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Dragagens nos portos comerciais Portugal Continental (1991-2020): contributo para uma sínteseSÍNTESE
As dragagens constituem uma atividade necessária à operação dos portos nacionais, que, todavia, pode ter impactos sobre a dinâmica sedimentar e a evolução costeiras. O presente trabalho reúne informação de base sobre dragagens e gestão dos dragados nos nove portos comerciais do Continente (Viana do Castelo, Leixões, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa, Setúbal, Sines, Portimão e Faro) ao longo de um período de três décadas (1991-2020). Sendo apenas um primeiro contributo para uma avaliação de tendências, a informação recolhida é preliminar e apresenta ainda lacunas significativas. Com esta condicionante, estima-se que na última década se tenha verificado uma diminuição do volume global de dragagem (4,5 x 106 m3 ano-1 em 1991- 2010, excluindo extrações em praias e áreas adjacentes; 3,2 x 106 m3 ano-1 em 2011-2020) e, principalmente, uma alteração do destino dos sedimentos dragados de natureza arenosa, com um forte crescimento da opção de colocação na faixa costeira, em praia emersa ou submarina (13% do volume global de dragagem em 1991-2010; 50% em 2011-2020).
Ano: 2022
Número Páginas:
9p.
Autor(es): Portela, L. I.
Editor: Pianc Portugal
Volume:
Comunicação 63.
Keywords: porto; dragagens
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Effects of Parallel Gradation Scaling Technique on Permanent Deformation of a Ballast Material
This paper investigates possible effects of scale-down technique on the long-term permanent deformation behaviour of the rail ballast, particularly for heavy haul rail track loadings. Two scaled down ballast specimens, of 1:2.5 and 1:2, obtained by parallel gradation from the full scale ballast standard AREMA N. 24 [10], which is widely used in this type of rail tracks in Brazil, were compared. The results for the level of cyclic loading evaluated and for the number of cycles carried out did not show significant differences in long-term behaviour due to possible effects of scaling technique. However, these results should be further investigated in order to obtain more definitive conclusions.
Ano: 2022
Autor(es): Paixão, A.; Fortunato, E.; Fonseca, A.; Delgado, B.
Editor: Civil-Comp Press
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Ensaio de ligações aparafusadas em estruturas de madeira
Os ensaios de ligações realizados no LNEC abrangeram várias combinações de espécie (Pinus Sylvestris e Picea Abies) e teor de água da madeira, geometria da ligação (madeira-aço-madeira ou aço-madeira-aço), tipos de carregamento e níveis de tração axial do ligador. Esta comunicação apresenta o programa experimental e discute os resultados obtidos nos ensaios monotónicos, à luz do dimensionamento das ligações segundo o Eurocódigo 5 (EC5).Conforme previsto, as ligações com parafusos menos esbeltos apresentaram maior propensão para desenvolverem rotura frágil, mesmo seguindo a pormenorização recomendada no Eurocódigo 5. Os resultados confirmaram a influência do aperto dos parafusos e do teor de água da madeira no comportamento da ligação.
Ano: 2022
Número Páginas:
12pp.
Autor(es): Folgado Santos, C.; Cruz, H.
Editor: LNEC
Keywords: Ensaios; Ligações aparafusadas; Estruturas de madeira
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ENSAIOS PARA MEDIÇÃO DE CONDUTIVIDADE TÉRMICA EM AREIAS: ASPETOS DE MODELAÇÃO NUMÉRICA
A avaliação das propriedades térmicas dos solos, em especial da sua condutividade térmica, tem assumido uma importância crescente, sendo essencial para o dimensionamento de sistemas geotérmicos superficiais. Apresentam-se neste trabalho, alguns aspetos de um estudo relativo à medição e modelação de ensaios de condutividade térmica em amostras de solo, conduzidos em regime transitório
Ano: 2022
Autor(es): Vieira, A.; Pereira, C.; Aljundi, K.; Maranha, J. R.
Editor: Conference proceedings
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Gestão de riscos de construção de uma obra subterrânea através da metodologia de registo de riscos
Neste artigo é apresentada a implementação de um Plano de Gestão de Risco da construção de uma obra subterrânea de reforço de potência do aproveitamento hidroelétrico de Salamonde. A implementação de uma metodologia formal de gestão de risco de construção por parte do Consórcio Construtor estava prevista no Caderno de Encargos da empreitada. A necessidade desta implementação é consensual na indústria de construção subterrânea, particularmente após o esforço conjunto da indústria seguradora e as associações técnicas do setor, iniciado no final do século passado, para disponibilização de guias técnicos. No presente caso foi adotado o método do registo de riscos, o qual envolve a identificação dos perigos, a análise e a apreciação dos riscos associados, a identificação das medidas de controlo e dos donos do risco, a revisão, a documentação e a comunicação dos riscos. São aqui detalhadas as fichas tipo prévias de registo de riscos potenciais e de registo de riscos materializados, nas componentes de sobrecusto, incumprimento de prazos e de imagem/reputação. A análise dos riscos do sistema desenvolve-se de acordo com a seguinte sequência analítica: frente de trabalho, sistema, subsistema, componente e risco analisado. É apresentada a escala de classificação qualitativa dos riscos baseada no produto dos índices qualitativos de verosimilhança e de severidade de consequência e são discutidos os critérios norteadores das medidas de controlo dos riscos moderados, elevados ou intoleráveis. A título de exemplo são ilustradas duas fichas de registo de riscos da escavação, pela técnica de raise boring, do poço de esvaziamento do circuito de restituição e da escavação, por desmonte com explosivos, do túnel do descarregador complementar de cheias.
Ano: 2022
Número Páginas:
871-886.
Autor(es): Caldeira, L.; Miranda, L.; Jeremias, T.
Revista: XI Simposio Nacional de Ingeniería Geotécnica La Geotecnia en apoyo de la seguridad y el desarrollo sostenible. 7as Jornadas Hispano-Portuguesas de Geotecnia Desafíos asociados a la mejora y refuerzo
Editor: Universidad de Oviedo, SEMSIG, AETOS, IGS-Espãna, SEMR, SPG
Keywords: Hidroeletricidade; Obra subterrânea; Registo de riscos; Gestão de risco; Construção; Risco
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Hydraulics and Morphodynamics of Overtopped Dams with Chimney Filter
The present work addresses the influence of the dams draining system on the failure by overtopping. It comprehends the critical assessment of four homogeneous dam breach experiments, with different drainage systems: i) two dams had only a toe drain and ii) two dams had a complete draining system (chimney filter, horizontal drain and toe drain). The tests were performed in identical conditions of embankment body material, reservoir dimensions and inflow. The analysis of the results includes the comparison of the breach hydrograph and the stages of morphological evolution. Key measurements included water elevation in the reservoir, video footage of the evolution of the breach and 3D breach reconstruction, using a depth sensing device (Kinect sensor). Major differences in the breaching mechanisms were observed. In the tests i) the breach growths though headcut erosion and underscouring, associated with mass detachment episodes. In the tests ii) when erosion uncovers the filter, the turbulent flow pulls the sand of the dam body creating a cavity in its location. While the filter erosion evolves inside the dam, breach progression upstream is slow, as the increase of the outflow hydrograph. The cavity originated by the filter erosion induces a fragility on the downstream slope, leading to its collapse by underscouring and mass detachment episodes at relatively small discharges. This configures a major novelty in the conceptual model of dam erosion by overtopping that should be incorporated in simulation models. The filter erosion causes a delay in the discharge increase that needs to be accounted in the dams safety plans.
Ano: 2022
Número Páginas:
7pp.
Autor(es): Alvarez, T.; VALENTE, S.; Aleixo, R.; Amaral, S.; Caldeira, L.; Viseu, T.; Ferreira, R.
Revista: Proceedings of the 39th IAHR World Congress
Editor: IAHR
Keywords: Homogeneous dam; Overtopping; Chimney filter; Dam breach
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IFC Development for BIM Application to Railway Projects.
Innovations in Road, Railway and Airfield Bearing Capacity
Ano: 2022
Número Páginas:
558
Autor(es): Couto, P.; Falcão Silva, M. J.; Fontul, S.
Revista: Eleventh International Conference on the Bearing Capacity of Roads, Railways and Airfields
Editor: BCRRA2022 - 11th International Conference on the Bearing Capacity of Roads, Railways and Airfields.
Volume:
Vol. 2, 1ª ed..
Keywords: Railways; BIM; EnTechnology; Engineering
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Image analysis techniques to characterize scaled embankment failures
The present work consists in the application of images analysis tech-niques to characterize the failure by overtopping of a scaled embankment dam that was experimentally tested in a medium-scale facility located at the National Laboratory of Civil Engineering. These techniques were used to describe the failed dam in several time instants with a 3D reconstruction of the dam body based on depth images and to characterize the surface velocities of the flow near the breach based on the application of PTV algorithm. The characterization of the 3D reconstruction of the failed dam and surface velocity maps in the breach vicinity were based on the post processing analysis of HD digital images and depth images, strategically acquired around the dam. This work assesses the use-fulness of image analysis techniques for the applications herein presented.
Ano: 2022
Número Páginas:
13pp.
Autor(es): VALENTE, S.; Amaral, S.; Alvarez, T.; Aleixo, R.; Muralha, A.; Viseu, T.; Ferreira, R.
Editor: FCT/NOVA
Keywords: surface velocity maps; Particles Images Velocimetry; 3D reconstruction; Depth sensors; Image analysis techniques
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Impact of a sandy shore morphology on overtopping
An objective of the project MOSAIC.pt is to develop an operational forecasting system for coastal flooding capable of accounting for storm driven morphodynamics. The developed system relies on the OPENCoastS architecture for downscaling North-Atlantic metocean conditions at any local beach or waterfront (Oliveira et al., 2021). The downscaled conditions then serve to force local applications of XBeach (Roelvink et al., 2018), in 2DH and using its surfbeat hydrodynamic solver. Based on hydro- and geomorphological data collected within the project (Freire et al., 2020), an application was setup and validated for the waterfront of Cova-Gala, south of the entrance to the Figueira da Foz harbour. The system runs for now with or without morphological evolution over 48-hour periods. So it is important to quantify the errors induced by geomorphological changes over longer timescales.
Ano: 2022
Número Páginas:
73-74pp.
Autor(es): Nahon, A.; Fortunato, A. B.; Oliveira, F. S. B. F.; Freire, P.
Revista: Livro de Resumos da 6ª Conferência Morfodinâmica Estuarina e Costeira
Editor: LNEC
Keywords: Portugal; XBeach; Runup; Infragravity wave;; Coastal flooding
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Influência da Resistência das Partículas no Desempenho de um Agregado Siderúrgico Inerte como Lastro de Vias Férreas
O conceito de economia circular tem impulsionado a busca pelo reaproveitamento de resíduos industriais. Estudos recentes vêm mostrando ser promissor o aproveitamento de subprodutos do processo de fabricação do aço na forma de agregados siderúrgicos, principalmente em infraestruturas de transporte. Objetivando o aproveitamento destes materiais para aplicação como lastro de vias férreas, pesquisas recentes demonstraram que os mesmos apresentam comportamento mecânico similar, ou ligeiramente superior, ao de agregados naturais britados, como a rocha de granito convencionalmente utilizada para esta aplicação, principalmente devido a maior angularidade de suas partículas. Neste artigo busca-se explicar com base na resistência ao esmagamento de partículas individuais de lastro, como este aspecto pode condicionar este bom desempenho do agregado siderúrgico. Foram realizados ensaios de resistência ao esmagamento entre placas horizontais de sessenta partículas individuais de lastro, tanto para um agregado siderúrgico como para um agregado de granito, variando o diâmetro dos grãos entre 4 mm e 55 mm. Os resultados mostraram que o bom desempenho do agregado siderúrgico quer em termos de resistência quer em termos de deformabilidade, que em parte está relacionado a maior angularidade de suas partículas, é suportado pela maior resistência ao esmagamento das partículas do agregado siderúrgico.
Ano: 2022
Número Páginas:
3386-3393.
Autor(es): Delgado, B.; Fonseca, A.; Fortunato, E.; Paixão, A.
Editor: ABMS
Keywords: Lastro Ferroviário; Agregado Siderúrgico; Resistência ao Esmagamento de Partículas
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