Saltar para o conteúdo

Notícias

Projeto be-READY – REsilient roAD pavement for sustainabilitY Projeto be-READY – REsilient roAD pavement for sustainabilitY
2023-03-17


O LNEC participa no projeto be-READY – REsilient roAD pavement for sustainabilitY. Os resultados esperados desta iniciativa são, entre outros, a elaboração e apresentação de propostas de investigação nacionais e europeias e a preparação de um curso sobre a o dimensionamento e construção de estradas sustentáveis.

As infraestruturas de transporte são fundamentais para o desenvolvimento global, promovendo o desenvolvimento socio-económico e permitindo aos países operarem de forma mais competitiva e com maior resiliência contra condições adversas.

Os diferentes intervenientes na gestão de estradas têm vindo a procurar soluções e materiais mais sustentáveis para adotarem nas atividades de construção e manutenção. De forma a se aumentar a sustentabilidade das soluções aplicadas terá que se reduzir o consumo energético, as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e as quantidades de matéria-prima utilizada. Para tal será necessário aumentar a manutenção preventiva, reduzir as temperaturas de produção das misturas betuminosas e adotar outras tecnologias que permitam reduzir os impactos para o ambiente.

É neste contexto que surge o Projeto be-READY - REsilient roAD pavements for sustainabilitY, financiado pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants e que arrancou em dezembro de 2022.

Promovida pela COFAC - Cooperativa de Formação e Animação Cultural, os objetivos do projeto be-READY, são:

- atualizar as especificações existentes para a utilização de resíduos de construção e demolição na construção e manutenção de estradas;
- preparar um curso sobre dimensionamento e construção sustentável de estradas, tendo em consideração as diferentes zonas climáticas e os acontecimentos extremos (alterações climáticas e cargas elevadas);
- avaliar o desempenho dos pavimentos com incorporação de materiais reciclados durante o seu ciclo de vida, através da monitorização de seções de estradas reais;
- calibrar modelos através da realização de Análise de Custos do Ciclo de Vida (ACCV) de soluções de pavimentos sustentáveis e resilientes, considerando o desempenho a longo prazo dos pavimentos e os custos relacionados com as necessidades energéticas e as emissões de gases com efeito de estufa (GEE).

Na reunião de arranque da iniciativa participaram as seguintes entidades parceiras: Universidade Lusófona; Oslo Metropolitan University; LNEC e Grupo JJR.

Antes desta reunião, houve oportunidade para uma reunião entre vários parceiros para discutir e planear um workshop que terá lugar na Oslo Metropolitan University, em maio de 2023, em formato híbrido.


https://www.eeagrants.gov.pt/pt/programas/fundo-de-relacoes-bilaterais/noticias/iniciativa-be-ready-ja-arrancou/
« voltar