Saltar para o conteúdo

Notícias

LNEC testa uma solução de parede de tijolo face à vista ligada a pórticos de betão armado e parede de alvenaria de enchimento LNEC testa uma solução de parede de tijolo face à vista ligada a pórticos de betão armado e parede de alvenaria de enchimento
2024-05-10


Realizou-se no Núcleo de Engenharia Sísmica e Dinâmica de Estruturas (NESDE) do LNEC um ensaio no âmbito de um projeto de investigação financiado pela FCT, o projeto SeVen - Desenvolvimento de Paredes de Alvenaria de Tijolo Cerâmico Sustentáveis para Envolventes de Edifícios (PTDC/ECI-COM/30876/2017). A Universidade do Minho foi coordenadora do projeto, tendo como parceiros o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e o Centro Tecnológico da Cerâmica e Vidro (CTCV).

O projeto pretendeu avaliar o comportamento sísmico de paredes de alvenaria de tijolo face à vista e desenvolver recomendações para dimensionamento dos ligadores. O modelo experimental é composto por um pórtico típico de um edifício em betão armado preenchido com parede de alvenaria de tijolo de furação horizontal e à qual se liga a parede exterior de tijolo (face à vista) através de ligadores metálicos. O tijolo da parede exterior foi desenvolvido pelo CTCV, também parceiro do projeto. Pretendeu-se conceber um tijolo com comportamento térmico superior à solução existente no mercado de forma a obter um comportamento térmico de fachadas mais eficiente. O tipo de ligador e a configuração dos ligadores foi definido a partir dos resultados de ensaios estáticos cíclicos realizados na Universidade do Minho em paredes do mesmo tipo.
« voltar