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Análise do desempenho de formulações para a determinação do coeficiente de reflexão através da aplicação ao caso de estudo do porto de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, Açores
Uma das principais aplicações da caracterização da reflexão em hidráulica marítima através decoeficientes está associada aos modelos numéricos de propagação da agitação, queconstituem ferramenta fundamental para a modelação e previsão dos fenómenos físicosrelevantes na zona costeira. Todavia, a sua utilização ainda apresenta limitações,nomeadamente na definição dos parâmetros necessários para a caracterização das estruturase respectivas condições de fronteira.Na modelação da propagação de ondas em águas pouco profundas, surge a necessidade dequantificar com rigor os parâmetros de reflexão nas fronteiras do domínio, uma vez que estescondicionam as soluções estudadas.Neste trabalho, procede-se à avaliação do desempenho de várias formulações apropriadaspara quantificar a reflexão nas fronteiras duma bacia portuária da costa portuguesa
Year: 2009
Number Pages:
formato electrónico.
Author(s): Freire, S. C.; Neves, M. G.; Pires Silva, A.
Keywords: Vila do porto; Portos; Formulações empiricas; Obras marítimas; Reflexão
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Avaliação de erros de origem geográfica em estudos de engenharia costeira
N/A
Year: 2009
Number Pages:
formato electrónico.
Author(s): Zózimo, A. C.
Keywords: Escala dos dados; Métodos de interpolação; Modelos de propagação de ondas; Sistemas de informação geográfica; Guiomar
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Comparação de dois modelos não-lineares na propagação de ondas sobre um baixio esférico
Resumo: Nesta comunicação são aplicados dois modelos numéricos baseados em equações do tipo Boussinesq, BOUSSiiw [12] e COULWAVE [9], na simulação da propagação de ondas sobre um baixio esférico localizado num fundo de profundidade constante (Chawla [5]). A propagação de ondas ao longo desta topografia envolve diversos fenómenos físicos, nomeadamente, o empolamento, a refracção, a difracção, e a dispersão não-linear. Por isso, constitui um óptimo teste para a validação e comparação dos modelos aqui apresentados. Este estudo foi conduzido experimentalmente por Chawla [5]. Os resultados numéricos de ambos os modelos são comparados com os resultados experimentais. Avalia-se assim o desempenho dos modelos numéricos.
Year: 2009
Number Pages:
formato electrónico.
Author(s): Pinheiro, L.
Keywords: Bouss; Coulwave; Método dos elementos finitos; Método de diferenças finitas; Modelos de boussinesq; Modelação numérica; Propagação e deformação de ondas
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Coupling numerical models for wave propagation in the MOIA Package
N/A
Year: 2009
Number Pages:
544-548.
Author(s): Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.
Volume:
56, 2009.
Keywords: Praia da vitória; Numerical models; Wave propagation; Wave regime
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Desempenho do modelo COULWAVE na simualção da rebentação sobre um perfil barra fossa análise de critérios de rebentação
Resumo. O modelo COULWAVE, Lynett e Liu [8] permite reproduzir a maioria dosfenómenos intervenientes na transformação da onda em fundos de profundidade variável e napresença de corrente, tais como o empolamento (linear e não linear), a difracção, a refracçãopelo fundo e devida às correntes, a dispersão de frequência e de amplitude, o espraiamento(run-up) e a dissipação de energia por rebentação da onda. É baseado nas equaçõescompletamente não-lineares e dispersivas de Boussinesq deduzidas a partir da integração emprofundidade das equações de continuidade e movimento, utilizando o conceito de camadasmúltiplas (multi-layer). Foram introduzidos termos adicionais nas equações de modo a ter emconta o atrito de fundo, a rebentação de ondas, a geração de ondas no interior do domínio.Na simulação da hidrodinâmica da zona de rebentação, a dissipação de energia devido àrebentação é tratada através da inclusão de termos de viscosidade turbulenta nas equaçõesde conservação da quantidade de movimento.Nesta comunicação, avalia-se o desempenho do modelo COULWAVE na simulação darebentação de ondas sobre um perfil barra-fossa, caso de teste estudado experimentalmentepor Okamoto e Fortes [14]. Mais concretamente, é efectuado um estudo de sensibilidade dosresultados numéricos à variação dos critérios de rebentação (início, fim, duração) incluídosno modelo, para quatro condições de ensaio distintas. Os resultados numéricos sãocomparados com os experimentais, em termos dos valores de altura de onda, ao longo docanal. Deste modo, são definidos os critérios de rebentação mais adequados para este tipo debatimetria e condições de agitação ensaiadas e avaliadas as potencialidades e limitações domodelo numérico.
Year: 2009
Number Pages:
formato electrónico.
Author(s): Okamoto, T.; Fortes, C. J. E. M.
Keywords: Rebentação de ondas; Critérios de rebentação; Coulwave; Equações de boussinesq; Modelação numérica
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Desempenho do modelo COULWAVE na simulação do espraiamento
COULWAVE, na simulação da propagação de ondas sobre uma praia de inclinaçãoconstante que termina numa estrutura de protecção marginal. Mais concretamente,pretende-se avaliar o comportamento do modelo numérico na simulação dos fenómenos derebentação e do espraiamento (run-up) sobre a estrutura. As simulações numéricas foramcomparadas com medições obtidas em ensaios em modelo físico bidimensional realizados noLNEC, no âmbito do projecto europeu HYDRALAB-CoMIBBS. Foram comparados osresultados experimentais e numéricos, em termos da elevação da superfície livre, dos valoresdas alturas de onda média quadrática, Hrms, dos valores da altura de onda na rebentação esua localização, bem como do espraiamento sobre a estrutura. Foi ainda feita a análiseespectral da série de valores da elevação da superfície livre visando o estudo de fenómenosde geração de harmónicas ao longo do canal. Pretende-se, assim, avaliar as potencialidadese limitações deste modelo numérico.
Year: 2009
Number Pages:
formato electrónico.
Author(s): Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.
Keywords: Espraiamento; Propagação e deformação de ondas; Modelo de boussinesq; Coulwave; Modelação numérica
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Designing a Preliminary Multifunctional Artificial Reef to Protect the Portuguese Coast
coastline appear to entail some disadvantages. An innovative and interesting way of protecting a local coastal zoneby means of multifunctional artificial reefs avoids some of them. A multifunctional artificial reef is a submergedbreakwater which, besides helping to protect the local coastline, can have other purposes; in particular it may enhancethe surfing possibilities and the environmental value of the local area. The structure has several positive side effects:first, it provides an unimpaired visual amenity; second, it offers tourist and economic benefits by improving the surfingconditions. A preliminary design, achieved step-by-step, is proposed for a multifunctional artificial reef making use ofthe theory and state of the art multifunctional artificial reef design, a preliminary design, achieved step-by-step, apriliminary design is proposed. The proposed reef geometry, together with numerical and physical tests, allows theanalysis of a multifunctional reef breakwater designed to protect a stretch of the northwestern coast of Portugal.Taking into account the condition that the proposed geometry will only function properly on a sea slope bottom ofless than 1 : 50, the main choices are as follows: the upper part of the structure is delta shaped with an angle of 66and a side slope of 1 : 10, and the lower part consists of a platform whose slopes are as steep as possible. The positionof the reef should be such that the distance from the apex of the structure to the undisturbed shoreline is greaterthan 1.5 times the natural surf zone width.
Year: 2009
Number Pages:
formato electrónico.
Author(s): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Keywords: Surfability; Geotextile sand containers; Coastal protection; Multifunctional artificial reefs
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Efeitos de tsunamis em navios amarrados em portos
Os tsunamis são talvez a única catástrofe natural capaz de causar destruição em zonas costeiras afastadas milhares de quilómetros da zona fonte. Eles podem causar perturbações significativas nas actividades portuárias devido a movimentos excessivos dos navios amarrados no seu posto de acostagem excitados por movimentos da superfície livre que podem ser quase imperceptíveis. Neste caso, o que importa é a gama de frequências presente nas forças de excitação actuantes no navio conter, ou não, as frequências próprias dominantes do conjunto navio/sistema de amarração. Para a maioria dos navios de carga estas frequências são mais baixas do que as associadas às da agitação marítima gerada pelo vento. Nesta comunicação revêem-se os tsunamis registados ao longo da costa portuguesa no século XX e apresenta-se o Sistema Nacional de Alerta contra Tsunamis (SNAT). Descreve-se também o projecto de investigação em curso para desenvolvimento de uma ferramenta integrada capaz de avaliar os efeitos de tsunamis em navios amarrados no interior de portos e de um procedimento para incorporar esses efeitos no SNAT.
Year: 2009
Number Pages:
formato electrónico.
Author(s): Santos, J. A.
Keywords: Snat; Tsunamis
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Ensaios bidimensionais da rebentação sobre um recife artificial
Os recifes artificiais para surf são estruturas submersas que têm como objectivo melhorar ascondições de surf, promovendo um determinado tipo de rebentação, podendo ainda, em algunscasos, servir como estruturas de protecção costeira e proporcionando um habitat protegidopara espécies marinhas.No presente trabalho apresenta-se o estudo em modelo físico, realizado no LNEC, dapropagação de ondas sobre uma secção transversal de um recife artificial. Foram consideradastrês geometrias para o recife (estrutura impermeável com geometria alta e baixa e estrutura dematerial geotêxtil com geometria baixa) e diferentes condições de agitação, de modo a avaliara sua influência nas condições de rebentação geradas sobre o recife. Foram obtidos registosda variação da superfície livre ao longo do canal, assim como vídeos e fotografias, paraverificação das características da rebentação. Observa-se que o tipo de rebentação nas trêsestruturas é semelhante, variando, no entanto, a posição da rebentação.
Year: 2009
Number Pages:
formato electrónico.
Author(s): Mendonça, A.; Borrego, M.; Voorde, M.; Neves, M. G.; Antunes do Carmo, J.
Keywords: Rebentação; Recife artificial; Ensaios bidimensionais
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Estudo de ressonância portuária na bacia de adução de Sines
Nesta comunicação, é efectuado um estudo de ressonância portuária na bacia deadução de Sines. Este estudo compreende uma componente numérica, na qual se determinamas curvas de resposta em pontos no interior do domínio recorrendo ao modelo numéricoDREAMS. Estas curvas são efectuadas considerando dois níveis de maré diferentes e duasdirecções distintas da ondulação incidente. Por outro lado, compreende também a análiseespectral de medições efectuadas in situ no período de 18 a 19 de Janeiro de 2009, com vistaà verificação dos períodos de ressonância durante um evento onde se verificou agitaçãoexcessiva no interior da bacia. Os resultados numéricos obtidos são comparados com dados decampo e discutidos.
Year: 2009
Author(s): Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Pinheiro, L.; Matos, L.
Keywords: Curvas de resposta; Dreams; Modelação numérica; Medições
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Comunicação
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3.ª e 4.ª fases de ampliação do Molhe Leste do Porto de Sines
Encontra-se em curso a empreitada da 3.ª Fase de ampliação do Molhe Leste do Porto de Sines em 750 m, a qual irá conferir a esta estrutura um comprimento total de 2250 m. Esta empreitada tem por intuito permitir alargar a bacia portuária abrigada que se encontra dedicada ao Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI), de molde a permitir (i) garantir condições adequadas de abrigo à agitação marítima dos novos postos de acostagem do Terminal ainda não construídos, (ii) proporcionar melhores condições de manobras de acesso e rotação dos navios de maiores dimensões, (iii) incrementar a operacionalidade do posto já existente, cujas taxas de utilização têm vindo a crescer, e (iv) não condicionar a expansão do porto para sul.
Year: 2022
Author(s): Luis, L.; Freire, S.; Barros, J.; Lemos, R.; Silva, L. G.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Idalino, S.; Aparício, L.
Editor: PIANC
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Assessing wave-induced flooding risk at the Algarve coast for current and future conditions
Wave-induced flooding represents a threat and sea-level risk will exacerbate the problem.
Year: 2022
Author(s): Garzon, J.L.; Zózimo, A. C.; Ferreira, Ó.; Ferreira, A. M.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.
Editor: 7as Jornadas de Engenharia Hidrográfica / 2as Jornadas Luso-Espanholas de Hidrografia
Keywords: XBeach; wave overtopping; sea-level rise; coast flooding; Bayesian network
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Assessment of wave-induced flooding risk under current and future conditions
Disaster risk reduction are crucial to minimize the loss of lives and livelihoods, and to enhance community resilience and preparedness to extreme climate-related events.
Year: 2022
Author(s): Zózimo, A. C.; Hervas, J.; Ferreira, A. M.; Ferreira, Ó.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Manz, A.; Pinheiro, L.
Editor: 16th International Conference Littoral22
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AVALIAÇÃO DE VOLUMES INDIVIDUAIS GALGADOS NA ERICEIRA COM O MODELO NUMÉRICO SWASH
Neste trabalho, utilizou-se o modelo numérico SWASH para avaliar os volumes galgados em ondas individuais no quebra-mar da Ericeira. Começa-se por definir o valor do coeficiente de Manning a utilizar no talude do quebra-mar, para simular perda de energia provocada pela rugosidade e pela percolação no processo do galgamento, comparando o volume galgado previsto pelo modelo numérico com os valores medidos nos ensaios com modelo físico realizados no LNEC, para um dado estado de agitação. Depois, para ondas selecionadas do mesmo estado de agitação verifica-se se o modelo numérico fornece valores semelhantes aos do mesmo modelo físico.
Year: 2022
Author(s): Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Gomes, J.
Editor: CLME2022
Keywords: modelo numérico; modelo reduzido; quebra-mar de taludes; galgamento
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BlueSafePort Project
This paper presents a safety system for maneuvering and moored ships at the Port of Sines developed in the scope of the BlueSafePort project. The system is described in terms of its development and architecture, the functioning of its numerical models, the data flow and processing and the risk assessment used to issue alerts. The web platform and the mobile application where the relevant results to assess the referred risks are disseminated are also presented. The system provides 3-day advance forecasts of sea agitation, wind and tide conditions, as well as ship motions, identifying situations that could have serious consequences for ships maneuvering or moored inside the port. The system issues alerts associated with risk levels based on safety and operability criteria for ships' motions and forces in their mooring systems.
Year: 2022
Author(s): Pinheiro, L.; Fortes, C. J. E. M.; Gomes, A.; Santos, J. A.; Guedes Soares, C.
Editor: MARTECH2022
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Caraterização da agitação marítima e das sobrelevações em torno das obras de expansão e requalificação do Porto Inglês (Ilha do Maio
No âmbito do projeto das
Year: 2022
Author(s): Soares, R. E.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Lemos, R.; Costa, C.E.B.C.; Silva, L. G.; Pinheiro, L.
Editor: AQUIMAR
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Comparação de técnicas fotogramétricas na reconstituição digital do modelo físico 3D do prolongamento do molhe leste do porto de Sines
Neste trabalho são apresentados os resultados da comparação entre três metodologias para obtenção de modelos tridimensionais de superfície, aplicadas à situação específica do modelo físico 3D do prolongamento do molhe leste do porto de Sines: são elas as aqui designadas técnicas
Year: 2022
Number Pages:
12p.
Author(s): Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.
Editor: PIANC
Keywords: Técnicas fotogramétricas; LiDAR; Metashape; Kinect; Levantamentos tridimensionais
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Damage evolution of rubble-mound breakwaters based on aerophotogrammetric surveys
Due to its extensive coastal zone, Portugal owns many related maritime structures, the most common of whichare breakwaters that usually protect man-made harbours.These maritime structures, especially rubble-mound breakwaters, are assumed to be at risk in the design proccess, due to the load they can withstand. Therefore, at some point in the life of the marine structure, repairs willbe required, and monitoring programs are deemed of paramount importance in assessing damage evolution ofsuch structures.The use of an UAV (Unmanned Aerial Vehicle), or drone, has enriched ongoing LNEC
Year: 2022
Author(s): Lemos, R.; Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.; Henriques, M.; Ferreira, J.; Jóia, C.
Editor: 16th International Conference Littoral22
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Estudos e projetos do prolongamento do quebra-mar exterior do Porto de Leixões
Entre 2016 e 2020 foram realizados os Estudos e Projetos e Estudos de Impacto Ambiental (EIA) dos projetos do Prolongamento do Quebra-mar Exterior e das Acessibilidades Marítimas do Porto de Leixões, os quais envolveram ensaios em modelo físico reduzido realizados no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) entre outubro 2016 e abril 2017, encontrando-se atualmente em curso a respetiva empreitada de construção. Os estudos, projetos e ensaios bi e tridimensionais em modelo reduzido do Prolongamento do Quebra-mar Exterior em cerca de 300 m, destacam-se essencialmente por se tratar de um quebra-mar sujeito a um regime de agitação consideravelmente severo e por envolver o uso de blocos de betão de alta densidade (peso especifico de 27,2 kN/m3 a 32 kN/m3 ) do tipo Antifer, cujo comportamento idráulico e estrutural, apesar da experiência adquirida na utilização deste tipo de blocos no Molhe Sul da Barra do Rio Douro (também com betão com peso especifico de 32 kN/m3) e no Molhe Leste de Sines (peso especifico de 25,4 kN/m3 a 30,8 kN/m3), ainda se reveste de alguma complexidade. No âmbito destes estudos realizou-se inicialmente o Estudo Prévio (EP), com base no qual se realizaram os ensaios bi e tridimensionais, e em simultâneo com estes últimos, realizou-se o Projeto de Execução (PE). Neste, e com o objetivo de aumentar a segurança da estrutura, adotaram-se generalizadamente blocos de maior peso do que os ensaiados. Pretende-se com esta comunicação destacar as particularidades da adoção de blocos
Year: 2022
Author(s): Luis, L.; Freire, S.; Barros, J.; Lopes, H.; Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.
Editor: PIANC
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Expansão e modernização do Porto Inglês. Ensaios em modelo reduzido tridimensional
No âmbito do projeto das
Year: 2022
Author(s): Silva, L. G.; Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Pinheiro, L.; Robert, M.; Freire, S.
Editor: PIANC
Keywords: Ensaios em modelo reduzido tridimensional; Porto Inglês
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Capítulo de Livro
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Multi-functional artificial reefs for coastal protection
N/A
Year: 2009
Number Pages:
153-210 pp.
Author(s): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Editor: Ch. A. Hudspeth, T. E. Reeve
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Tese de Doutoramento
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Trapped-mode propagation along irregular coasts
N/A
Year: 1999
Number Pages:
159 p.
Author(s): Santos, J. A.
Editor: ******
Info
Probabilistic Assessment of the Safety of Coastal Structures
N/A
Year: 1998
Number Pages:
594 p.
Author(s): Reis, M. T.
Editor: ******
Info
Unsteady Nearshore Currents on Longshore Varying Topographies
N/A
Year: 1998
Number Pages:
346 p.
Author(s): Sancho, F. E.
Editor: ******
Info
Simulação da agitação irregular. Técnicas matemáticas
N/A
Year: 1973
Author(s): Carvalho, M. M.
Editor: ******
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Relatório Científico
Info
Estudo de filtros e absorvedores para ondas de grande período.
N/A
Year: 1956
Author(s): Morais, C. C.
Info
Estudo do comportamento dos fundos adjacentes ao molhe do porto de S. Vicente de Cabo Verde
N/A
Year: 1956
Author(s): Abecasis, F.; Vera-Cruz, D.
Info
Estudo experimental do porto do Funchal. 2.ª fase - Ensaios de ressonância.
N/A
Year: 1956
Author(s): Castanho, J.; Abecasis, F.
Info
Estudo de filtros e absorvedores para ondas de grande período.
N/A
Year: 1955
Author(s): Castanho, J.
Info
Estudo experimental do porto do Funchal. 1.ª fase - Ensaios de estabilidade do molhe. Ensaios dos reforços sobre o muro-cortina.
N/A
Year: 1955
Author(s): Abecasis, F.; Castanho, J.
Info
Missão aos Estados Unidos da América.
N/A
Year: 1955
Author(s): Castanho, J.; Abecasis, F.
Info
Ensaio em modelo reduzido do porto de Lobito. 1.ª Fase: Estudo da supressão dos mangais. Texto e Figuras.
N/A
Year: 1954
Author(s): Abecasis, F.; Castanho, J.
Info
Estudo Experimental do Porto do Funchal. 1ª Fase: Ensaios de estabilidade do molhe
N/A
Year: 1954
Author(s): Abecasis, F.; Castanho, J.
Info
Missão de reconhecimento ao porto do Lobito.
N/A
Year: 1952
Author(s): Abecasis, F.
Info
Programa definitivo das observações da natureza a realizar com vista ao ensaio do porto do Lobito.
N/A
Year: 1952
Author(s): Abecasis, F.
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Outro
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Relato da missão a Bruxelas (28 a 30 de Outubro de 1998) para participação na 10ª Reunião da Acção Concertada Added Value Services in VTMIS do Programa Comunitário de I&D TRANSPORTS . Relatório efe
N/A
Year: 1998
Number Pages:
3 p.
Author(s): Covas, J. A.
Editor: ******
Info
Short-term stochastic numerical and physical simulation of sea waves - Proposta de Projecto de Investigação apresentada ao Programa PRAXIS XXI, na área científica de Engenharia Civil
N/A
Year: 1998
Number Pages:
53 p.
Author(s): Capitão, R.; Pires Silva, A.; Medina, J. R.; Carvalho, M. M.
Editor: ******
Info
Transformações Não-Lineares de Ondas Marítimas em Zonas Costeiras - Proposta de Projecto de Investigação apresentada ao Programa PRAXIS XXI , na área científica de Engenharia Civil
N/A
Year: 1998
Number Pages:
50 p.
Author(s): Covas, J. A.; Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
Info
V Programa Quadro da União Europeia. Preparação da discussão dos Programas Específicos. Documento de trabalho da Comissão (COM (97) 553 Final). Grupo de Trabalho 6 Sustainable Mobility and Intermod
N/A
Year: 1998
Number Pages:
2 p.
Author(s): Covas, J. A.
Editor: ******
Info
Valores extremos da agitação marítima no Algarve - Proposta de Projecto de Investigação apresentado ao Programa de Intervenção nos Laboratórios do Estado (MCT-FCT), sub-projecto Valorização e Protec
N/A
Year: 1998
Number Pages:
11 p.
Author(s): Carvalho, M. M.; Capitão, R.
Editor: ******
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