Saltar para o conteúdo

Notícias

Projeto C2IMPRESS - 2º Laboratório Vivo da Parceria Público-Privado-Civil do caso de estudo português Projeto C2IMPRESS - 2º Laboratório Vivo da Parceria Público-Privado-Civil do caso de estudo português
2024-05-13


No dia 19 de abril de 2024 teve lugar, nas instalações da Administração Portuária do Porto da Figueira da Foz, o 2.º Laboratório Vivo da Parceria Público-Privado-Civil (PPPC) do caso de estudo português. 

A organização desse Laboratório Vivo esteve a cargo da equipa portuguesa do projeto C2IMPRESS, constituída por elementos do LNEC e dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz. Este Laboratório Vivo sucede ao primeiro realizado em outubro de 2023 e pretendeu continuar a implementação da abordagem PPPC na região piloto portuguesa, que engloba os municípios da Figueira da Foz e de Montemor-o-Velho. 

A abordagem PPPC procura reunir stakeholders com valores e objetivos diferentes em torno de uma causa comum (criar resiliência face a catástrofes), cocriar e coprojetar soluções, e desenvolver inteligência coletiva dos grupos de stakeholders de um determinado território.

No 2.º Laboratório Vivo, foi delineado um Plano de Ação para fazer face a um desastre natural específico. Esse Plano de Ação considerou as fases de pré-desastre, durante o desastre e pós-desastre.

Durante o Laboratório Vivo foram também apresentadas duas ferramentas desenvolvidas no âmbito do projeto: Aplicação para Monitorização de Perigos e Plataforma de Monitorização e Observação de Desastres. Estas duas ferramentas apresentam funcionalidades muito relevantes no apoio à gestão de desastres naturais. Estiveram presentes 14 participantes, em representação de stakeholders públicos, privados e da sociedade civil.

« voltar