnicos especializados nos diferentes domínios de atuação, dispondo de recursos para suporte ao desenvolvimento e certificação da qualidade de materiais e produtos, bem como à otimização da sua durabilidade e desempenho em serviço. Dispõe de vasto conjunto de técnicas de análise para caracterização física, química, eletroquímica, mineralógica e microestrutural de materiais e possui diversos tipos de câmaras de exposição a ambientes, para estudos de durabilidade de materiais e de avaliação do seu desempenho.

O NMOM possui meios experimentais de avaliação de propriedades mecânicas, térmicas e reológicas de materiais orgânicos e dispõe de instrumentos de inspeção e de monitorização para o diagnóstico e modelação de mecanismos químicos de degradação de materiais metálicos e revestimentos inorgânicos.