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Report on common research challenges regarding energy efficiency and carbon intensity
This report is a deliverable of USE-iT (Users, Safety, Security and Energy in Transport Infrastructure); a Horizon 2020 Coordination and Support Action (CSA) project managed by the Forum of European Highway Research Laboratories (FEHRL). The aim of USE-iT is to better understand the common challenges facing transport modes and in conjunction with stakeholders to produce a multi-modal research roadmap to develop technologies and approaches to addressing these challenges. In addition to a work package on management (WP1) and on dissemination activities (WP5), USE-iT is divided into three technical Work Packages addressing important challenges facing all modes: providing better customer information (WP2); improving safety and security (WP3) and reducing carbon emissions and energy consumption (WP4). This report relates to Work Package 4 (Deliverable D4.2) on reducing the carbon emissions and energy consumption associated with the transport sector. In the first WP4 report [D4.1], a significant number of technologies, materials and approaches were identified which could help reduce transport energy consumption and reduce carbon emissions. In the present report [D4.2], the common challenges facing all modes as they work to reduce transport carbon emissions are identified, and the potential areas of cross-modal research that could help to address these challenges are evaluated and prioritised.
Ano: 2016
Autor(es): Reeves, S.; Peeling, J.; Lamb, M.; Arsénio, E.; Bidnenko, N.; Saleh, P.; Carlson, A.; Chen, M.; Saleh, P.; Spicka, L.; Steinicke, W.; Zofka, E.
Keywords: Sustainable transport; Transport technology; Transport infrastructures; Transport decarbonisation; Vehicle fuel efficiency; Asset management; Greenhouse gas emissions; Climate change
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Sistemas de tubagem de PPR reforçado com fibra de vidro destinados à distribuição de água quente e fria e a sistemas de aquecimento e de extinção automática de incêndio por água com aspersores no inte
Nesta publicação apresenta-se o critério presentemente seguido pelo LNEC para concessão de homologação com certificação, bem como para o posterior controlo periódico da qualidade a sistemas de tubagem de copolímero de polipropileno estatístico (
Ano: 2016
Autor(es): Real, L. P.
Keywords: Homologação; Polipropileno; Extinção de incêndios; Sistemas de aquecimento; Distribuição de água quente e fria; Tubos com pressão; Polipropileno reforçado com fibras de vidro
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Software DT500COM - Controlo dos Geologgers da Série DT500, da Datataker
Neste relatório apresenta-se o software desenvolvido para controlo das subunidades de aquisição Geologger série 500, da Datataker. Para além de se fornecerem indicações para trabalhar com o software referido, é feita uma apresentação do projeto desenvolvido na linguagem de programação C#.
Ano: 2016
Autor(es): Silveira, A. P. C. da; Barateiro, J.
Keywords: C#; Data logger; Porta série
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Transporte sedimentar potencial a sul da embocadura do rio Mondego
O presente estudo tem como objetivo caracterizar o transporte sedimentar longitudinal potencial (capacidade de transporte) entre as embocaduras dos rios Mondego e Lis no período 1952-2010. Enquadra-se no âmbito de um estudo mais alargado, cujo objetivo é o estudo da dinâmica sedimentar costeira e a previsão da evolução futura da linha de costa do mesmo trecho.O estudo baseia-se em modelação numérica dos processos físicos costeiros para determinar a série temporal (com frequência de 6 horas) de transporte sedimentar longitudinal potencial induzido pela agitação marítima e variação do nível do mar devida à maré astronómica e meteorológica, no período 1952-2010. Concluiu-se sobre a elevada variabilidade interanual e sazonal do transporte sedimentar longitudinal potencial, Qs, e confirmou-se a direção dominante da deriva para sul (em 46 dos 59 anos em estudo). Obtiveram-se volumes anuais médios de Qs Total e Resultante para sul de 918 e 270 x103 m3 e volumes anuais extremos de Qs Total 578 e 1 500 x103 m3. Da análise do diagrama de balanço sedimentar do ano de Qs Total médio e da distribuição de Qs ao longo do perfil transversal, concluiu se que grande parte do volume mobilizado se deve aos eventos com Hrms 2.00-5.00 m e Dir 295-305ºN e identificaram-se as zonas onde essa mobilização é mais intensa. Da análise à sazonalidade concluiu-se que no verão marítimo apenas existe potencial para mobilizar cerca de 60% do volume sedimentar mobilizado no inverno, sendo evidente nas duas estações marítimas a deriva resultante na direção sul. Da análise adicional aos anos de Qs Sul e Qs Norte máximos identificaram-se extensões da zona ativa do perfil de praia de 1 500, 2 270 e 1 970 m nos três anos referidos, respetivamente.
Ano: 2016
Autor(es): Oliveira, J. N.; Oliveira, F. S. B. F.
Keywords: Processos costeiros; Modelação numérica; Figueira da Foz; Transporte sedimentar longitudinal
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Uso eficiente de memória em computação científica
A otimização de programas de computação científica é um problema extremamente relevante em engenharia pois uma otimização eficaz pode trazer ganhos de algumas ordens de grandeza em diversas dimensões: tempo de execução, memória utilizada, custo, precisão numérica, dimensão dos dados de entrada, tempo de programador, etc. Este relatório discute a otimização de memória e, em particular, pretende fornecer linhas de orientação para a otimização eficaz de um programa de computação científica em termos de memória. Descreve-se brevemente um modelo simples de um computador que permite compreender os conceitos mais relevantes da memória de um computador, e descrevem-se várias estratégias de otimização. Estas estratégias são discutidas e exemplificadas, e compiladas numa checklist com vista a ser percorrida e analisada aquando da otimização de memória de um programa de computação científica. É discutido um caso de estudo em que foi feita a análise dos objetivos da otimização e das características do programa. Feita esta análise foram escolhidas três estratégias da checklist que permitiram, com pouco esforço, resolver completamente o problema original.
Ano: 2016
Autor(es): Rico, J.; Inês, A.
Keywords: Computação científica; Otimização de programas; Memória
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A incerteza de medição dos distanciómetros eletromagnéticos usados na observação geodésica de barragens de betão
Este relatório apresenta uma metodologia para controlo dos erros instrumentais e avaliação da incerteza de medição dos distanciómetros eletromagnéticos (DEM) usados na observação geodésica de barragens de betão. A metodologia, que é baseada numa base de teste existente no campus do LNEC, é ilustrada com a análise de seis medições da base, entre 2010 e 2014, com os dois DEM utilizados pelo Núcleo de Geodesia Aplicada.
Ano: 2015
Autor(es): Casaca, J. M.; Henriques, M. J.; Conde, V.; Candeias, H.
Keywords: Teste de hipóteses; Desvio padrão; Dem; Constante aditiva
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Água em empreendimentos hoteleiros
As alterações climáticas (AC) afetam as sociedades e condicionam as suas atividades económicas, sendo também um desafio para o setor do turismo. Em empreendimentos turísticos, o aumento da temperatura média anual, as alterações na distribuição espacial e temporal da precipitação e as variações na frequência e intensidade de fenómenos climáticos extremos podem gerar condicionamentos na disponibilidade da água e alterações nos usos da água. Estas alterações podem ter implicações, quer na gestão técnica e económica, quer na qualidade de serviço prestada nestes empreendimentos. Assim, o desempenho e a vulnerabilidade destes empreendimentos às AC devem ser estudados, no sentido de minimizar os impactos daí decorrentes e contribuir para melhorar o seu desempenho global. Para a avaliação de desempenho e vulnerabilidade dos usos da água nos empreendimentos turísticos, é necessário fazer o diagnóstico da situação atual e a avaliação da evolução da situação futura, com base na sistematização dos usos típicos da água, na execução de balanços hídricos totais e parciais e na identificação e avaliação da eficácia de medidas para aumento da eficiência nos usos da água. A identificação de níveis de eficiência nos usos da água nestes empreendimentos, incluindo o potencial de redução dos consumos, constitui um passo importante na procura de soluções mais eficientes. No entanto, é necessário que esta identificação seja acompanhada da avaliação da eficácia das medidas implementadas, com base num diagnóstico pormenorizado, o que não está contemplado nos instrumentos regulamentares e nas ferramentas de gestão atualmente disponíveis. Observa-se também que comparativamente com a promoção da eficiência energética existe menor desenvolvimento, quer em termos do diagnóstico, quer em termos de uma atuação estruturada aos diferentes níveis de decisão, para a promoção do uso eficiente da água. O projeto AdaPT AC:T pretende desenvolver um método para avaliação da vulnerabilidade de empreendimentos turísticos às alterações climáticas e apoiar no desenvolvimento de planos de adaptação. O projeto prevê a elaboração de materiais, ao longo dos vários marcos do projeto, que irão constituir os seus produtos. O presente relatório corresponde ao fascículo sobre o estado da arte relativo à componente água nos empreendimentos hoteleiros, e faz parte de um conjunto de fascículos relativos ao primeiro marco do projeto.
Ano: 2015
Número Páginas:
80p.
Autor(es): Almeida, M. C.; Loureiro, D.; Poças, A.; David, L. M.
Editor: LNEC
Keywords: Turismo; Uso eficiente da água; Empreendimentos hoteleiros; Alterações Climáticas; Adaptação
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Análise custo-benefício - Metodologia para apoio à decisão em intervenções de arquitetura, engenharia e construção
A análise dos custos e benefícios (ACB) dos projetos de investimento é explicitamente exigida pelos novos regulamentos da União Europeia que regem os Fundos estruturais (Regulamento 1260/1999), o Fundo de Coesão (Regulamento 1264/1999 e 1164/94) e o Instrumento Estrutural de Pré-Adesão (Regulamento 1267/1999) no caso de projetos de investimento cujos orçamentos excedam, respetivamente, 50, 10 e 5 milhões de euros. Sendo os Estados-Membros responsáveis pela apreciação dos projetos propostos, compete à Comissão avaliar a qualidade desta apreciação antes de aprovar e de determinar a respetiva taxa de cofinanciamento. Neste âmbito, o presente relatório técnico tem por objetivo apresentar uma metodologia que integre a evolução das políticas comunitárias, dos instrumentos financeiros, da ACB e visa disponibilizar apoio técnico, contribuindo para o apoio à decisão em projetos de Arquitetura, Engenharia e Construção (ACE).
Ano: 2015
Autor(es): Falcão Silva, M. J.; Salvado, F.
Keywords: Arquitetura, engenharia e construção; Análise custo-benefício; Políticas comunitárias
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Avaliação ambiental do plano estratégico dos transportes e infraestruturas - Proposta de Declaração Ambiental
O Laboratório Nacional de Engenharia Civil I.P. (LNEC) foi incumbido pelo Governo de conduzir o processo de avaliação ambiental do Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas (PETI3+), no âmbito do qual foi elaborado o respetivo Relatório Ambiental e realizadas as consultas previstas na legislação aplicável, cujos resultados foram vertidos no Relatório das Consultas. Uma vez elaborada a versão final do PETI3+, em que foram ponderados o Relatório Ambiental e os resultados das consultas, apresenta-se no presente relatório uma proposta referente à Declaração Ambiental que, de acordo com a legislação em vigor, deverá ser enviada à Agência Portuguesa do Ambiente.
Ano: 2015
Autor(es): Macedo, A. L.; Rodrigues, M.
Keywords: Declaração ambiental; Transportes; Infraestruturas; Planeamento estratégico
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Avaliação ambiental do plano estratégico dos transportes e infraestruturas - Relatório ambiental
Por solicitação da Secretaria de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, doMinistério da Economia do Governo de Portugal, entidade responsável pelo
Ano: 2015
Autor(es): Macedo, A. L.; Arsénio, E.; Rodrigues, M.; Patrício, J.; Campos, V.; Cabaço, A.
Keywords: Avaliação ambiental; Transportes; Infraestruturas; Planeamento estratégico
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