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Aplicação da Transformada de Hilbert-Huang para caracterização da dinâmica costeira. Parte 1: grandezas escalares
N/A
Year: 2012
Number Pages:
143-156pp.
Author(s): Neves, C. F.; Louro, A.C.; Fortes, C. J. E. M.
: Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Volume:
Vol 17, n.2.
Keywords: Transformada de hilbert-huang; Ondaletas; Espectro de fourier; Analise de dados
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Aplicação da Transformada de Hilbert-Huang para caracterização da dinâmica costeira. Parte 2: grandezas vetoriais
N/A
Year: 2012
Number Pages:
157-170pp.
Author(s): Moura, T.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, C. F.
: Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Volume:
Vol 17, n.2.
Keywords: Interação não linear onda-onda; Transformada de hilbert-huang; Espectro direccional de fourier; Analise de dados vetoriais
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Aplicação de Modelação Numérica e Física para o Estudo da Reabilitação e Proteção da Praia de Colwyn Bay, País de Gales, Reino Unido
Neste artigo descreve-se um estudo de avaliação da dinâmica costeira com vista à reabilitação e proteção da praia de Colwyn Bay, no País de Gales, Reino Unido, em avançado estado de erosão e degradação das suas funções recreativa e de proteção costeira. O estudo insere-se no âmbito de uma estratégia de gestão costeira baseada em defesa da acção do mar. Numa primeira fase, foi caracterizada a dinâmica da praia, através da avaliação da evolução morfológica tridimensional do topo e da face de praia, da composição sedimentológica recente da mesma zona, da hidrodinâmica da praia, com base em séries temporais de agitação marítima e nível do mar (incluindo as componentes de maré e sobrelevação de origem meteorológica), e da distribuição do transporte sedimentar longitudinal na zona ativa submersa. Numa segunda fase, de simulação e avaliação de soluções alternativas, baseadas numa estratégia de alimentação artificial, definiu-se e testou-se o perfil de enchimento, bem como soluções de longo prazo, algumas com estruturas de retenção/proteção (esporões, esporões em Y e quebra-mares destacados). Nestes testes foi utilizada a modelação numérica para a análise da morfodinâmica transversal da praia a curto prazo, no caso do perfil de enchimento, e da evolução da linha de costa a longo prazo, no caso da forma plana da praia com e sem estruturas. As diversas metodologias de análise aplicadas e respetivos resultados são também descritos neste artigo com detalhe. Também no âmbito do teste de soluções de reabilitação da praia, foram realizados testes em modelo físico para análise da estabilidade e dos galgamentos para várias soluções alternativas do perfil transversal da defesa longitudinal aderente de enrocamento do extremo Este de Colwyn Bay. O estudo, com base na análise comparativa de soluções alternativas, permitiu definir o volume mínimo de alimentação artificial necessário à reabilitação e proteção da praia, qual a solução com melhor desempenho na retenção do enchimento da praia, e quais as características mais eficazes do perfil da defesa longitudinal (inclinação do talude do manto exterior, geometria do muro-cortina, geometria e permeabilidade da berma do coroamento) no que diz respeito à estabilidade do manto e aos galgamentos. Apresentam-se também recomendações relativamente às necessidades de execução de uma análise custo-benefício das soluções de alimentação com melhor desempenho e de monitorização da futura praia, e recomendações sobre aspetos adicionais a considerar no projeto de execução da defesa longitudinal
Year: 2012
Number Pages:
323-342pp.
Author(s): Oliveira , F.; Reis, M. T.; Freire, P.; Neves, M. G.; Sancho, F. E.; Silva, L. G.; Clímaco, M.; Vicente, C.
: Revista de Gestão Costeira Integrada (Journal of Integrated Coastal Zone Management)
Volume:
12(3).
Keywords: Estruturas costeiras; Alimentação artificial; Erosão costeira
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Application to the Port of Sines of a new tool for risk assessment in port navigation
This paper describes a first approach on the riskassessment in port navigation using GUIOMAR, an integratedsystem for port and coastal engineering modelling developed atthe National Civil Engineering Laboratory (LNEC), Portugal,using a GIS software environment. A set of automatic procedureswas designed to include a new methodology based on theamplitude of the wave-induced vertical movement of a shipalong its trajectory. In this methodology, the risk in port navigationis assessed on the basis of a combination of the probabilityof exceedance of a pre-set threshold for the ship
Year: 2012
Number Pages:
489
Author(s): Neves, D. R.; Rodrigues, S.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Santos, J. A.; Capitão, R.
: Journal of Coastal Conservation, Planning and Management
Volume:
16.
Keywords: Marine modelling; Guiomar; Port of sines; Navigation . geographical information systems; Risk assessment
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Avaliação do galgamento de estruturas portuárias: Porto de Ponta Delgada
Neste trabalho descreve-se a aplicação de uma metodologia de avaliação de galgamentos de estruturasportuárias ao caso do porto de Ponta Delgada, Açores. Esta metodologia consiste em caraterizar a agitaçãomarítima na zona através de modelos numéricos de propagação de ondas desde o largo até ao interior do porto ecalcular os galgamentos gerados por essa agitação em frente a estruturas marítimas do porto.Nesse sentido, a agitação marítima na zona do porto, e mais concretamente em frente a estruturas em estudo, écaracterizada recorrendo a previsões de agitação marítima fornecidas pelo modelo WAVEWATCH III e aos modelosde propagação de ondas SWAN e DREAMS. Posteriormente, com base nessas características de agitação e com aajuda da ferramenta neuronal NN_OVERTOPPING2, determina-se o galgamento nas estruturas em estudo.Esta metodologia foi aplicada a duas estruturas do porto de Ponta Delgada, o molhe principal e a zona das piscinasnaturais, para o período de 21 de abril a 21 de maio de 2012 e para um conjunto de situações correspondentes atempestades. Foi efetuada uma validação do modelo SWAN com dados medidos in situ por uma boia-ondógrafo.
Year: 2012
Number Pages:
37-51pp.
Author(s): Silva, D.M.F.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Antunes do Carmo, J.; Simões, A.; Rodrigues, C.
: Revista Recursos Hídricos, APRH
Volume:
Vol. 33(2).
Keywords: Simulação numérica; Galgamentos de estruturas portuárias; Agitação marítima; Porto de ponda delgada
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CONVERGÊNCIA ASSIMPTÓTICA DAS QUANTIDADES FUNDAMENTAIS NA MODELAÇÃO NUMÉRICA DO ESCOAMENTO EM TORNO DE UM CILINDRO CIRCULAR
O escoamento em torno de um cilindro circular de comprimento infinito para números de Reynoldsde 10 até 300 é investigado utilizando um método de resolução totalmente acoplado, resolvendo assim simultaneamentetodas as equações discretas. O modelo numérico incorpora ainda um método de solução pouco convencionalem que a equação da continuidade é resolvida na sua forma original (i.e. não há reconstrução de umaequação de pressão). O estudo cuidadoso dos esforços de arrasto e de sustentação, da pressão de base e do númerode Strouhal é realizado em regime laminar e bidimensional em função da resolução e da extensão do domíniode cálculo. Resultados assimptóticos são obtidos aumentando a dimensão do domínio computacional de20 até 4800 diâmetros do cilindro. É assim verificado que em contraste ao número de Strouhal, os esforços e apressão de base são muito mais dependentes da resolução da malha e ainda mais da dimensão do domínio computacional.
Year: 2012
Number Pages:
87-99pp.
Author(s): Didier, E.
: Revista Iberoamericana de Ingeniería Mecánica
Volume:
Vol. 16, N.º 1.
Keywords: Escoamento não estacionário bidimensional e laminar; Cilíndrico circular; Método de resolução totalmente acoplado; Solução assimptótica
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Determinação de forças actuantes em quebra-mares verticais e mistos
Uma parte importante do dimensionamento de uma obra marítima é a determinação das resultantes das forças actuantes e, relacionadas com estas, as deformações, as tensões e as condições de estabilidade da estrutura.No caso de quebra-mares verticais e mistos e não se considerando assentamentos ou outro aspecto mais relacionado com ruina geotécnica, os modos de ruína da estrutura reduzem-se aos possíveis movimentos de deslizamento e derrubamento. Para analisar a estabilidade ao deslizamento e ao derrubamento, pode-se considerar o equilíbrio estático do sistema, supondo que a acção é constante, e calcular as resultantes das forças horizontais e verticais a que a estrutura está sujeita. Uma vez calculadas as resultantes das forças horizontais e de subpressão, estabelecem-se coeficientes de segurança ao deslizamento e derrubamento que relacionam as acções favoráveis e desfavoráveis à estabilidade da estrutura.Para a determinação das forças em quebra-mares verticais e mistos utilizam-se fórmulas empíricas (baseadas em ensaios em modelo físico) e semi-empíricas (baseadas em considerações teóricas e ensaios em modelo físico) e a modelação física.As fórmulas empíricas ou semi-empíricas são o método mais utilizado no projecto para o cálculo das forças. Estas fórmulas têm como grande vantagem a facilidade de utilização, o que as torna no elemento mais utilizado na fase de estudo prévio. A sua principal desvantagem deve-se a que a aplicação directa destas formulações está limitada a estruturas de geometrias simples e a condições específicas de agitação e níveis de maré para que foram desenvolvidas. Além disso, algumas destas fórmulas baseiam-se em hipóteses simplificativas que podem não ser válidas para casos concretos. Neste artigo apresentam-se as principais fórmulas disponíveis para o cálculo do diagrama de pressões e, com base, neste, das resultantes das forças actuantes em quebra-mares verticais e mistos, as suas características e os domínios de aplicação.Os modelos físicos são um método bastante fiável para o cálculo de forças em estruturas monolíticas e permitem reproduzir os fenómenos físicos sem as simplificações inerentes aos modelos numéricos ou aos métodos analíticos. No entanto são caros e morosos e podem estar afectados por efeitos de escala. Descrevem-se neste artigo os principais métodos de medição de pressões ou forças em modelo físico e descrevem-se os principais erros no que se refere à determinação das forças actuantes em quebra-mares verticais e mistos.Os dados de protótipo são raros mas extremamente importantes já que permitem verificar a qualidade das previsões obtidas pela aplicação das fórmulas. Com base em dados de campo medidos no quebra-mar vertical do Porto de Gijón entre Janeiro e Março de 2010, foi possível fazer uma apreciação das fórmulas para a determinação da resultante das forças actuantes em quebra-mares verticais e verificar as principais deficiências destas fórmulas.Com base nesses resultados, apresentam-se algumas considerações gerais e recomendações para melhor estimar a resultante das forças actuantes em quebra-mares verticais com base na aplicação de fórmulas.
Year: 2012
Number Pages:
159-174pp.
Author(s): Neves, M. G.; Vílchez, M.; Clavero, M.; Losada, M. A.
: Revista da Gestão Costeira Integrada/ Journal of Integrated Coastal Zone Management
Volume:
12(2).
Keywords: Medições de campo; Modelos físicos; Fórmulas semi-empíricas; Quebra-mares mistos; Quebra-mares verticais; Pressão dinâmica; Forças
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Directional Spreading Model in a Wave Channel. Wave Propagation and Wave Breaking
The presented work describes a wide range of wave channel tests performed at the National Laboratoryof Civil Engineering (LNEC) with the main objective of introducing an extensive wave analysis regardingmainly the directional spreading analysis of the wave propagation under conditions of wave breakingon complex bathymetries. Therefore, this paper shows the experimental setup, the incident waveconditions, the measurements (free surface elevation and particle velocity) along the wave channel,especially at the wave breaking zone. Based upon the time series of the wave data measurements, atime, spectral and statistical analysis was performed and presented. Analyses are presented relating to:(i) the relative wave height (H/d); (ii) the wave celerity; (iii) the two-dimensional distribution of theparticle velocities components; finally (iv) the average wave direction and spreading angle were carriedout. The directional spreading analysis was supported by all the other calculated quantities in order tohave an effective analysis on the wave breaking phenomena. The work performed contributed for abetter understanding of the wave breaking process and especially at the end part of it. Moreover, thedata obtained and the results of the performed analysis constitute an important basis for theestablishment/improvement of numerical wave breaking models and its validation.
Year: 2012
Number Pages:
148
Author(s): Neves, D. R.; Endres, L.; Fortes, C. J. E. M.; Okamoto, T.
: Ocean Engineering Journal, Elsevier
Volume:
55.
Keywords: Wave channel; Physical modelling; Directional spreading model; Wave breaking
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Hydrodynamics around an Artificial Surfing Reef at Leirosa, Portugal
As a new alternative countermeasure to protect the coastal zone and to increase the surfing possibilities in the Leirosa area ofPortugal, multifunctional artificial reefs were investigated numerically in this paper. The primary surfing parameters used in the design(i.e., breaker type, peel angle, wave height at breaking, and currents around the artificial reef) were analyzed. The reef functionalitywas also analyzed for coastal protection. Two reef geometries with different reef angles of 45 and 66° were tested, considering two designwave conditions (storm and common) and two tide levels (medium and low). Simulations show that both reef geometries are adequate forsurfing, although the reef angle of 66° is more suitable for standard surfers, and the 45° angle is more adequate for advanced/professionalsurfers. A morphodynamic study should be carried out to analyze the efficiency of the artificial surf reef for coastal protection. DOI: 10.1061/(ASCE)WW.1943-5460.0000128. © 2012 American Society of Civil Engineers.
Year: 2012
Number Pages:
226-235pp.
Author(s): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Capitão, R.; Neves, M. G.; Antunes do Carmo, J.; Moura, T.
: Journal of Waterway, Port, Coastal and Ocean Engineering, ASCE
Keywords: Numerical modeling; Reef parameters; Multifunctional artificial reefs; Coastal protection; Surfing
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Joint use of data and modeling in coastal wave transformation
In the framework of a research project entitled
Year: 2012
Number Pages:
461-472pp.
Author(s): Fortes, C. J. E. M.; Ferreira, Ó.; Silva, P. A.; Moura, T.; Capitão, R.; Amante, L.; Vousdoukas, M. I.; Bezerra, M.
: Journal of Coastal Conservation
Volume:
16.
Keywords: Coulwave; Numerical modelling; Field measurements; Surf and swash area; Waves
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Comunicação
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Wave Overtopping at Ericeira harbour.Validating SWASH and NN_OVERTOPPING2 estimations with video
The To-SEAlert project has the aim of increasing the efficiency, robustness and reliability of the HIDRALERTA system.
Year: 2022
Author(s): Zózimo, A. C.; Manz, A.; Garzon, J.L.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Capitão, R.; Taborda, R.; Silva, A.
Editor: 7as Jornadas de Engenharia Hidrográfica / 2as Jornadas Luso-Espanholas de Hidrografia
Keywords: wave overtopping; video-monitoring; To-SEAlert; HIDRALERTA; Early Warning System
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Wave-induced flooding risk assessment for the Development of Early Warning Systems
Communities can be vulnerable to wave-induced flooding and risk is expected with rising sea levels and population growth.
Year: 2022
Author(s): Garzon, J.L.; Ferreira, P.; Gomes, A.; Fortes, C. J. E. M.
Editor: IAHR
Keywords: Portugal; XBeach; Forecast and alert system; Risk assessment; Wave overtopping
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An estimation of the armour layer damage based on the eroded volume using a time of flight method
The assessment of damage evolution in scale model tests of rubble-mound breakwaters can be achieved by comparing eroded depths and volumes between consecutive surveys. Aiming to evaluate damage evolution on rubble-mound breakwater, scale model tests were recently conducted on the maritime hydraulic facilities of the National Laboratory for Civil Engineering. This paper focuses on the use of novel, non-intrusive survey methodologies such as the Time of Flight (ToF) principle technique. Damage evaluation is based on the comparison of point clouds obtained before and after each test series, enabling the extraction of profiles, the calculation of eroded depths and eroded volumes and the estimation of displaced units.
Year: 2021
Number Pages:
2p.
Author(s): Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Silva, L. G.; Pinheiro, L.
Editor: CNME2020
Keywords: Measuring techniques; 3D Surveying; Breakwater; Stability
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Análise de eventos de risco através de modelação numérica XBeach. Caso de Estudo - Costa da Caparica
Neste estudo recorre-se à modelação numérica para a simulação de eventos de galgamento, inundação e erosão costeira em zonas costeiras devido a ocorrência de tempestades. Esta metodologia está a ser estudada para o troço costeiro da Costa da Caparica, na área que compreende toda a extensão da estrutura de defesa aderente, para a tempestade Hércules/Christine. Nesta modelação numérica recorreram-se aos modelos numéricos SWAN e XBeach. Estes modelos foram utilizados para simular 96 h de forçamentos oceanográficos sobre a área de estudo, representando assim a tempestade entre os dias 3 e 7 de janeiro de 2014. Os resultados preliminares apontam para um subestima dos run-up consequência da parametrização do modelo e das características da batimetria considerada.
Year: 2021
Number Pages:
5p.
Author(s): Ferreira, A. M.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Garzon, J.L.
Editor: APRH
Keywords: Costa da Caparica; Agitação marítima; Run-up; Erosão; Galgamento; Riscos costeiros
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Assessment of potential locations for OWC instalation at the portuguese coast
This work aims to determine the exploitable wave energy resource at six potential sites, located in the Azores, Madeira and Sines. For that purpose, the third-generation wave model SWAN is used to estimate the sea-wave conditions over the last 40 years. Boundary conditions of the sea states and wind fields are provided by the climate reanalysis datasets ERA5. Using those results as inputs to the SWAN model, the sea-states were propagated shoreward, in order to estimate and analyse the wave conditions in the regions of interest. By combining the average energy flux per unit-length of wave front and the probability of occurrence of each sea state, the average exploitable annual energy per unit length of wave crest can be computed. The variability of this energy flux is analysed since it is of fundamental importance for the efficiency of the Wave Energy Converters (WEC).
Year: 2021
Number Pages:
4p.
Author(s): Anastas, G.; Pinheiro, L.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Editor: APRH
Keywords: Exploitable energy; SWAN; Oscillating water column; Wave energy converter
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Avaliação do galgamento e espraiamento em quebra-mares de talude. O caso do porto da Ericeira
A avaliação do espraiamento e do galgamento em estruturas de proteção costeira e portuária é fundamental para o projeto de novas estruturas e na verificação da segurança de estruturas já existentes. A sua determinação tem como objetivos principais a definição da cota de coroamento da estrutura e o estabelecimento das condições de serviço dessa estrutura. Uma das metodologias mais utilizadas para a avaliação do espraiamento e do galgamento em estruturas marítimas é a modelação física. Nessa metodologia, são várias as técnicas que podem ser usadas para a avaliação desses fenómenos físicos. Neste âmbito, salientam-se o uso de sondas resistivas, de balança ou de imagens vídeo. Neste trabalho são apresentados os resultados de um estudo em modelo físico do espraiamento e galgamento da estrutura de proteção portuária do Porto da Ericeira para diferentes condições de agitação marítima. Comparam-se ainda várias técnicas de avaliação do espraiamento e do galgamento que foram utilizadas nesses ensaios em modelo físico para avaliar o seu desempenho.
Year: 2021
Number Pages:
2p.
Author(s): Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Santos, J. A.; Reis, M. T. L. G. V.
Editor: CNME2020
Keywords: Técnicas de medição; Estruturas marítimas; Galgamento; Espraiamento
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Comportamento de navios amarrados nos portos de São Roque e de Madalena do Pico durante as tempestades Lorenzo e Elsa
Neste trabalho apresentam-se os resultados de simulações numéricas do comportamento de um navio ferry amarrado nos dois portos da ilha do Pico, São Roque e Madalena, durante a passagem recente de duas grandes tempestades, nomeadamente o furacão Lorenzo entre 2 e 5 de outubro de 2019 e a depressão Elsa entre 19 e 22 de dezembro de 2019. No âmbito do projeto ECOMARPORT encontra-se em desenvolvimento um sistema de alerta para os riscos de navios amarrados nos referidos portos. Este sistema permite prever com 72 horas de antecedência os efeitos da agitação marítima em navios amarrados, mais concretamente, os seus movimentos e forças no sistema e amarração. A comparação destes resultados com os limites de segurança e de operacionalidade do terminal portuário permite avaliar o risco e tomar medidas preventivas. Os resultados obtidos em cada um dos portos permite comparar a eficácia da amarração proposta.
Year: 2021
Number Pages:
4p.
Author(s): Pinheiro, L.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Editor: APRH
Keywords: Risco; Tempestade; Movimentos; Amarras; Navios
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Evolução do dano em modelo físico de um trecho do quebra-mar do porto da Ericeira
Para caracterizar a resposta de um trecho do quebra-mar de taludes do porto da Ericeira à agitação marítima nele incidente, realizaram-se no canal de ondas irregulares do LNEC um conjunto de ensaios em modelo físico bidimensional (2D) desse mesmo trecho. Nesta comunicação descreve-se a instalação experimental, bem como a metodologia utilizada no levantamento da envolvente do quebra-mar com vista à caracterização da evolução do dano. Esta metodologia baseou-se na avaliação da erosão do manto resistente utilizando o sensor de posição Kinect na obtenção de modelos tridimensionais de superfície. Apresentam-se ainda, alguns resultados relativos aos danos ocorridos início e no final de uma das três séries de ensaios realizadas.
Year: 2021
Number Pages:
2p.
Author(s): Lemos, R.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.
Editor: CNME2020
Keywords: Sensor de posição; Quebra-mar; Evolução do dano
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Forças na superestrutura do quebra-mar da Ericiera: efeitos de possível subida do nível do mar
Esta comunicação apresenta uma análise dos coeficientes de segurança ao derrubamento e ao deslizamento na superestrutura do quebra-mar do Porto da Ericeira quando sujeito à acção de temporais, calculados com base nas forças obtidas por aplicação das fórmulas aplicáveis a este caso de estudo. Dada a previsão de subida do nível do mar na costa oeste portuguesa, é importante analisar a sua influência no agravamento das forças nas superestruturas destas estruturas e, consequentemente, na estabilidade da superestrutura. Para tal, foram calculadas as forças horizontais e verticais e respetivos coeficientes de segurança que se exercem na superestrutura do quebra-mar utilizando as condições de agitação no pé da estrutura obtidas de modelos de hindcast considerando os níveis de maré atuais e para uma projeção de subida do nível do mar de 5 mm/ano. A análise de resultados permitiu concluir que o efeito da subida do nível do mar reduz ligeiramente a segurança desta superestrutura para o cenário considerado, não sendo a alteração significativa.
Year: 2021
Number Pages:
5p.
Author(s): Pereira, F.; Neves, M. G.; Peña, E.; Maciñeira, E.; Reis, M. T. L. G. V.
Editor: APRH
Keywords: Estabilidade; Forças horizontais; Forças verticais
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Modelação física da resposta à agitação incidente de um trecho do quebra-mar do porto da Ericeira
Para caracterizar a resposta de um trecho do quebra-mar de taludes do porto da Ericeira à agitação marítima nele incidente, realizaram-se no canal de ondas irregulares do LNEC um conjunto de ensaios com um modelo reduzido desse mesmo trecho. Nesta comunicação descreve-se a instalação experimental, incluindo os diversos instrumentos utilizados para medir as séries temporais das várias grandezas de interesse e o programa de ensaios, apresentando-se as grandezas medidas num subconjunto dos ensaios considerado mais interessante. Nestas grandezas incluem-se a elevação da superfície livre associada à agitação incidente, o espraiamento ao longo do talude, o volume de água de água galgado, a pressão em vários pontos da superestrutura e a erosão do manto protetor.
Year: 2021
Number Pages:
5p.
Author(s): Santos, J. A.; Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Pinheiro, L.; Pinto, M.; Sanches, C.; Gueifão, J.; Zózimo, A. C.
Editor: APRH
Keywords: Dano; Superestrutura; Galgamento; Espraiamento; Agitação marítima
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Capítulo de Livro
Info
Multi-functional artificial reefs for coastal protection
N/A
Year: 2009
Number Pages:
153-210 pp.
Author(s): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Editor: Ch. A. Hudspeth, T. E. Reeve
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Tese de Doutoramento
Info
Trapped-mode propagation along irregular coasts
N/A
Year: 1999
Number Pages:
159 p.
Author(s): Santos, J. A.
Editor: ******
Info
Probabilistic Assessment of the Safety of Coastal Structures
N/A
Year: 1998
Number Pages:
594 p.
Author(s): Reis, M. T.
Editor: ******
Info
Unsteady Nearshore Currents on Longshore Varying Topographies
N/A
Year: 1998
Number Pages:
346 p.
Author(s): Sancho, F. E.
Editor: ******
Info
Simulação da agitação irregular. Técnicas matemáticas
N/A
Year: 1973
Author(s): Carvalho, M. M.
Editor: ******
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Relatório Científico
Info
Regime geral de extremos da agitação marítima na Costa Oeste de Portugal.
N/A
Year: 1994
Author(s): Carvalho, M. M.; Capitão, R.
Info
RTIS project. Portuguese contribution to the collection phase of the project. Port management authorities.
N/A
Year: 1994
Author(s): Santos, J. A.; Covas, J. A.
Info
RTIS project. Portuguese contribution to the collection phase of the project. Tug activities in the Portuguese ports.
N/A
Year: 1994
Author(s): Covas, J. A.; Santos, J. A.
Info
Valores extremos da agitação marítima. Metodologia para passagem ao largo da agitação marítima local.
N/A
Year: 1994
Author(s): Carvalho, M. M.; Covas, J. A.; Reis, M. T.; Fortes, C. J. E. M.; Capitão, R.
Info
Valores extremos da agitação marítima. Relatório de Progresso de 1993 (3.º ano),
N/A
Year: 1994
Author(s): Carvalho, M. M.
Info
Ensaios em modelo reduzido do perfil-corrente do molhe de protecção do porto de recreio náutico do porto de Sines.
N/A
Year: 1993
Author(s): Silva, L. G.
Info
Ensaios em modelo reduzido do porto de pesca de S. Miguel, Açores. Ensaios tridimensionais de estabilidade e galgamentos.
N/A
Year: 1993
Author(s): Silva, L. G.
Info
Modelação por elementos finitos da propagação e deformação de ondas marítimas em zonas costeiras. Missão a Barcelona
N/A
Year: 1993
Author(s): Fortes, C. J. E. M.
Info
Nova ponte do Tejo em Lisboa. Colaboração na apreciação das propostas à 2.ª fase do concurso, nas áreas de hidráulica, sedimentologia, navegação e segurança da navegação.
N/A
Year: 1993
Author(s): Marcos Rita, M.; Pires Elias, N.; Campos, A. G.; Pinheiro, A. D.; Alves, L. M.
Info
Obras adicionais de protecção do porto de Ká-Hó. Ensaios bidimensionais de estabilidade e galgamentos.
N/A
Year: 1993
Author(s): Silva, L. G.
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Outro
Info
Relato da missão a Bruxelas (28 a 30 de Outubro de 1998) para participação na 10ª Reunião da Acção Concertada Added Value Services in VTMIS do Programa Comunitário de I&D TRANSPORTS . Relatório efe
N/A
Year: 1998
Number Pages:
3 p.
Author(s): Covas, J. A.
Editor: ******
Info
Short-term stochastic numerical and physical simulation of sea waves - Proposta de Projecto de Investigação apresentada ao Programa PRAXIS XXI, na área científica de Engenharia Civil
N/A
Year: 1998
Number Pages:
53 p.
Author(s): Capitão, R.; Pires Silva, A.; Medina, J. R.; Carvalho, M. M.
Editor: ******
Info
Transformações Não-Lineares de Ondas Marítimas em Zonas Costeiras - Proposta de Projecto de Investigação apresentada ao Programa PRAXIS XXI , na área científica de Engenharia Civil
N/A
Year: 1998
Number Pages:
50 p.
Author(s): Covas, J. A.; Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
Info
V Programa Quadro da União Europeia. Preparação da discussão dos Programas Específicos. Documento de trabalho da Comissão (COM (97) 553 Final). Grupo de Trabalho 6 Sustainable Mobility and Intermod
N/A
Year: 1998
Number Pages:
2 p.
Author(s): Covas, J. A.
Editor: ******
Info
Valores extremos da agitação marítima no Algarve - Proposta de Projecto de Investigação apresentado ao Programa de Intervenção nos Laboratórios do Estado (MCT-FCT), sub-projecto Valorização e Protec
N/A
Year: 1998
Number Pages:
11 p.
Author(s): Carvalho, M. M.; Capitão, R.
Editor: ******
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