Comunicações
Info
Avaliação da degradação de partículas de balastro ferroviário no ensaio de micro-Deval recorrendo à fotogrametria
A morfologia das partículas de balastro ferroviário é um aspeto importante que afeta o seu desempenho mecânico. Os requisitos de resistência mecânica usualmente exigidos garantem que este material não sofre degradação excessiva e preserva parâmetros morfológicos adequados ao longo de seu ciclo de vida. Tradicionalmente, a caracterização da morfologia das partículas de balastro é realizada de acordo com abordagens empíricas e procedimentos manuais que frequentemente são subjetivos, propensos a erros humanos, redutores das características tridimensionais das partículas e não aproveitam nem o conhecimento mais recente, nem métodos automatizados atualmente disponíveis. Neste trabalho, apresenta-se a aplicação de um método de fotogrametria para reconstrução tridimensional de partículas de balastro, como alternativa a outras bordagens mais dispendiosas. Submeteram-se provetes de balastro ao ensaio de micro-Deval e analisou-se a evolução da morfologia de um conjunto de partículas em diferentes estágios do ensaio.
Ano: 2021
Número Páginas:
1169-1178.
Autor(es): Paixão, A.; Afonso, C.; Fortunato, E.
Editor: SPG, ABMS, LNEC
Keywords: fotogrametria; morfologia das partículas; balastro ferroviário
Info
Avaliação da probabilidade de fendilhação devido à ação térmica anual. Aplicação à barragem de Alqueva
As barragens são estruturas com grande risco associado, devido principalmente aos seus danos potenciais. Em geral, o projeto de uma barragem de betão assenta no pressuposto da definição de uma forma que garanta um estado de tensão sem trações ou com trações reduzidas. A definição a ação térmica está frequentemente associada às variações de temperatura entre os cenários de verão e de inverno. Apesar disso, diversas variáveis têm influência no desenvolvimento de tensões de tração devido a ações térmicas em uma barragem, por exemplo, as dosagens de cimento através da geração de calor em cada colocação, os processos construtivos que determinam a temperatura de colocação e a dissipação de calor ao longo do tempo e, por conseguinte, o desenvolvimento de tensões iniciais, o arrefecimento forçado usado para injetar juntas de construção e as condições ambientais locais. Este estudo apresenta uma metodologia para avaliar a probabilidade de fissuração do betão de uma barragem de betão, considerando o efeito das variações anuais de temperatura. Com base nas temperaturas observadas no interior do betão ao longo dos anos, foi possível reproduzir uma série de registos do estado térmico da barragem, considerando a aleatoriedade associada à variação térmica anual. Recorrendo a um modelo de elementos finitos do sistema barragem-fundação, obteve-se o campo de tensões considerando a variabilidade da ação térmica anual, desde uma época de referência (injeção das juntas de contração). Com os resultados dos ensaios laboratoriais do betão é possível definir a distribuição que representa a resistência à tração do betão que, quando comparada com a distribuição de tensões calculada, permite o cálculo da probabilidade de fendilhação devido a esta ação específica. Apresenta-se também uma aplicação desta metodologia à barragem de Alqueva, recorrendo às temperaturas observadas durante um período de 10 anos e aos resultados dos ensaios laboratoriais do betão obtidos durante a construção.
Ano: 2021
Número Páginas:
10p.
Autor(es): Serra, C.
Editor: LNEC
Keywords: Probabilidade de fendilhação; Variabilidade da ação térmica; Ação térmica anual; Barragem de betão
Info
Avaliação do comportamento dinâmico da barragem de Foz Tua com base em métodos experimentais e numéricos
A determinação da resposta dinâmica das obras e o acompanhamento da evolução do seu comportamento durante as várias fases da vida é muito importante, estando inserido nas atividades do controle de segurança estrutural. A realização de ensaios de vibração forçada em barragens de betão para a determinação do comportamento dinâmico continua a ser uma das técnicas mais fiáveis nesta área. Nesta comunicação descreve-se a metodologia de ensaio, e apresentam-se os resultados relativos a um caso de estudo, referente à caraterização do comportamento dinâmico da barragem do de Foz Tua. Foi desenvolvido um modelo numérico, com representação do sistema barragemalbufeira- fundação, para apoio na preparação do ensaio e interpretação dos resultados experimentais.
Ano: 2021
Autor(es): Gomes, J. P.; Lemos, J. V.
Editor: LNEC
Keywords: Método dos elementos discretos; Ensaios de vibração forçada; Comportamento dinâmico; Barragens abóbada
Info
Avaliação do efeito da nova legislação sísmica brasileira na segurança de pontes de existentes
A necessidade de reabilitação de uma ponte pode advir da perda de sua capacidade resistente por sua deterioração ao longo do tempo, pela ocorrência de um acidente ou por uma alteração de requisito normativo, como o aumento da tonelagem permitida para o trânsito de veículos pesados na ponte. A revisão da Norma Brasileira NBR 7187, que estabelece novos requisitos relativamente à resistência sísmica de pontes de betão armado e pré-esforçado, suscita dúvidas sobre a satisfação destes novos requisitos por parte das numerosas obras de arte existentes, projetadas numa conjuntura em que não havia requisitos de resistência sísmica. Algumas ferramentas de verificação da segurança baseadas em métodos probabilísticos têm sido desenvolvidas e, têm como objetivo desenvolver, nos métodos determinísticos, processos mais compatíveis com situações reais de colapso das estruturas, como a abordagem por Segurança Global. Neste contexto propõe-se uma metodologia para a verificação da segurança das obras de arte existentes. Apresenta-se uma proposta de abordagem probabilística que combina o Método da Segurança Global e uma atualização Bayesiana da resistência do betão com uma avaliação da probabilidade de falha em cada etapa da análise, associando índices de fiabilidade e coeficientes de segurança global. São considerados os efeitos da nova ação sísmica, obtidos através de um modelo de análise tridimensional e com verificação da segurança através do método dos coeficientes parciais. A metodologia é aplicada a uma ponte construída em 2018, situada no Nordeste brasileiro, projetada antes de promulgação de normalização sísmica brasileira específica para pontes.
Ano: 2021
Número Páginas:
1351-1361.
Autor(es): Interlandi, C.; Oliveira Santos, L.
Editor: GPBE
Keywords: Teoria da Fiabilidade; Segurança Global; Normalização; Abordagem Bayesiana
Info
Avaliação do galgamento e espraiamento em quebra-mares de talude. O caso do porto da Ericeira
A avaliação do espraiamento e do galgamento em estruturas de proteção costeira e portuária é fundamental para o projeto de novas estruturas e na verificação da segurança de estruturas já existentes. A sua determinação tem como objetivos principais a definição da cota de coroamento da estrutura e o estabelecimento das condições de serviço dessa estrutura. Uma das metodologias mais utilizadas para a avaliação do espraiamento e do galgamento em estruturas marítimas é a modelação física. Nessa metodologia, são várias as técnicas que podem ser usadas para a avaliação desses fenómenos físicos. Neste âmbito, salientam-se o uso de sondas resistivas, de balança ou de imagens vídeo. Neste trabalho são apresentados os resultados de um estudo em modelo físico do espraiamento e galgamento da estrutura de proteção portuária do Porto da Ericeira para diferentes condições de agitação marítima. Comparam-se ainda várias técnicas de avaliação do espraiamento e do galgamento que foram utilizadas nesses ensaios em modelo físico para avaliar o seu desempenho.
Ano: 2021
Número Páginas:
2p.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Santos, J. A.; Reis, M. T. L. G. V.
Editor: CNME2020
Keywords: Técnicas de medição; Estruturas marítimas; Galgamento; Espraiamento
Info
Balanço energético em sistemas de águas residuais
Neste artigo apresenta-se o balanço energético específico para a avaliação da eficiência energética dos sistemas de águas residuais.
Ano: 2021
Número Páginas:
12.
Autor(es): Jorge, C.; Almeida, M. C.; Covas, D.
Editor: ENEG
Keywords: Sistemas de águas residuais; Estações elevatórias; Afluências indevidas; Eficiência energética; Balaço energético
Info
Bridge Reliability Analysis Based on a Global Safety Methodology
Many reinforced concrete existing structures need to be re-evaluated due to the loss of its structural capacity, new design requirements or new loads to be considered. For this, new probabilistic analysis tools have been developed. Some of these methods intend to consider more realistic situations near to collapse than the ones defined in the current design following the Ultimate Limit States. In this paper, a methodology based on the concepts of the Global Resistance Format, as defined in fib Model Code 2010, with a step-by-step evaluation of the reliability coefficients is presented. The proposed methodology is applied in the re-evaluation of an existing bridge. Bayesian updating of the material properties is also applied in the analyses. With the proposed method it is possible to evaluate the need for rehabilitation or not, from the point of view of structural safety, directly depending on the reliability of the structure in view of new regulatory requirements.
Ano: 2021
Número Páginas:
2294-2304.
Autor(es): Interlandi, C.; Oliveira Santos, L.
Editor: FIB
Keywords: Global safety approach; reinforced concrete; reliability
Info
Carta de aptidão à construção do Bairro da Encosta da Luz (Odivelas) baseada em fatores geotécnicos
O trabalho apresentado nesta comunicação foi desenvolvido com o principal objetivo de produzir a Carta de Aptidão à Construção do Bairro da Encosta da Luz, situado na Vertente Sul do concelho de Odivelas, que é designado como Área Urbana de Génese Ilegal. Na elaboração da Carta de Aptidão à Construção do bairro consideraram-se três zonas: Zona Não Apta, Zona Apta sob Condições e Zona Apta, definidas a partir da combinação das cartas de quatro fatores geotécnicos: taludes naturais instáveis, declive, litologia e hidrogeologia. Os dados utilizados na elaboração destas cartas foram obtidos com base em levantamentos topográficos, de reconhecimentos geológicos de superfície, de sondagens, de ensaios de laboratório e de campo, e da observação de inclinómetros e piezómetros. This communication presents the works carried out to produce the Construction Capability Map for the Bairro da Encosta da Luz, which is designated as an Urban Area of Illegal Genesis, located in the southern slope of the municipality of Odivelas. There were considered three zones for the Construction Capability Map of this area: Non-Suitable Zone, Suitable Zone under Conditions and Suitable Zone, defined by combining maps of four geotechnical factors: unstable hillsides, slope, lithology and hydrogeology. The data used for doing these maps were obtained from topographic surveys, surface geological reconnaissance, boreholes, laboratory and field tests, and from measurements with inclinometers and piezometers.
Ano: 2021
Número Páginas:
13-22pp.
Autor(es): Roque, A. J.; Coelho, M. J.
Revista: XVII Congresso Nacional de Geotecnia; X Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Info
Characterization of agro-wastes to be used as aggregates for eco-efficient insulation boards
This work derives from the awareness of the environmental impacts caused by the construction sector. Since building productsare one of the main causes of this issue, the incremental use of local natural eco-friendly materials can moderate this problem,guaranteeing lower energy consumption for production and transport. Nowadays, research is increasingly focused on thepossibility of using bio-wastes to produce several materials and products such as plasters, bricks, boards, binders and glues. Theycan secure both more sustainable building practices and contribute to solve the problems of disposal of wastes, another cause ofthe environmental impacts.The present work focuses on the characterization of some bio-wastes to assess their viability as aggregates for eco-efficientinsulation boards. Knowing the properties of the raw materials allows making a more conscious choice of composite formulation saccording to the final requirements of the boards. For this reason, the bio-wastes from agricultural practices (agro-wastes) werestudied individually. To evaluate their properties, the analysis was carried out according to RILEM Technical Committee 236 -BBM,Bio-aggregate-based building Materials document, past literature studies and European Standards. The considered propertieswere loose bulk density, grain size distribution and thermal conductivity.Four agro-wastes were chosen: spent coffee grounds, grapes press waste, olives press waste and hazelnut shells. Maritime pine(Pinus pinaster Ait.) chips were included as control material. They have been considered both for their potential use to produceinsulation composites and for their world production, focusing on Euro-Mediterranean countries. This region was chosen takinginto account where the future research will be carried out and the advantages of employing local materials. In addition, buil dingsof Euro-Mediterranean countries have historically low insulation performance due to the mild climate; however, climate changeand other factors have led to the recognition by the users of some periods of poor indoor hygrothermal comfort. The bibliographicresearch allowed identifying a gap as concerns the characterization of these agro -wastes.Both the testing methods and the properties of the considered materials are presented and discussed. In addition, the obtaine dresults are compared with the ones of already studied materials, such as rice husk, hemp shiv and cork. Results show that thechosen materials do not have excellent insulating properties if considered individually but may probably be used to produce eco-efficient boards. The combination of them with other materials could guarantee building composites with good thermal insulationperformances. The spent coffee ground differs greatly from the other bio-wastes and it seems to be more appropriate as a fineaggregate. Future research will deepen these studies and develop composites having adequate characteristics as insulationboards.
Ano: 2021
Autor(es): Cintura, E.; Lina Nunes; Faria, P.
Editor: ITECONS
Keywords: Insulation; Boards; Aggregates; Raw materials; Thermal properties; Bio-wastes
Info
Comportamento de navios amarrados nos portos de São Roque e de Madalena do Pico durante as tempestades Lorenzo e Elsa
Neste trabalho apresentam-se os resultados de simulações numéricas do comportamento de um navio ferry amarrado nos dois portos da ilha do Pico, São Roque e Madalena, durante a passagem recente de duas grandes tempestades, nomeadamente o furacão Lorenzo entre 2 e 5 de outubro de 2019 e a depressão Elsa entre 19 e 22 de dezembro de 2019. No âmbito do projeto ECOMARPORT encontra-se em desenvolvimento um sistema de alerta para os riscos de navios amarrados nos referidos portos. Este sistema permite prever com 72 horas de antecedência os efeitos da agitação marítima em navios amarrados, mais concretamente, os seus movimentos e forças no sistema e amarração. A comparação destes resultados com os limites de segurança e de operacionalidade do terminal portuário permite avaliar o risco e tomar medidas preventivas. Os resultados obtidos em cada um dos portos permite comparar a eficácia da amarração proposta.
Ano: 2021
Número Páginas:
4p.
Autor(es): Pinheiro, L.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Editor: APRH
Keywords: Risco; Tempestade; Movimentos; Amarras; Navios
|