Saltar para o conteúdo

Notícias

Dia da Metrologia 2024 Dia da Metrologia 2024
2024-05-20


Para assinalar o Dia da Metrologia, o Dr. Álvaro Ribeiro, Chefe do Núcleo de Qualidade Metrológica do LNEC, explica-nos qual a importância da medição na qualidade de vida dos cidadãos e como é aplicada na atividade diária do LNEC.


"Porque razão se celebra todos os anos o Dia Mundial da Metrologia?
No dia 20 de maio celebra-se o dia da Metrologia em memória da assinatura da Convenção do Metro (também conhecida por Tratado do Metro), que foi assinada em 20 de maio de 1875 por 17 países, entre os quais Portugal. Este Tratado Internacional permitiu a criação do Sistema Internacional de Unidades e do BIPM (Bureau International des Poids et Mèsures), Organismo que coordena o desenvolvimento internacional deste Sistema, bem como, da componente que permite a realização dos padrões das grandezas fundamentais (metro, kilograma, segundo, kelvin, ampere, candela e mole) e das suas grandezas derivadas. Este dia celebra, em particular, a importância que a medição tem para a qualidade de vida dos cidadãos.


Qual a importância da Metrologia no LNEC?
A Metrologia no LNEC constitui um domínio de estudo no LNEC desde os anos de 1970, refletindo uma preocupação que existe desde a sua fundação com o rigor da medição. Esta área de investigação desenvolveu-se formalmente em 1993 com a criação do Laboratório Central de Apoio Metrológico, no Centro de Projeto e Construção de Equipamento, tendo sido acreditado pelo Instituto Português da Qualidade em 1994. Este laboratório, acreditado atualmente pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC), assegura a rastreabilidade das medições efetuadas no LNEC mediante a calibração de equipamentos, sistemas e padrões de medição e de estudos visando promover a qualidade da medição, nomeadamente, pelo conhecimento das incertezas de medição associadas aos ensaios realizados no LNEC nos diversos domínios da Engenharia Civil.

Como se tem desenvolvido a Metrologia em Portugal ao longo dos anos?
A Metrologia em Portugal tem raízes históricas desde a Antiguidade, tendo acompanhado o desenvolvimento de padrões e a sua disseminação pelo território nacional desde a Idade Média. Com a assinatura da Convenção do Metro, da qual Portugal foi signatário, o Sistema Internacional de Unidades foi progressivamente introduzido na vida social e tem contribuído para o desenvolvimento tecnológico e científico no País. No contexto atual, a Metrologia enquadra-se na Infraestrutura da Qualidade, coordenada pelo Instituto Português da Qualidade (Laboratório Primário de Metrologia), e integrada na Infraestrutura Europeia da Qualidade e nas redes europeias de I&DI. O LNEC, insere-se neste contexto enquanto Instituto Designado para as grandezas caudal e velocidade de escoamento de líquidos, sendo reconhecida a sua competência no domínio da Hidráulica, contribuindo para dotar o Pais de meios tecnológicos de referência neste contexto.   

Quais são as perspetivas de futuro para a área da Metrologia no LNEC?

O desenvolvimento tecnológico e científico de instrumentação associada a tecnologias inteligentes e novos domínios emergentes associados à transição digital, onde a medição assume um papel critico em contextos como a tomada de decisões em tempo real, abre uma imensidão de oportunidades para se aplicarem os conhecimentos em Metrologia. A existência de novos materiais, produtos e serviços suportados nestas tecnologias carece de elevados níveis de confiança e segurança, os quais atingem-se recorrendo à atividade dos laboratórios de ensaios, permitindo dar resposta aos crescentes requisitos de exatidão que suportam a avaliação da conformidade. Estes processos experimentais têm na Metrologia um elemento chave para a garantia da qualidade, sendo expectável que a importância da medição continue a ser imprescindível para a atividade do LNEC no futuro."
« voltar