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Application of SWASH to Compute Wave Overtopping in Ericeira Harbour for Operational Purposes
This work aimed at testing the capability of the numerical model SWASH to be imple-mented in the prototype of the overtopping and
Year: 2022
Author(s): Manz, A.; Zózimo, A. C.; Garzon, J.L.
Editor: PIANC
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Applying the SAFEPORT system in a storm situation
This paper presents an application of the SAPORT safety system. It consists of a forecast and early warning system for emergency situations related to navigation, berthing, and morning in port areas.
Year: 2022
Author(s): Gomes, A.; Pinheiro, L.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Editor: Guedes Soares & Santos
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Avaliação do espraiamento por analise de vídeos de ensaios em modelo físico
O objetivo deste trabalho é a comparação de duas metodologias utilizadas na avaliação do espraiamento durante os ensaios em modelo físico bidimensional realizados no âmbito do projeto BSafe4sea. As metodologias utilizadas foram a tradicional de medição da altura de espraiamento com uma sonda resistiva e uma metodologia baseada em análise de vídeos, tendo sido avaliado o seu desempenho para uma das condições de teste
Year: 2022
Author(s): Fortes, C. J. E. M.; Andriolo, U.; Lemos, R.; MANTA, A.
Editor: PIANC
Keywords: Ensaios em modelo físico; BSafe4sea
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Caraterização da agitação marítima e das sobrelevações em torno das obras de expansão e requalificação do Porto Inglês (Ilha do Maio
No âmbito do projeto das
Year: 2022
Author(s): Soares, R. E.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Lemos, R.; Costa, C.E.B.C.; Silva, L. G.; Pinheiro, L.
Editor: 7ªs Jornadas de Engenharia Hidrográfica / 2ªs Jornadas Luso-Espanholas de Hidrografia
Keywords: Análise temporal e espetral; Sobrelevação; Porto Inglês; Agitação marítima
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Comparação de técnicas fotogramétricas na reconstituição digital do modelo físico 3D do prolongamento do molhe do Porto de Sines
Neste trabalho são apresentados os resultados da comparação entre três metodologias para obtenção de modelos tridimensionais de superfície, aplicadas à situação específica do modelo físico 3D do prolongamento do molhe leste do porto de Sines.
Year: 2022
Author(s): Capitão, R.; Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.
Editor: PIANC
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Damage Evolution Prediction during 2D Scale-Model Tests of a Rubble-Mound Breakwater: A Case Study of Ericeira
Melby presents a formula to predict damage evolution in rubble-mound breakwaters whose armour layer is made of rock, based on the erosion measured in scale-model tests and the characteristics of the incident sea waves in such tests. However, this formula is only valid for armour layers made of rock and for the range of tested sea states. The present work aims to show how the Melby methodology can be used to establish a similar formula for the armour layer damage evolu tion in a rubble-mound breakwater where tetrapods are employed. For that, a long-duration test series is conducted with a 1:50 scale model of the quay section of the Ericeira Harbour breakwater. The eroded volume of the armour layer was measured using a Kinect position sensor. The damage parameter values measured in the experiments are lower than those predicted by the formulation for rock armour layers. New
Year: 2022
Author(s): Lemos, R.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.
: Modelling
Editor: MDPI
Keywords: rubble-mound breakwater; damage evolution; position sensor
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Desempenho de um dispositivo de aproveitamento da energia das ondas do tipo coluna de água oscilante integrado em três tipos de estruturas de proteção portuária
Os dispositivos de aproveitamento da energia das ondas do tipo Coluna de Água Oscilante (CAO) podem ser inseridos em proteções portuárias, tais como os quebra-mares verticais e de talude e quebra-mares sobre estacas. Assim, a interação entre a onda incidente e a estrutura na qual o dispositivo de aproveitamento da energia das ondas é integrado é significativamente diferente, já que, no caso de um quebra-mar vertical, a estrutura é impermeável e que, no caso de um quebra-mar de talude, a estrutura é porosa. O desempenho do dispositivo de CAO para estas três configurações é analisado para um intervalo de período de onda incidente regular entre 6 e 12 s e uma altura de onda de 1 m. O dispositivo de CAO integrado no quebra-mar vertical apresenta o maior desempenho (potência pneumática máxima de 70 kW), sendo que a potência pneumática é globalmente 3 % maior do que a do CAO inserido no quebra-mar de talude (potência pneumática máxima de 67,4 kW). O desempenho do dispositivo de CAO integrado no quebra-mar sobre estacas é similar ao do dispositivo em quebra-mar vertical para os períodos de onda inferiores a 9 s, mas apresenta uma perda de eficiência significativa para períodos de onda maiores.
Year: 2022
Author(s): Didier, E.; Teixeira, P.
Editor: ENMC, XIII ECTM
Keywords: RANS; Modelagem numéric; Quebra-mar vertical; Quebra-mar de talude; Coluna de água oscilante
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Determinação do espraiamento em quebra-mares de talude através da metodologia TimeStack e através de sonda resistiva. Uma análise comparativa
O objetivo deste trabalho é a comparação de duas metodologias utilizadas na avaliação do espraiamento durante os ensaios em modelo físico bidimensional dos quebra mares de proteção dos portos de Peniche e da Ericeira, realizados no âmbito do projeto BSafe4sea. As metodologias utilizadas foram a tradicional medição da altura de espraiamento com uma sonda resistiva e uma metodologia baseada em análise de vídeos, tendo sido avaliado o seu desempenho para diversas condições de teste. Em relação aos resultados obtidos, em termos de Ru2% e Rumax, verificou-se que o andamento e a ordem de grandeza dos valores obtidos com as duas técnicas eram bastante semelhantes, embora os valores obtidos pela análise do vídeo tenham sido, em geral, superiores aos obtidos pela sonda. Constatou-se, assim, que a técnica de imagem de vídeo é uma alternativa viável para medir o espraiamento. Recomenda-se, no entanto, o uso de luz difusa durante os testes, bem como a instalação fixa da câmara, para melhorar a precisão dos resultados obtidos com esta técnica.
Year: 2022
Author(s): Lemos, R.; Fontes, R.; Fortes, C. J. E. M.; Andriolo, U.; Rito, J.
Editor: XXV ENMC
Keywords: Quebra-mar; Modelo Físico; TimeStack; Análise de video; Espraiamento
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Energy assessment of potential locations for OWC instalation at the Portuguese coast
This work aims to determine the exploitable wave energy resource at five potential sites close to harbour pro tection facilities at the Portuguese coast, namely at the Azores archipelago, at Madeira Island and at Sines, on the coast of mainland Portugal. For that purpose, a third-generation wave model SWAN is used to transfer the offshore estimates of sea wave conditions to those points over the last 40 years. Sea states and wind fields are provided by the climate reanalysis datasets ERA5
Year: 2022
Author(s): Anastas, G.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.
: Renewable Energy
Editor: Elsevier
Volume:
nº 200.
Keywords: OWC; Energy assessment
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Ensaios em Modelo Físico para Análise do Surf na Praia da Vagueira
Para determinadas condições de agitação marítima e nível de maré, são frequentes os eventos de galgamentos costeiros no aglomerado urbano e a ocorrência de problemas de erosão em certas zonas da praia da Vagueira. Para contrariar esta situação, foram efetuados no LNEC (a pedido da Agência Portuguesa do Ambiente, APA) um conjunto amplo de estudos em modelo numérico e físico para caraterizar e analisar a viabilidade de um quebra-mar destacado (QMD) multifuncional em frente à Praia da Vagueira. Os objetivos estabelecidos para esse QMD multifuncional foram que contribuísse para reduzir o risco de galgamentos costeiros no aglomerado urbano da Praia da Vagueira, promover o acréscimo do areal da praia emersa em frente à defesa aderente, reforçando a defesa natural contra a erosão e inundação costeira, e potenciar a criação de ondas de referência para o surf, e consequente reforço da economia associada a esta atividade. Na vertente do surf e dos estudos de modelação física, foram efetuados um conjunto de ensaios em modelo físico 3D para analisar as condições hidrodinâmicas em torno de um quebra-mar destacado (QMD) submerso, Sancho et al. (2021) e Mendonça et al. (2022). Testaram-se condições de agitação regular e irregular, com períodos de 10 s e 12 s, e alturas de onda de 1.5 a 2.0 m, para o nível de maré correspondente ao nível médio, NMM=+2.17 m (ZH). No seguimento daqueles trabalhos que, entretanto, finalizou, foram efetuados ensaios complementares considerando níveis de maré de preia-mar e de baixa mar. No presente trabalho descrevem-se os ensaios de hidrodinâmica realizados para estes 2 níveis de maré e analisa-se a influência de diferentes condições de agitação e níveis de maré nas condições de rebentação da onda e nos parâmetros de surfabilidade (amplificação de onda, comprimento da linha de rebentação e tipo de rebentação).
Year: 2022
Author(s): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Duarte, F.; Reis, R.; Costa, C.E.B.C.; Caeiro, C.
Editor: 7as Jornadas de Engenharia Hidrográfica / 2as Jornadas Luso-Espanholas de Hidrografia
Keywords: Ensaios 3D; Vagueira; Surf; Quebra-mar destacado
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Comunicação
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Avaliação do risco de galgamento: O Porto de Ponta Delgada
O fenómeno de galgamento representa uma das maiores preocupações nas zonas costeiras e portuárias na medida em que o seu impacto tem implicações ao nível da segurança das pessoas, bens, equipamentos e infraestruturas localizadas nas zonas protegidas por estruturas marítimas, bem como da segurança e funcionalidade das próprias estruturas, com importância ao nível socioeconómico.Com o presente estudo pretende-se aplicar a metodologia desenvolvida pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) (Reis et al., 2011; Santos et al., 2011; Neves et al., 2012a e Rocha et al., 2013) para a avaliação do risco de galgamento de estruturas portuárias ao porto de Ponta Delgada, nos Açores.Esta avaliação implica uma caraterização adequada dos estados de mar junto das estruturas baseando-se num período de trinta e quatro anos (1979
Year: 2014
Number Pages:
10p.
Author(s): Rodrigues, J.; Poseiro, P.; Reis, M. T. L. G. V.; Fortes, C. J. E. M.; Taveira-Pinto, F.
Editor: FEUP
Keywords: Estruturas marítimas; Portos; Inundação; Galgamento; Risco
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Avaliação do risco de galgamentos e inundação: integração de um método expedito de inundação no sistema HIDRALERTA
O HIDRALERTA é um sistema de previsão, alerta e avaliação do risco associado aos galgamentos e inundação em zonas portuárias, tendo como ideia-base a utilização de medições/previsões da agitação marítima para calcular o galgamento e a inundação nessas zonas. A avaliação do risco associado a estes fenómenos é efetuada através da definição de limiares para os caudais galgados ou para as cotas de inundação admissíveis, e pelo produto do grau da probabilidade de ocorrência de valores desses caudais pelo grau das consequências desses acontecimentos.No sistema, o cálculo dos caudais médios galgados sobre uma estrutura é efetuado com recurso a ferramentas neuronais (NN_OVERTOPPING2) e/ou ferramentas empíricas, que são métodos expeditos e que não fornecem indicação sobre a distribuição espacial desse caudal na zona atrás da estrutura.Nesta comunicação, é apresentada uma metodologia incorporada no HIDRALERTA com o intuito de modelar o galgamento e a inundação na sua distribuição espacial, recorrendo a ferramentas SIG. Essa metodologia consiste na utilização dos resultados da NN_OVERTOPPING2 para o cálculo do caudal médio galgado por metro linear de estrutura, a partir de onde se pode obter o volume de água correspondente e posterior distribuição desse volume no modelo Digital do Terreno da zona em estudo. O caso de estudo localiza-se no porto e baia da Praia da Vitória, na Ilha Terceira, nos Açores.
Year: 2014
Number Pages:
431-436pp.
Author(s): Poseiro, P.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.
Keywords: Risco; Inundação; Galgamento; Agitação marítima; Hidralerta
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Base de dados ANOSOM- Análise da observação sistemática de obras marítimas. O caso do porto de Nador
Os quebra-mares de talude são estruturas normalmente utilizadas para proteção costeira e portuária eestão sujeitas durante a sua vida útil a diferentes solicitações (p.e., agitação marítima). A avaliação do seu estadoestrutural e a previsão do seu comportamento ao longo do tempo torna-se um assunto fundamental de modo aevitar significativos prejuízos materiais. É nesse âmbito que se insere o programa de observação sistemática, emcurso no LNEC, desde 1986, para quebra-mares localizados em Portugal Continental, no qual o LaboratórioNacional de Engenharia Civil (LNEC) efetua inspeções periódicas e avalia as condições de segurança de cadaquebra-mar. Para apoio a esse programa desenvolveu-se uma aplicação informática em Microsoft Access
Year: 2014
Number Pages:
335-338pp.
Author(s): Lemos, R.; Silva, L. G.; Fortes, C. J. E. M.; Luis, L.
Keywords: Quebra-mares; Observação sistemática; Base de dados; Obras marítimas
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Coastal risk evolution and changes in coastal systems: case study of north beaches in Costa de Caparica, Portugal
N/A
Year: 2014
Number Pages:
1p.
Author(s): Silva, S.; Ferreira, J.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Poseiro, P.; Malvarez, G.; Tenedório, J.; Silva, C.
Keywords: Costa da caparica; Coastal vulnerability; Coastal hazard; Coastal flooding; Risk assessment
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Comparison between time, spectral and wavelet analysis on wave breaking and propagation
The present work focuses on the comparison between three types of data analysis (timeanalysis; Fourier transform spectral analysis; and wavelet transform spectral analysis) appliedto different types of waves (monochromatic, bichromatic and irregular). The main objective isto study experimentally wave shoaling and breaking over a set of different gentle slopes forseveral incident waves.The data and results from time, Fourier and wavelet analysis presented include: free surfaceelevation along the flume and the corresponding amplitude spectra; significant wave height,Hs, and significant wave period, Ts, along the flume.
Year: 2014
Number Pages:
10p.
Author(s): Conde, J. M.; Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.
Keywords: Wave breaking; Wave shoaling; Wavelet analysis; Fourier analysis; Time analysis
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Contribuição para uma automatização da visualização, análise e partilha de ensaios em modelo físico reduzido de estruturas marítimas
No presente trabalho, apresentam-se as metodologias e procedimentos em ensaios emmodelo físico reduzido de estruturas marítimas, destinados a facilitar, agilizar e automatizarquer a análise do dano do manto protetor de quebra mares de taludes, provocado pelaagitação marítima nela incidente, quer o acesso remoto aos ensaios, e à informaçãoassociada à realização destes, proporcionado a clientes/investigadores interessados.Para a avaliação da evolução do dano na estrutura, as metodologias em desenvolvimentono LNEC incluem: a) a utilização de imagens consecutivas, obtidas ao longo de séries deensaios em modelo físico, efetuando-se a comparação através de algoritmos em MATLAB oque possibilita, através da análise de diferenças entre fotografias obtidas em ensaiosconsecutivos, a identificação de áreas de movimentação e/ou quedas de blocos do mantoda estrutura; b) a adoção de técnicas estéreo-fotogramétricas, para levantamento de perfisde secções de modelos físicos.Para o acesso remoto dos ensaios realizados nas instalações experimentais do LNEC, ametodologia em desenvolvimento no LNEC passa pela visualização em tempo real, não sódos ensaios propriamente ditos mas também de outra informação associada aos mesmos,tais como parâmetros característicos, análises, etc. e tem como destinatários potenciaisutilizadores dos ensaios (cliente, projetista, etc.).
Year: 2014
Number Pages:
15p.
Author(s): Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Capitão, R.; Santos, J. A.; Silva, L. G.
Keywords: Partilha e acesso remoto a dados de ensaios; Fotogrametria; Evolução do dano; Comparação de fotografias
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Definition of Sines port wave regime using an ARTMAP artificial neural network with fuzzy logic
Techniques based on Artificial Neural Networks (ANN) have been increasingly applied topredict natural hazards. In this work, a Fuzzy ARTMAP ANN was trained to predict the waveregime at the entrance and inside the Sines Port, on the Portuguese west coast. In situmeasurements, buoy data and results from numerical modeling were used to train andvalidate the ANN. The wave regime was calculated for different points outside and inside theport. This methodology proved to be able to provide a fast and satisfactory response,especially useful in the scope of forecast and warning systems.
Year: 2014
Number Pages:
10p.
Author(s): Santos, F.; Neves, D. R.; Reis, M. T.; Fortes, C. J. E. M.; Poseiro, P.
Keywords: Sines port; Wave regime; Fuzzy artmap; Artificial neural network
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Desenvolvimento do Sistema de Previsão e Alerta de Inundações HIDRALERTA: Caso de Estudo da Costa da Caparica
Nesta comunicação faz-se a descrição dos módulos do sistema de previsão e alerta degalgamento/inundações em zonas costeiras e portuárias, HIDRALERTA. Este sistema, que está emdesenvolvimento, efetua previsões de agitação marítima até 180 horas, e calcula os correspondentesgalgamentos/cotas de inundação recorrendo a modelos numéricos, redes neuronais e/ou fórmulasempíricas. Sempre que sejam excedidos limites pré-estabelecidos para os galgamentos/cotas deinundação de cada área da zona de estudo, definidos de acordo com a sua vulnerabilidade, é acionadoo alerta. Ilustra-se a aplicação deste sistema na Costa da Caparica, cujos acontecimentos recentes degalgamento/inundação evidenciam as suas potencialidades.
Year: 2014
Number Pages:
147-150pp.
Author(s): Poseiro, P.; Reis, M. T.; Fortes, C. J. E. M.; Lopes, E.; Sabino, A.
Keywords: Zonas costeiras e portuárias; Sistema; Inundação; Galgamento; Previsão; Alerta
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Desenvolvimentos recentes do HIDRALERTA - sistema de previsão e alerta de inundações em zonas costeiras e portuárias
Nesta comunicação descrevem-se os desenvolvimentos recentes do sistema HIDRALERTA, de previsão,alerta e avaliação de risco associado ao galgamento e inundação em zonas costeiras e portuárias. O sistema tem comoideia-base a utilização de previsões da agitação marítima para avaliar os efeitos dos galgamentos/inundações,recorrendo à modelação numérica, redes neuronais e/ou fórmulas empíricas. O sistema permite: a avaliação, em temporeal, de situações de emergência e a consequente emissão de alertas às entidades competentes; e a avaliação do risco,produzindo-se mapas de risco para apoio ao processo de tomada de decisão. Trata-se de um sistema modular que está aser desenvolvido em linguagem Python e implementado numa plataforma WebGIS. Neste momento, estão emimplementação dois protótipos deste sistema: o porto da Praia da Vitória e a praia de S. João da Caparica.
Year: 2014
Number Pages:
119-122pp.
Author(s): Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.; Reis, M. T.; Poseiro, P.; Capitão, R.; Pinheiro, L.; Craveiro, J.; Sabino, A.; Rodrigues, A.; Ferreira, J.; Raposeiro, P.; Silva, S.; Lopes, E.; Silva, C.; Simões,
Keywords: Costa da caparica; Praia da vitória; Galgamentos/inundações; Risco; Alerta; Hidralerta
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Experimental investigation of nonlinear wave interactions, wave turbulence and rogue waves
The aims of this project are to study the wave dynamics, formation mechanisms and statisticalproperties of extreme and rogue waves on the water surface. Bimodal/crossing seas cangenerate extreme and rogue wave events and are relatively common in the open ocean. Aseries of experiments was carried out in the Marintek Ocean Basin in Trondheim underconditions close to those found in the open sea. Rogue waves, i.e. events with crests largerthan or equal to five times the standard deviation or wave heights larger than or equal to twicethe significant wave height, were observed in each test. The mean height of the highest wavesincreased with increasing record length and increasing kurtosis. For the bimodal/crossingconditions there was little difference between the observed values of kurtosis and an empiricalestimate, particularly if the effect of bound waves are included.
Year: 2014
Number Pages:
5p.
Author(s): Luxmoore , J.; Ilic, S.; McClintock, P.; Efimov, V.; Stefanovska, A.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.; Capitão, R.; Kolmakov, G.; Pakodzi, C.; Stansberg, C.; Nygaard, I; Mori, N.
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Capítulo de Livro
Info
Multi-functional artificial reefs for coastal protection
N/A
Year: 2009
Number Pages:
153-210 pp.
Author(s): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Editor: Ch. A. Hudspeth, T. E. Reeve
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Tese de Doutoramento
Info
Trapped-mode propagation along irregular coasts
N/A
Year: 1999
Number Pages:
159 p.
Author(s): Santos, J. A.
Editor: ******
Info
Probabilistic Assessment of the Safety of Coastal Structures
N/A
Year: 1998
Number Pages:
594 p.
Author(s): Reis, M. T.
Editor: ******
Info
Unsteady Nearshore Currents on Longshore Varying Topographies
N/A
Year: 1998
Number Pages:
346 p.
Author(s): Sancho, F. E.
Editor: ******
Info
Simulação da agitação irregular. Técnicas matemáticas
N/A
Year: 1973
Author(s): Carvalho, M. M.
Editor: ******
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Relatório Científico
Info
RADE
N/A
Year: 2014
Number Pages:
27p.
Author(s): Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Capitão, R.
Info
RADE
N/A
Year: 2014
Number Pages:
56p.
Author(s): Passarinho, A.; Ramos, A.; Simão, J.; Lemos, R.; Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.
Info
Relatório do levantamento de perfis morfológicos do sistema praia-duna da Costa da Caparica, entre Cova do Vapor e Ribeira Foz do Rego 29 e 30 de abril de 2014
N/A
Year: 2014
Number Pages:
78p.
Author(s): Poseiro, P.; Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.; Silva, S.; Ferreira, J.
Info
Relatório do Trabalho Realizado pelo Bolseiro Pedro Poseiro (Janeiro 2013
N/A
Year: 2014
Number Pages:
6p.
Author(s): Poseiro, P.
Info
Relatório do Trabalho Realizado pelo Bolseiro Rui Reis (Setembro 2012
N/A
Year: 2014
Number Pages:
7p.
Author(s): Reis, R.
Info
Adaptações para Reforçar a Estabilidade de Emissários Submarinos em Terrenos Lodosos
N/A
Year: 2013
Number Pages:
61p.
Author(s): Afonso, C.; Neves, M. G.; Reis, M. T.; Oliveira, J.
Info
Aplicação do modelo SWAN na caracterização da agitação marítima: Praia da Galé
N/A
Year: 2013
Number Pages:
66p.
Author(s): Reis, R.; Fortes, C. J. E. M.
Info
Caracterização das condições de dinâmica costeira e avaliação dos impactes da construção da Marina Luanda - Estudo III: Análise das condições de agitação marítima no interior da marina e análise da es
N/A
Year: 2013
Number Pages:
160pp.
Author(s): Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Silva, L. G.; Pinheiro, L.
Editor: LNEC
Info
MODELAÇÃO COMPUTACIONAL EM MATLAB. DOS FUNDAMENTOS ÀS APLICAÇÕES
N/A
Year: 2013
Number Pages:
39p.
Author(s): Lemos, R.
Info
PROCEDIMENTOS PARA A EXECUÇÃO DO SISTEMA HIDRALERTA: Desenvolvimento de aplicações em Python
N/A
Year: 2013
Number Pages:
61p.
Author(s): Poseiro, P.
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Outro
Info
Relato da missão a Bruxelas (28 a 30 de Outubro de 1998) para participação na 10ª Reunião da Acção Concertada Added Value Services in VTMIS do Programa Comunitário de I&D TRANSPORTS . Relatório efe
N/A
Year: 1998
Number Pages:
3 p.
Author(s): Covas, J. A.
Editor: ******
Info
Short-term stochastic numerical and physical simulation of sea waves - Proposta de Projecto de Investigação apresentada ao Programa PRAXIS XXI, na área científica de Engenharia Civil
N/A
Year: 1998
Number Pages:
53 p.
Author(s): Capitão, R.; Pires Silva, A.; Medina, J. R.; Carvalho, M. M.
Editor: ******
Info
Transformações Não-Lineares de Ondas Marítimas em Zonas Costeiras - Proposta de Projecto de Investigação apresentada ao Programa PRAXIS XXI , na área científica de Engenharia Civil
N/A
Year: 1998
Number Pages:
50 p.
Author(s): Covas, J. A.; Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
Info
V Programa Quadro da União Europeia. Preparação da discussão dos Programas Específicos. Documento de trabalho da Comissão (COM (97) 553 Final). Grupo de Trabalho 6 Sustainable Mobility and Intermod
N/A
Year: 1998
Number Pages:
2 p.
Author(s): Covas, J. A.
Editor: ******
Info
Valores extremos da agitação marítima no Algarve - Proposta de Projecto de Investigação apresentado ao Programa de Intervenção nos Laboratórios do Estado (MCT-FCT), sub-projecto Valorização e Protec
N/A
Year: 1998
Number Pages:
11 p.
Author(s): Carvalho, M. M.; Capitão, R.
Editor: ******
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