Saltar para o conteúdo
Departamento de Materiais Departamento de Materiais

GIIP - Gestão Inteligente de Infraestruturas Portuárias

GIIP - Gestão Inteligente de Infraestruturas Portuárias
Código do projeto
POCI-01-0247-FEDER-039890

Objetivo principal

OT 1 - Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de intervenção: Centro

Entidades beneficiárias
  •     3MAPS – SISTEMAS DE GESTÃO, LDA.;
  •     APDL – ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DO DOURO, LEIXÕES E VIANA DO CASTELO, S.A.;
  •     UNIVERSIDADE DO MINHO;
  •     LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL, I.P.

Data da aprovação 11-02-2020
Data de início 01-06-2020
Data de conclusão 01-06-2023
Custo total elegível 785.429,02€
Apoio financeiro da União Europeia
FEDER – 545.761,21€

Objetivos, atividades e resultados esperados

O projeto GIIP visa a criação de um sistema de gestão inteligente de infraestruturas portuárias. Contempla a avaliação do estado de conservação das infraestruturas, a sua monitorização, parametrização de tipologias de danos e análise de risco.

A solução a desenvolver será baseada numa plataforma modular de apoio à tomada de decisão relativamente à gestão integrada de ativos portuários, assente na aplicação de modelos/algoritmos avançados de análise e previsão da degradação estrutural e funcional de ativos e na consideração de critérios de natureza técnica, económica e ambiental. Neste contexto, o desenvolvimento da solução GIIP envolverá três níveis concetuais:

    Nível 1: desenvolvimento de uma arquitetura global de um sistema para gestão de infraestruturas portuárias, que acople várias ferramentas avançadas de sensorização;
    Nível 2: desenvolvimento de modelos de previsão da performance de ativos portuários, que permitam aferir a curto, médio e longo prazo, a sua condição ou risco associado;
    Nível 3: desenvolvimento de uma plataforma modular que permita priorizar necessidades de intervenção e de inspeção, de uma forma integrada e otimizada, tendo em consideração a relação custo benefício.

A solução GIIP reveste-se de um caráter inovador a nível internacional, na medida em que proporciona uma visão abrangente sobre necessidades de intervenção de uma forma integrada, potenciando a intermodalidade e a interoperabilidade de diversos ativos.



GIIP - Monitorização e Gestão Inteligente de Infraestruturas Portuárias
Projeto FEDER-039890